Marvym de Brito
Marvym de Brito
Saúde e Bem Estar

Gelo ou calor: a escolha certa para cada tipo de lesão

Quando as lesões ou inflamações musculares aparecem muitas pessoas ficam na dúvida sobre o que é melhor usar: gelo ou calor.

Compartilhe:
08 de julho de 2024
Vinicius Palermo
Gelo ou calor: a escolha certa para cada tipo de lesão
A dor muscular geralmente começa como uma sensação de incômodo logo depois uma atividade física intensa ou aquele esforço inesperado.

Lesões e inflamações musculares são problemas mais comuns do que podemos imaginar e que podem afetar qualquer pessoa seja ela atleta ou não. Elas acontecem quando exigimos demais dos nossos músculos tanto por esforço físico de mais intensidade ou movimentos repetitivos ou até mesmo uma postura errada. Esses problemas podem causar dores inchaço e aquela sensação de que o músculo está mais duro. É importante dar e prestar atenção aos sinais do corpo e não ignorar essas dores pois elas podem piorar se não forem cuidadas de forma adequada.

A dor muscular geralmente começa como uma sensação de incômodo logo depois uma atividade física intensa ou aquele esforço inesperado. No início pode até parecer só um cansaço muscular, mas se você continuar forçando sem dar descanso ao corpo essa dor pode evoluir.

O músculo que no começo só estava um pouco sobrecarregado pode começar a apresentar pequenas inflamações ou danos. Com o esforço repetitivo esses pequenos danos podem virar lesões mais sérias como estiramentos ou rupturas. Acontece dessa forma porque o músculo não teve tempo de se recuperar e regenerar de forma adequada levando a uma dor a um grau de maior intensidade e até a dificuldades de movimento.

Quando as lesões ou inflamações musculares aparecem muitas pessoas ficam na dúvida sobre o que é melhor usar: gelo ou calor. Essa é uma questão comum e que geram bastante questionamentos.

Algumas pessoas acreditam que o gelo é a melhor opção pois ajuda a diminuir o inchaço e a dor. Outros escolhem o calor pois acham que ele relaxa os músculos e alivia a tensão. Cada método tem suas indicações específicas, mas saber qual usar em cada situação pode ser

complicado. Essa dúvida muita das vezes pode fazer com que as pessoas hesitem ou faça a escolha que não é indicada para a lesão, assim piorando a situação.

O gelo é mais indicado para lesões agudas, aquelas que acontecem de repente e causam inchaço e dor de imediato. Colocar gelo ajuda a diminuir a inflamação, aliviar a dor e minimiza o inchaço. Por exemplo se você torcer o tornozelo durante uma corrida sofrer uma pancada

jogando futebol ou até mesmo ao escorregar e cair, o gelo pode ser muito útil. Também é eficaz em casos de distensões musculares como quando você puxa um músculo ao levantar algo pesado ou ao fazer um movimento brusco e inadequado. O gelo tem seu benefício aplicado a lesões como entorses, contusões e até mesmo depois de um treino intenso que gerou dores musculares agudas. Aplicar o gelo o mais rápido possível após a lesão por períodos de 15 a 20 minutos para potencializar seu efeito anti-inflamatório e analgésico.

O calor é indicado principalmente para lesões crônicas ou para aliviar dores musculares persistentes e rigidez. Ao contrário do gelo o calor não é indicado para lesões que acabaram de acontecer com inchaço, mas sim para situações onde existe tensão muscular e se faz necessário aumentar a circulação sanguínea na área afetada. Se você está com dores nas costas por causa da má postura tensão acumulada no pescoço por estresse ou rigidez nas articulações o calor pode trazer um grande alívio. Ele ajuda a relaxar os músculos, diminui a rigidez e melhora a flexibilidade tornando se a melhor opção para tratar esse tipo de incomodo. Aplicar uma bolsa de água quente uma almofada térmica ou tomar um banho quente pode ser muito benéfico nesses casos.

É fundamental contar com o direcionamento de um profissional de saúde para saber exatamente quando aplicar gelo ou calor em cada tipo de lesão. Um médico ou fisioterapeuta pode avaliar corretamente o grau da lesão e indicar o tratamento mais adequado e assim garantir uma recuperação mais rápida e eficiente. A aplicação incorreta de gelo ou calor pode além de não sanar a dor como também pode ser prejudicial, aumentando a lesão e até mesmo atrasando a cura. Buscar orientação profissional é a forma segura de que você está cuidando do seu corpo da maneira correta e prevenindo