Marvym de Brito
Marvym de Brito
Saúde e Bem Estar

Fortaleça-se aos 40: viva mais e melhor

Dados recentes mostram que o consumo de gorduras que não são saudáveis aumentou 34% no mundo nas últimas duas décadas

Compartilhe:
07 de outubro de 2024
Vinicius Palermo
Fortaleça-se aos 40: viva mais e melhor
Depois dos 40 anos muitas mulheres começam a sentir na série as mudanças nos níveis dos hormônios, principalmente com a chegada da menopausa.

Aos 40 anos muitas mulheres começam a perceber aquelas mudanças em seu corpo que podem afetar na saúde e em sua qualidade de vida. A perda de massa muscular que tem o nome de sarcopenia a queda na velocidade do metabolismo e o início de problemas como a osteoporose são algumas dessas preocupações.

Essas questões levam a uma diminuição na força no equilíbrio e na disposição para as atividades do dia a dia. Embora esses desafios existam as pesquisas mostram que uma parte das mulheres nessa faixa de idade não prática musculação de forma regular e muitas vezes dá prioridade a outras atividades ou deixa o exercício de lado. A musculação é uma aliada para ajudar nos efeitos do envelhecimento, preservando a massa muscular, fortalecendo os ossos e melhorando a saúde de forma geral.

Depois dos 40 anos muitas mulheres começam a sentir na série as mudanças nos níveis dos hormônios, principalmente com a chegada da menopausa. A diminuição na produção de estrogênio e progesterona é um dos principais fatores para a perda de densidade óssea e o aumento da gordura no corpo, em especial na região abdominal.

Essa mudança hormonal afeta o humor a qualidade do sono e a disposição de forma geral trazendo ainda mais dificuldade ao seguimento de uma rotina saudável. Um exemplo é a diminuição do estrogênio que está ligada ao aumento do risco de osteoporose e doenças cardíacas.

O metabolismo mais lento pode levar ao ganho de peso mesmo que a mulher mantenha os hábitos alimentares de antes. Essas mudanças tornam o fortalecimento muscular e a prática de exercícios essenciais para diminuir esses impactos e manter uma boa qualidade de vida.

A musculação oferece vários benefícios para a saúde das mulheres de 40 anos ou mais ajudando a encarar essas mudanças que vão acontecendo no decorrer da vida. Um dos benefícios é a luta contra a perda de massa muscular que se torna mais comum com a idade.

O fortalecimento dos músculos não só melhora a força e a resistência mas também ajuda a  acelerar o metabolismo auxiliando no controle de peso e na queima de mais calorias mesmo em repouso. O benefício da musculação sobre a densidade óssea é extremamente importante diminuindo o risco de osteoporose e fraturas que acaba sendo uma preocupação comum com o avanço da idade.

Outro benefício importante é a força da musculação na saúde cardiovascular. Muitas pessoas associam esse tipo de treino apenas a estética ou só o ganho de força mesmo, mas a musculação também melhora a circulação, ajuda a regular a pressão arterial e diminui o risco de doenças cardíacas que se tornam mais fortes com o passar dos anos.

O exercício de força tem um papel importante no equilíbrio hormonal ajudando nos sintomas da menopausa e nas ondas de calor e nas mudanças de humor. A prática regular de musculação também traz benefícios para a saúde mental. Estudos mostram que mulheres que praticam atividades de resistência experimentam melhoras no humor e na autoestima e ainda reduzem o risco de desenvolver depressão e ansiedade condições que podem ser aumentadas com as alterações nos hormônios.

A musculação não é apenas uma maneira de melhorar a aparência, mas uma ferramenta para garantir uma saúde equilibrada maior autonomia e qualidade para mulheres com 40 anos ou mais.

Praticar atividade física regular é um dos segredos para garantir uma vida mais longa saudável e cheia de energia. Para as mulheres com 40 anos ou mais esse hábito acaba sendo ainda mais importante pois ajuda a enfrentar as mudanças que são naturais do tempo e refletidas no corpo como a perda de massa muscular e a diminuição hormonal. Além de manter-se ativa a atividade física traz benefícios para a mente e ajuda a melhorar o humor, a autoestima e a disposição. Não importa a modalidade, o importante é começar e cuidar do corpo agora garantindo uma longevidade saudável e com mais qualidade de vida.