A Excelerate Energy fechou um contrato com a Petrobras para o afretamento da unidade flutuante de armazenamento e regaseificação (FSRU, pela sigla em inglês) Sequoia, por um período de dez anos.
Pelos termos do acordo, com início em 1º de janeiro, a Excelerate seguirá utilizando a Sequoia para fornecer serviços de regaseificação no Brasil, principalmente no Terminal de Regaseificação da Bahia (TRBA), em Salvador, informou a empresa americana de gás natural liquefeito (GNL), em comunicado divulgado na terça-feira.
Desde 2012, a Excelerate presta serviços de regaseificação em terminais de importação de GNL da Petrobras.
“O Brasil é um excelente mercado. Este acordo é um passo importante na promoção do plano de crescimento sustentável de longo prazo da Excelerate na América do Sul”, disse Steven Kobos, presidente e CEO da Excelerate.
“A implantação do Sequoia por mais 10 anos posicionará o Excelerate bem para apoiar os esforços do Brasil para fortalecer sua segurança energética. Somos um parceiro confiável da Petrobras há mais de uma década e estamos comprometidos em manter essa parceria e apoiar a transição energética para todos os brasileiros.”
Desde 2012, a Excelerate presta serviços de regaseificação no Brasil nos terminais de importação de GNL da Petrobras. Além do Sequoia, a FSRU Experience da Excelerate está atualmente prestando serviços de regaseificação no Brasil. Manter uma presença contínua no mercado brasileiro é uma parte fundamental da posição estratégica da Excelerate como uma barreira confiável para o sistema energético do país, para o qual a energia renovável intermitente contribui com aproximadamente 85%.
Este acordo destaca o compromisso da Excelerate Energy em utilizar a sua frota flexível de FSRU para melhorar a segurança e a viabilidade energética dos seus clientes em todo o mundo. O acordo também expande o negócio principal de regaseificação da Empresa, o que permite maior visibilidade dos lucros e fluxos de caixa previsíveis de curto e longo prazo.
A Petrobras informou ainda que fechou contrato com a Ocyan para executar a revitalização da malha de gás na bacia de Campos. A companhia oferece soluções para a indústria de petróleo e gás. A novidade marca a expansão da companhia em projetos de EPCI offshore, que inclui engenharia, fabricação, aquisição e instalação de equipamentos.
“Este contrato marca a volta da Ocyan em contratos EPCI de Construção Submarina e será a primeira vez que a Ocyan vai liderar um projeto desse tipo, numa parceria 50/50 com a companhia portuguesa Mota-Engil, que conta com grande atuação internacional, especialmente na Europa e África. O contrato terá duração estimada de quatro anos e meio”, informou a Ocyan.
A atividade offshore será realizada junto às plataformas de Namorado e Garoupa (PNA-1 e PGP-1), e incluirá a instalação de diversos equipamentos submarinos, incluindo manifolds, e instalação de dutos flexíveis.
“O contrato com a Petrobras marca de forma determinante esse novo momento da Ocyan, reflete a nossa solidez como companhia e consolida-nos, definitivamente, como referência em prestação de serviços para a indústria de óleo e gás. O negócio de gás abrirá grandes oportunidades para o mercado brasileiro nos próximos anos e a Ocyan está atenta e pronta para esse tipo de trabalho”, disse em nota o vice-presidente executivo da Unidade de Serviços Integrados da Ocyan, Jorge Mitidieri.
Atualmente, a produção de gás da bacia de Campos é escoada por quatro ramais que passam pelas plataformas de Namorado (PNA-1) e Garoupa (PGP-1), e seguem para terra através de três gasodutos de exportação. Com a desativação destas plataformas, o gás da Petrobras terá que contornar essas unidades por meio da instalação de dois manifolds submarinos e respectivas interligações ao sistema submarino existente.
A primeira etapa do projeto, que compreende a fase de engenharia, deverá ser iniciada imediatamente, e a expectativa é que a campanha offshore tenha início em 2025. A execução do projeto de revitalização da malha da Bacia de Campos prevê a contratação de profissionais, especialistas e técnicos de diversas áreas.