Estados
Sustentabilidade

ID Logistics Brasil trabalha com 100% de energia limpa

A energia é produzida a partir de um sistema fotovoltaico, instalado nos centros de distribuição da ID Logistics.

Compartilhe:
05 de abril de 2023
Vinicius Palermo
<strong>ID Logistics Brasil trabalha com 100% de energia limpa</strong>
A ID Logistics trabalha com energia limpa gerada por usinas fotovoltaicas situadas em duas operações, em Jundiaí (SP).

A ID Logistics Brasil, filial do Grupo ID Logistics, trabalha com 100% de energia renovável gerada por usinas instaladas em duas das suas operações, uma da Henkel e outra da BDF Nivea, ambas localizadas em Jundiaí (SP). A energia é produzida a partir de um sistema fotovoltaico, instalado nos centros de distribuição da operadora logística, que transforma radiação solar em energia elétrica. O sistema diminui a emissão de gases do efeito estufa e possibilita a redução de custos da operação.

Somente junto à Henkel, a redução de CO2 estimada é de 34,42 toneladas por ano e equivale ao plantio de 4788 árvores. Além de suprir a demanda do centro de distribuição, a energia gerada abastece uma frota de quatro veículos elétricos para a distribuição de produtos da Henkel realizada pela BBM Logística.

Já para a Unidade da BDF Nivea, representa cerca de 14,18 toneladas de CO2 por ano de diminuição de consumo correspondendo a 1972 árvores.

“Entre 2020 e 2021, foi deliberado pelas partes a instalação das usinas que começaram a operar em 2022. A implantação de ambos os sistemas envolveu a aprovação do projeto junto à concessionária local, verificação da instalação, adequações a serem feitas, entre outras ações. O sistema fotovoltaico gera aproximadamente 1,1 GKwh no prazo de um ano. O desempenho da instalação é monitorado por meio de um software que acompanha o sistema em tempo real”, afirma Alejandro Bagnati, Diretor de Gestão de Projetos da ID Logistics Brasil.

O sistema diminuiu a emissão de gases do efeito estufa e a dependência da energia elétrica disponível no mercado e, com a utilização de energia limpa, consequentemente reduziu também os gastos operacionais, gerando um balanço positivo. Nestas operações, o excedente produzido durante o dia é utilizado à noite, dado que possuem um terceiro turno operacional.

“A Henkel conta com parceiros que buscam crescer com propósito e, ao lado da ID Logistics, a iniciativa está presente por meio da energia renovável no nosso centro de distribuição em Jundiaí. Isso nos possibilita a ter também uma frota de veículos elétricos utilizados para as entregas, o que gera adicionalmente uma redução de 66 toneladas na emissão de carbono por ano», explica Daniel Rocha, Gerente de Logísticas e Mercadorias Perigosas da Henkel na América Latina.

“Os parceiros da Henkel são estratégicos e sempre prezamos por aqueles que acreditam e investem em sustentabilidade. Isso está no DNA da nossa empresa e compartilhar do mesmo objetivo é um valor de que não abrimos mão”, completa Alexandre Clemente, responsável pelas Compras de Serviço Logístico Latam e Líder de Sustentabilidade da Henkel.

“Nossa estratégia global de Cuidado Além da Pele fomenta a adoção de práticas sustentáveis em nossa cadeia de suprimentos e o uso de energia renovável em nossas operações é uma importante conquista nesta agenda”, disse Fatima Ribeiro, Diretora de Supply Chain, da BDF Nivea.

“O sistema instalado contribui para as nossas metas globais de redução de CO² e se tornou um case de sucesso internamente na geração de energia sustentável em nossos Centros de Distribuição ao redor do mundo”, afirma Hermes Lopes, Gerente de Supply Chain, da BDF Nivea.

De acordo com a BBM Logística, a cada 36 mil litros de combustível a emissão de CO2 pode chegar a 61 toneladas. Os veículos elétricos adquiridos pela empresa para uso na operação da Henkel devem percorrer cerca de 4 mil quilômetros por mês sendo abastecidos pela energia gerada na operação.

“O Grupo BBM tem o compromisso de promover o desenvolvimento sustentável em toda a cadeia. Acreditamos que é necessário pensar em novas maneiras de alinhar resultados com sustentabilidade e utilizar fontes de energia mais limpa é fundamental para continuarmos crescendo por todo o Brasil e o Mercosul. Desta forma, construiremos um mundo melhor para as futuras gerações através de parcerias com nossos clientes”, explica o CEO da BBM Logística, André Prado.

O esforço de reduzir os danos à atmosfera faz parte da política sustentável do Grupo, que é um dos pilares da ID Logistics, compartilhada pelas suas filiais distribuídas por 18 países. Na ID Logistics Brasil, a origem do projeto se deu após a realização de um comitê de inovação com parceiros envolvidos em processos de eficiência energética.