Mundo
Tecnologia

Fida é premiada pela inovação em rastreabilidade com o uso de blockchain

Lançada para apoiar o desenvolvimento de comunidades rurais, a Trace aproveita as capacidades das redes para rastrear o movimento de fundos e bens desde os remetentes até os agricultores.

Compartilhe:
13 de setembro de 2024
Fida é premiada pela inovação em rastreabilidade com o uso de blockchain
Foto: Pnud Angola - Cynthia R Matonho

A iniciativa Trace, do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Fida) foi reconhecida como a melhor solução de rastreamento de fundos com base na tecnologia blockchain, em 2024. Na atribuição do Prêmio World Future Award  a agência da ONU foi elogiada pelo esforço inovador na promoção de transparência, eficiência, e sustentabilidade na cadeia logística de agricultura. O sistema blockchain permite seguir o processo de envio e recepção de informação pela internet.

Lançada para apoiar o desenvolvimento de comunidades rurais, a Trace aproveita as capacidades das redes blockchain, incluindo Ethereum e Hyperledger Fabric, para rastrear o movimento de fundos e bens desde os remetentes até os agricultores.

A plataforma visa fortalecer e assegurar as operações financeiras, através da garantia de precisão de dados usados por pequenos fazendeiros e produtores de pequena escala. O aproveitamento de contratos inteligentes no âmbito da Trace é considerado inovador e permite pagamentos instantâneos, cumprindo com os regulamentos antifraude e anti-lavagem de dinheiro.

O conceito de contratos inteligentes refere aos acordos processados e armazenados na rede blockchain. Os termos desses consta de uma base de dados distribuída tornando complexa a sua modificação ilícita. Com o apoio e recursos de vários parceiros, entre eles EY, Impersive, Onafriq, e Circle, Trace combina a inclusão financeira com a proteção de dados avançada, conforme os padrões internacionais.

A plataforma já rastreou mais de US$ 300 milhões em fundos de desenvolvimento e apoiou mais de 500 mil agricultores. Como aponta o diretor da Fida, Advit Nath, que coordena a trace, diz que não se trata de apenas uma inovação tecnológica, mas de um avanço na responsabilidade que garante a chegada de cada cêntimo na direção correta e causa um impacto tangível.

Os recursos da Trace já estão em uso nos sete continentes, com os planos de expandir em 90 países. A integração da funcionalidade de realidade virtual posiciona a plataforma Trace em vantagem na atração do financiamento público e privado, no sentido de acelerar o progresso para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Angola é um dos países onde é implementada uma das sete iniciativas da Fida através do Projeto para a Acultura e Pesca Artesanal, que explora o uso de lagoas de nutrição em comunidades rurais  As fazendas de pesca incluem espécies nativas que suplementam as dietas locais. O rendimento das lagoas construídas no âmbito do projeto convenceu fazendeiros locais a instalar mais reservatórios com os próprios recursos.

Além das lagoas, o projeto encoraja ainda o cultivo de vegetais à volta de reservatórios para diversificar as dietas das comunidades mais próximas.