O grupo varejista francês Casino Guichard-Perrachon, controlador do Grupo Pão de Açúcar (GPA) no Brasil, divulgou na terça-feira, 28, que registrou vendas líquidas de 9,2 bilhões de euros no quarto trimestre de 2022, 10% maiores do que em igual período do ano anterior.
Na América Latina, as vendas do Casino avançaram 23,7% na mesma comparação, a 5,07 bilhões de euros. Já na França, houve queda de 3,6%, a 4,09 bilhões de euros. Apenas no Brasil, as vendas líquidas tiveram expansão anual de 12,2% entre outubro e dezembro em termos orgânicos e avanço de 9,7% no conceito de mesmas lojas.
Em todo o ano de 2022, as vendas líquidas do Casino somaram 33,6 bilhões de euros, representando alta de 10% ante 2021 em termos orgânicos e ganho de 5,2% no conceito de mesmas lojas. As vendas para o segmento de varejo da França totalizaram € 14.205 milhões, um aumento de 1,5% na base mesmas lojas. As vendas nas mesmas lojas do quarto trimestre permaneceram estáveis (+0,1%) em € 3.636 milhões.
O trimestre foi marcado por um ramp-up significativo na estratégia de expansão para formatos de conveniência, relacionado em particular à chegada dos máster franqueados em outubro (Magne, Bérard, etc.).
O Grupo abriu 352 novas lojas em formatos de conveniência durante o trimestre (Franprix, Spar, Vival, etc.) e 879 novas lojas ao longo do ano, superando a meta inicial de 800 aberturas de novas lojas em 2022.
O Grupo também acelerou o ritmo de conversão dos tradicionais hipermercados Géant em Casino Hyper Frais, com 32 novas conversões concluídas no quarto trimestre (após 15 conversões no terceiro trimestre e 4 no segundo trimestre), elevando o total no número de lojas convertidas para 51 no final de 2022. Os restantes 10 hipermercados serão convertidos no Formato Casino Hiper Frais em H1 2023.
Esta estratégia traduz-se no aumento da fidelização dos clientes, com o sucesso das inscrições no Casino, Banners Monoprix e Naturalia. O Grupo tinha mais de 370.000 assinantes pagantes no final de 2022
(300.000 no final de junho de 2022).
O segmento de E-commerce alimentar registrou crescimento de 8% nas vendas líquidas no trimestre. As vendas líquidas do Monoprix1 cresceram 1,2% nas mesmas lojas ao longo de 2022 e 1,8% no quarto trimestre.
As lojas Monoprix City e Monop’ registraram crescimento de vendas mesmas lojas de 2,8% e um aumento de 4% em tráfego de clientes no trimestre, impulsionado pelo forte dinamismo do Monop’ (9% nas mesmas lojas, com um aumento de 10% no tráfego de clientes). A bandeira ampliou ainda mais sua rede de lojas no trimestre, com 16 aberturas de novas lojas, elevando o total de aberturas de lojas no ano para 54, principalmente sob franquia. O Monoprix planeja acelerar sua expansão, com quase 100 aberturas de lojas planejadas para 2023, principalmente sob a bandeira Monop’.
As vendas do Franprix cresceram 3,4% no conceito mesmas lojas no ano e 5,5% no trimestre, impulsionado pela boa dinâmica no tráfego de clientes (+5,4%), vendas de produtos Leader Price (representando 8,5%
de vendas no quarto trimestre, com meta de participação de 10% em 2023) e o crescimento acelerado do comércio eletrônico. Vendas brutas
sob bandeira cresceu +7,9% no trimestre (+4,1% no ano). A estratégia de expansão na meta de áreas (Paris e a região de Ile de France, a região de Rhône-Alpes e a região norte do Mediterrâneo) continuou, com 33 novas lojas abertas no trimestre e três novos contratos de franquia máster assinado em dezembro. Ao longo do ano, a insígnia abriu 181 lojas, das quais 136 em Ile de France (960 lojas na rede Ile de France no final de 2022). A bandeira pretende manter este ritmo de abertura de novas lojas em 2023 e intensificar sua estratégia no primeiro semestre de 2023 de atrair varejistas independentes para a rede de franquias.
As vendas líquidas de conveniência cresceram 6,6% nas mesmas lojas ao longo do ano e 4,4% no quarto trimestre, impulsionadas
pelo apelo de um formato adequado às necessidades dos clientes em áreas de alto crescimento. As vendas brutas sob bandeira rosa
subiram 9,8% no trimestre (+7,8% no ano). A expansão da rede de lojas acelerou no trimestre, com 306 aberturas, incluindo 161 pontos de venda em Auvergne-Rhône-Alpes, Occitanie e Regiões Provence-Alpes-Côte d’Azur, correspondente à chegada em outubro de master franqueados
(Magne, Berard, etc.).