A infância é uma fase da vida marcada por brincadeiras e aprendizados. No entanto, não sei se você leitor sabe, mas é nesse momento em que começamos a desenvolver a nossa autoestima, algumas frases que ouvimos podem ficar marcadas como experiências ruins e perdurar pelo resto de nossas vidas.
Frequentemente, vemos histórias de pessoas que ficaram marcadas por discursos negativos que influenciaram na sua construção como indivíduos. Por isso, separei algumas frases e discursos nocivos no desenvolvimento de crianças.
Veja abaixo se você já ouviu alguma dessas frases:
1. ‘Você não consegue fazer nada direito’
Na infância, é natural que cometamos erros e acertos, aprendendo sempre com eles. Contudo, essa afirmação pode conceber um sentimento de incapacidade. Essa sensação de incapacidade gera insegurança e ansiedade, afetando a autoestima e desmotivando as crianças.
2. ‘Você deveria ser igual ao seu irmão’
Essa frase de grande impacto inferioriza e compara as crianças, gerando mais inseguranças. Além de diminuir a individualidade de cada um. Vale lembrar que todo indivíduo é único, com suas limitações e habilidades que os diferem do todo.
3. ‘Você só sabe chorar?’
Como vimos, a inferiorização impacta significativamente no desenvolvimento da autoestima da criança. E isso não se limita a ações produzidas por elas, mas também aos sentimentos. Essa frase tira a validade e diminui o sentimento delas. O correto seria acolher e entender o motivo da frustração sem reprimir os sentimentos dessas crianças. Que tal fazer como eu aprendi: Quando você terminar de chorar, posso te ajudar? Ou não entendo o seu choro, quer se acalmar para conversarmos?
4. ‘Chega! Estou farta de você’
Por fim, essa é outra frase que afeta profundamente a autoestima na infância. Esse tipo de frase pode ser tão danoso ao desenvolvimento da criança que ela pode até mesmo se sentir rejeitada por quem a diz. É normal que a criança se sinta menos amada e insuficiente após escutar isso. Por isso, é sempre bom demonstrar afeto e compreensão, mesmo nas dificuldades. E eu sei muito o quanto é difícil. Pois sou mãe de 3.
Você conseguiu se enxergar em alguma dessas frases? Como ouvinte ou até mesmo como falante?
Lembre-se de que o cuidado com o seu bem-estar e autoestima são essenciais para a plenitude emocional. E o mesmo serve para a criança que você cuida. Por isso, em caso de traumas e sentimentos negativos, deve-se procurar ajuda de um profissional especializado. Com a ajuda correta, é possível superar os traumas do passado e ressignificar suas crenças limitantes causadas por eles.
Conte comigo para essa jornada!