Conexão
Coluna

Fecomércio RJ debate informalidade no Rio

A informalidade no Centro do Rio foi tema de discussão na reunião do Conselho de Varejo da Fecomércio RJ, que ocorreu na segunda-feira (15)

Compartilhe:
18 de julho de 2024
Vinicius Palermo
Fecomércio RJ debate informalidade no Rio
Fecomercio

A informalidade no Centro do Rio foi tema de discussão na reunião do Conselho de Varejo da Fecomércio RJ, que ocorreu na segunda-feira (15), na sede da federação. O diretor-executivo do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), João Gomes, apresentou uma sondagem feita com 446 empresários, entre os dias 10 e 14 de julho, que mostra que a percepção da informalidade foi menor que em 2023. Segundo a pesquisa feita nas adjacências das avenidas Rio Branco e Marechal Floriano e das ruas Sete de Setembro, Uruguaiana, Quitanda, Assembleia, Senhor dos Passos e Alfândega, 33% dos empresários entrevistados acham que a informalidade diminuiu em relação ao ano passado, enquanto 28,3% afirmaram que cresceu. Em 2023, 11% tinham a percepção de queda e 55% achavam que a informalidade havia crescido. Para 52% dos entrevistados, a informalidade está disseminada por todo o Centro da cidade.


Reunião de alinhamento estratégico na ACRJ

Os presidentes e vices dos Conselhos Empresariais da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) participaram, nesta terça-feira (16), de um encontro com o presidente da ACRJ, Josier Vilar, e a vice-presidente dos Conselhos, Fabiana Bentes, com a presença do presidente do Conselho Superior, Ruy Barreto Filho. Foi feita uma apresentação sobre o Impulsionamento Estratégico dos Conselhos Empresariais, com destaque para o papel dos Conselhos em gerar pautas de interesse empresarial e impacto econômico, tornando-os estratégicos para o empresariado.


Crea-RJ vai empossar inspetores no interior do Rio

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do estado do Rio (Crea-RJ), engenheiro Miguel Fernández, vai empossar mais 42 inspetores esta semana. Depois da posse de 24 inspetores, em cerimônia no Instituto Federal Fluminense (IFF) nesta quarta-feira, na sexta-feira, dia 19 de julho, será a vez de 18 novos inspetores.


Presidente da FIEMG recebe novo cônsul do Uruguai em Minas Gerais em reunião

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe, se reuniu nesta terça-feira (16) com o novo cônsul do Uruguai em Minas Gerais, Luís Darío Ávila Mendina, que assumiu o cargo em 1º de março. Antes, ele fez parte da Diretoria de Assuntos Econômicos Internacionais do Ministério das Relações Exteriores uruguaio. O encontro teve o objetivo de estreitar a relação comercial entre a indústria de Minas Gerais e o governo do Uruguai. Roscoe acredita que as economias dos dois países têm aspectos em comum, especialmente na produção agropecuária, e outros complementares que podem avançar.


Municípios brasileiros aprovam Protocolo de Apoio Mútuo para Gestão de Desastres

Nesta terça-feira (16), o Grupo de Trabalho da Comissão Permanente da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) de Cidades Atingidas ou Sujeitas a Desastres (CASD) apresentou o Protocolo de Apoio Mútuo Emergencial entre Municípios. O documento busca fornecer uma base normativa para amparar juridicamente as ações de cooperação mútua entre cidades brasileiras durante situações de emergência ou calamidade pública. O protocolo visa orientar os municípios na formação de parcerias para fornecer e receber apoio em situações de emergência ou calamidade pública.


Vibra faz aporte na Versa Fuel e amplia negócios para rede de revenda

Alinhada ao seu compromisso de incentivar a inovação no setor de distribuição de combustíveis, a Vibra Vibra traz o serviço de delivery para o seu portfólio e reforça a entrega de valor para sua rede de revenda dos Postos Petrobras. Por meio do Vibra Ventures, seu Corporate Venture Capital (CVC), a companhia lidera a rodada de investimento na Versa Fuel, uma startup pioneira no delivery de combustíveis para frotas corporativas, com um aporte de R$ 6 milhões. A Versa Fuel se torna o terceiro investimento da Vibra em startups, seguindo aportes anteriores na EZVolt e na DeepESG. O objetivo é atender o nicho corporativo, atraindo empresas cujas frotas serão abastecidas pela Versa diretamente em suas garagens. A Versa não vai atender o cliente pessoa física, esse seguirá indo ao posto”, explica Vanessa Gordilho, vice-presidente de negócios, produtos e marketing da Vibra.