Economia
Tecnologia

Hotmart alcança US$ 10 bilhões em vendas de parceiros

Os clientes vão desde escolas online de idiomas, professores que dão aula de corrida até cursos de feng shui – com faturamentos de R$ 1 mil mensais até R$ 50 milhões por ano.

Compartilhe:
21 de março de 2024
Vinicius Palermo
Hotmart alcança US$ 10 bilhões em vendas de parceiros
O potencial de crescimento no Brasil e no mundo ainda é grande, visto que a chamada creators economy cresce dois dígitos por ano, de acordo com o cofundador e CEO João Pedro Resende.

A Hotmart alcançou US$ 10 bilhões em vendas de seus parceiros por meio de sua plataforma. O acumulado é desde 2011, ano de fundação do grupo, e foi alcançado depois de um 2023 positivo para o setor de tecnologia. As soluções da companhia são voltadas a empresas de serviços digitais e criadores de conteúdo online. Os clientes vão desde escolas online de idiomas, professores que dão aula de corrida até cursos de feng shui – com faturamentos de R$ 1 mil mensais até R$ 50 milhões por ano.

Na América Latina, a maior força é no mercado brasileiro, com destaque também para Colômbia e México. O grupo também tem a Teachable, nos Estados Unidos, e presta serviço a criadores de 130 países. A sede fica na Holanda.

O potencial de crescimento no Brasil e no mundo ainda é grande, visto que a chamada creators economy cresce dois dígitos por ano, de acordo com o cofundador e CEO João Pedro Resende. Por aqui, principal mercado da empresa, mais de 300 mil trabalhos diretos e indiretos foram gerados por criadores de conteúdo da Hotmart, segundo estudo da companhia feito em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O modelo de negócio varia entre as plataformas da empresa. No caso da Teachable, a base é uma assinatura mensal ou anual. Já na Hotmart são cobradas comissões por cada venda. “A fatia varia de acordo com o tamanho do criador, mas para começar é 9%”, aponta Resende.

À frente, a Hotmart vê três caminhos para o seu crescimento: a incorporação da venda de produtos físicos, plano que já está em fase inicial; a continuidade da expansão internacional e o uso de inteligência artificial. No último caso, a empresa adquiriu a startup Reshape, especializada em transcrição, tradução e legendas de forma automatizada. “Essa tecnologia seguirá sendo desenvolvida e expandida e irá remover as barreiras de idioma para que os produtos digitais alcancem outros países”, indica Resende.

“O anúncio é uma celebração aos nossos criadores acima de tudo”, afirmou Resende. “O sucesso de longo prazo nas plataformas Hotmart e Teachable deixa clara a crescente demanda por criadores para entregar produtos digitais transformadores e de alta qualidade. Por sua vez, os criadores estão expandindo negócios dinâmicos e multiprodutos, enraizados em conexões significativas, aprendizagem compartilhada e comunidade. As plataformas da nossa empresa potencializam esse sucesso, aliviando os criadores do estresse das operações comerciais essenciais, equipando-os com inúmeras ferramentas de comércio eletrônico para aumentar suas vendas e fornecendo parcerias que efetivamente impulsionam o progresso em direção aos seus objetivos exclusivos.”

Atualmente, mais de 200 mil criadores globais vendem produtos no Hotmart e no Teachable. No ano passado, impressionantes 21 milhões de consumidores fizeram compras de criadores em ambas as plataformas. Esses criadores conectaram-se com sucesso com consumidores em quase todos os países. Na verdade, quase metade dos criadores do Teachable venderam produtos para públicos fora dos EUA nos últimos doze meses. A influência coletiva dos criadores na Hotmart e no Teachable ressalta o papel fundamental da Hotmart Company na promoção do crescimento mundial entre os criadores e destaca os mercados emergentes dentro da economia dos criadores em geral.

No ano passado, o Teachable também viu mais de um terço de seus criadores venderem produtos fora dos cursos, tendo recentemente expandido para produtos como assinaturas, comunidades e downloads digitais.

Os criadores que ganham mais de US$ 100.000 na plataforma cresceram mais de 10%. Hoje, um em cada cinco brasileiros economicamente ativos comprou algum produto de um criador via Hotmart.

Mais de 300 mil empregos diretos e indiretos foram gerados no Brasil pelos criadores do Hotmart. A empresa continua a registar uma forte expansão internacional, com o GMV dos criadores da LATAM (excluindo o Brasil) a crescer 50% de 2022 a 2023, ao mesmo tempo que atinge mais de quatro milhões de pessoas nessas regiões desde o lançamento.

A ferramenta gratuita da empresa, Hotmart AI, já auxiliou mais de 140 mil criadores no delineamento e estratégia de seus produtos digitais.