Economia
Veículos elétricos

ExxonMobil anuncia planos de abrir fábrica de lítio

A gigante de exploração de petróleo disse que começou uma operação de perfuração de lítio no Estado norte-americano do Arkansas

Compartilhe:
13 de novembro de 2023
Vinicius Palermo
ExxonMobil anuncia planos de abrir fábrica de lítio
A indústria dos carros elétricos se torna dependente da produção de lítio.

A ExxonMobil anunciou na segunda-feira, 13, planos para produzir lítio para veículos elétricos a partir de 2027. A gigante de exploração de petróleo disse que começou uma operação de perfuração de lítio no Estado norte-americano do Arkansas, e pretende se tornar líder mundial na exploração do componente, fundamental para baterias de carros elétricos.

Em nota a clientes, a empresa afirma que, até 2030, pretende produzir lítio suficiente para suprir as necessidades de produção de mais de um milhão de veículos elétricos por ano. A primeira operação vai acontecer em um espaço de 120 mil acres, cerca de 486 km, que a ExxonMobil adquiriu no começo deste ano.

“O lítio é essencial para a transição energética e a ExxonMobil tem um papel de liderança a desempenhar na preparação do caminho para a eletrificação”, disse Dan Ammann, presidente da ExxonMobil Low Carbon Solutions. “Este projeto histórico aplica décadas de experiência da ExxonMobil para desbloquear vastos suprimentos de lítio norte-americano com muito menos impactos ambientais do que as operações de mineração tradicionais.”

No início de 2023, a ExxonMobil adquiriu os direitos de 120.000 acres brutos da formação Smackover, no sul do Arkansas – considerada um dos recursos de lítio mais prolíficos do seu tipo na América do Norte.

“O sul do Arkansas é a capital energética global do nosso estado, produzindo petróleo, gás natural e, agora, graças a investimentos como o da ExxonMobil e a sua combinação de competências e escala, lítio”, disse a governadora do Arkansas, Sarah Huckabee Sanders. “A minha administração apoia uma estratégia energética que garanta empregos bons e bem remunerados para os habitantes do Arkansas – e continuaremos a cortar impostos e a reduzir a burocracia para que isso aconteça.”

O sudoeste do Arkansas tem uma história como produtor de petróleo e gás natural, e a geologia da região é bem compreendida. A ExxonMobil está trabalhando com autoridades locais e estaduais para permitir a expansão bem-sucedida da emergente indústria de lítio do Arkansas.

Depois de usar métodos convencionais de perfuração de petróleo e gás para acessar água salgada rica em lítio a partir de reservatórios a cerca de 10.000 pés de profundidade, a ExxonMobil utilizará a tecnologia de extração direta de lítio (DLE) para separar o lítio da água salgada. O lítio será então convertido no local em material adequado para bateria. A água salgada restante será reinjetada nos reservatórios subterrâneos. O processo DLE produz menos emissões de carbono do que a mineração de rochas duras e requer significativamente menos terra.

“Este projeto é vantajoso para todos”, acrescentou Ammann. “É um exemplo perfeito de como a ExxonMobil pode melhorar a segurança energética da América do Norte, expandir o fornecimento de um material industrial crítico e permitir a redução contínua das emissões associadas ao transporte, o que é essencial para cumprir as metas líquidas zero da sociedade.”

O lítio é essencial para a produção de baterias de iões de lítio, que são utilizadas em veículos elétricos, produtos eletrónicos de consumo, sistemas de armazenamento de energia e outras tecnologias de energia limpa. A procura por lítio deverá quadruplicar até 2030, e praticamente todo o lítio hoje é produzido fora da América do Norte.

A empresa tem como meta a sua primeira produção de lítio para 2027 e está avaliando oportunidades de crescimento globalmente. Até 2030, a ExxonMobil pretende produzir lítio suficiente para suprir as necessidades de produção de mais de um milhão de veículos elétricos por ano. As discussões com potenciais clientes, incluindo fabricantes de veículos elétricos e baterias, estão em andamento.