Estados
Entrevista

Georgia Bianka: Decoração em alto estilo

Em entrevista ao Diário Comercial, a empresária, decoradora e apresentadora no ramo de festas, Georgia Bianka, contou sua história.

Compartilhe:
03 de março de 2023
Vinicius Palermo
Georgia Bianka: Decoração em alto estilo
Empresária, decoradora e apresentadora, Georgia Bianka também dá aulas.

O mercado de festas infantis não para de crescer e a demanda aumentou principalmente, após a pandemia, quando as famílias voltaram a se reunir para comemorar aniversários, “mesversários”, chás de bebê e de revelação. Responsável por megaproduções dos filhos de famosos, como Giovana Antoneli, Flávia Alessandra e Camila Pitanga, a empresária, decoradora e apresentadora no ramo de festas, Georgia Bianka, começou a dar aulas e a ensinar como transformar o setor de festas e eventos num negócio rentável.

“Por muito tempo tive uma mentalidade de escassez e medo de compartilhar tudo que aprendi e técnicas que desenvolvi e pegarem meu lugar, mas aprendi que quanto mais você transborda, quanto mais você serve mais isso retorna positivamente para você.”

Há 18 anos trabalhando como decoradora de festas, Georgia Bianka, contou um pouco da sua história de sucesso para o Diário Comercial:

Diário Comercial – Durante os dois anos de pandemia, o mercado parou e os profissionais tiveram que se reinventar. Como foi para você durante esse período?
Georgia Bianka
– Tomei muitas decisões importantes, reduzi o quadro de equipe, entreguei o galpão, mudei muitos processos e aproveitei para reestruturar a empresa. Lancei um produto chamado festa box que foi a festa na caixa com nossa assinatura e grandes facilidades que proporcionavam a solução para quem queria celebrar o aniversário ou alguma data em especial e não sabia como. Na box enviávamos todo kit necessário para festa diretamente para casa do cliente e ainda uma carta com instruções e fotos simplificadas de opções de montagem. Foi um sucesso total e vendemos para todo Brasil.

Diário Comercial – O que mais desafiador realizou profissionalmente?
Georgia Bianka
– Já tive grandes desafios na área de criação de cenário e festas, mas um que me marcou foi idealizar e executar um cenário para programa em apenas quatro dias, sendo que todo o cenário teria que ser construído encima de uma piscina com parte dela aparecendo. Graças a Deus deu tudo certo e o resultado ficou incrível

Diário Comercial – Você já teve uma loja de artigos de festa. Porque saiu desse mercado? Acha que não compensa o investimento?
Georgia Bianka – Quando abri estava super animada com a possibilidade de expansão dos negócios dentro do ramo de festas, porém um tempo depois grandes lojas abriram na mesma região e com isso a concorrência ficou muito acirrada. Antes de chegar ao ponto de precisar fechar mais uma vez tomei uma decisão rápida e transformei o negócio de vendas em locação, o que mantenho até hoje no mercado com um nome diferente e gerando lucro todo mês. Já o ponto da loja devolvemos e optamos por fazer a operação toda on line, otimizando custos e potencializando a escala.

Diário Comercial – Como é ser a decoradora preferida dos famosos?
Georgia Bianka – Tenho muita alegria de ter conquistado um público tão especial, não apenas os famosos, mas todos os outros clientes que me permitem transformar datas especiais em momentos inesquecíveis através da nossa arte. Sou grata pela possibilidade de chegar a lugares que jamais imaginei e continuo estudando e trabalhando duro para estar sempre atualizada, com muitas novidades e cheia de amor para realizar o que mais amo que são festas e cenários.

Diário Comercial – Você agora está também no mercado de cursos de decoração, dando consultoria para quem quer começar o negócio. O que te levou para esse caminho?
Georgia Bianka – Quando comecei no ramo me sentia muito sozinha e sem suporte ou apoio. Há 20 anos atrás não existia ninguém dando aula de como montar festas muito menos como transformar isso em um negócio rentável. Aliás, ser decoradora de festas nem era considerada uma profissão. Por muito tempo tive uma mentalidade de escassez e medo de compartilhar tudo que aprendi e técnicas que desenvolvi e pegarem meu lugar mas aprendi que quanto mais você transborda, quanto mais você serve mais isso retorna positivamente para você.

Comecei a ajudar as pessoas e trazer soluções para problemas que eu já tinha passado, ao ver as transformações acontecendo achei um lindo chamado, destravar e libertar pessoas no meu ramo da mente de escassez e da falta de técnica e gestão para deixarem de ser Eupresas e se tornarem empresas de verdade.

“Comecei a ajudar as pessoas e trazer soluções para problemas que eu já tinha passado”

Georgia Bianka, decoradora, empresária e apresentadora

De lá para cá tenho investido muito no EAD, minha formação profissional para decoradores tem uma metodologia própria que eu chamo de GB360 e é a única certificada pelo MEC. Já são mais de 10000 alunos e vidas impactadas e não vou parar por aí, tenho planos e sonhos incríveis para o nosso mercado e para aumentar a capacitação e profissionalização de quem quer viver de festas assim como eu faço.

Diário Comercial – O ramo de decoração é muito extenso. Você está fazendo decoração de hotéis no Natal. Você acha esse um nicho interessante para se investir?
Georgia Bianka – Acho que algumas cidades investem mais pesado em datas sazonais por questões estratégicas e culturais. Exemplo: Páscoa e Natal em Gramado, Carnaval no Rio de Janeiro e na Bahia, Festa Junina no Nordeste e por aí vai…. Vendo esse nicho, fomos atrás de captar clientes e desenvolver projetos específicos para essas datas e empresas.

Diário Comercial – O cenário econômico atual está pouco favorável, os preços dispararam. A inflação e os juros altos têm colocado um freio no consumo. Como isso afetou o mercado de festas?
Georgia Bianka – Afetou diretamente em flores, tivemos muitos problemas no mercado de flores naturais, o que fez com que muitos decoradores fossem atrás das permanentes e consequentemente com aumento de demanda, dificuldade de entrega os preços subiram muito.

Além disso, balões, ferro, carpete muitos materiais que usamos tiveram reajustes, além de grande escassez. Nessas horas usamos a criatividade e buscamos novas soluções. Mas se pensarmos que em toda escassez sempre aparecem novas soluções, com esse ponto de vista nosso mercado acabou sendo obrigado a se adaptar e avançar também.

Diário Comercial – Qual sua expectativa pessoal e profissional para os próximos anos?
Georgia Bianka
– Minha expectativa é sempre positiva, por acreditar em Deus eu penso que independente das circunstâncias e dificuldades sempre pode aparecer boas oportunidades e não fico parada, o empreendedor não pode se acomodar tem que se manter antenado, estudando e buscando novas soluções. Enquanto você trouxer soluções viáveis para os clientes, vai ter mercado para você independente do ramo que estiver. Seja curioso, solucionador e não pare na hora que sentir medo, vai com medo mesmo e bola para frente.