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Eve expande parceria com Blade para acelerar a mobilidade aérea

Essa colaboração busca transformar o transporte aéreo na Europa, estabelecendo as bases para integrar as aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) de última geração da Eve.

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19 de junho de 2023
Vinicius Palermo
Eve expande parceria com Blade para acelerar a mobilidade aérea
A parceria entre a Eve e a Blade é uma prova do compromisso com a inovação, sustentabilidade e progresso no setor de AAM.

A Eve Air Mobility (“Eve”) e a Blade Air Mobility, Inc. (“Blade”) anunciaram na segunda-feira, durante o 54º Paris Air Show, uma expansão significativa de sua parceria de longo prazo por meio de um memorando de entendimento (“MoU”). Essa colaboração busca transformar o transporte aéreo na Europa, começando pela França, estabelecendo as bases para integrar as aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) de última geração da Eve, ou aeronaves verticais elétricas (“EVA”), na rede de rotas europeias da Blade.

“A parceria contínua entre Eve e Blade demonstra a dedicação e colaboração de ambas as empresas para transformar a indústria da aviação e introduzir o transporte aéreo elétrico em novas regiões,” afirmou Andre Stein, co-CEO da Eve. “Ao combinar experiência e recursos, nos comprometemos com a expansão da mobilidade aérea avançada com soluções inovadoras que tornem as viagens mais acessíveis para passageiros, além de impulsionar melhorias significativas para o meio ambiente.”

“A ampliação da parceria com a Eve destaca o compromisso da Blade em liderar a transição de aeronaves verticais convencionais para veículos elétricos,” disse Rob Wiesenthal, CEO da Blade. “Nossa visão compartilhada de um futuro mais seguro, silencioso e sustentável em viagens aéreas é a força motriz por trás dessa colaboração. A introdução das aeronaves da Eve em nossa rede europeia marcará um passo fundamental rumo à realização desse objetivo. Juntos, estamos prontos para transformar a indústria de viagens e causar um impacto positivo e duradouro no meio ambiente.”

Em setembro de 2022, a Blade adquiriu as operações de voos fretados e programados de três dos maiores operadores de mobilidade aérea urbana do sul da Europa: Monacair, Héli Sécurité e Azur Hélicoptère. A integração destes operadores no novo MoU com a Eve os posiciona como parceiros cruciais para as discussões técnicas e comerciais em andamento.

A Blade concentrará seus esforços no desenvolvimento de aplicações práticas para a mobilidade aérea avançada (AAM), incluindo a identificação de rotas futuras na França e em outros países europeus que possam sustentar operações de AAM. Essa abordagem modernizará a indústria e construirá a infraestrutura sustentável necessária para tornar a aviação elétrica uma realidade.

A parceria entre a Eve e a Blade é uma prova do compromisso com a inovação, sustentabilidade e progresso no setor de AAM. Em 2022, a Eve firmou um acordo com a Blade India para implantar até 200 eVTOLs no país. No ano anterior, a Blade e a Eve assinaram uma Carta de Intenções (LOI) para operações nos Estados Unidos, permitindo que a Eve forneça até 60 eVTOLs anualmente nos mercados da Costa Oeste, Nova York e Flórida.

O desenvolvimento dos eVTOLs da Eve na Europa está sujeita ao recebimento das aprovações e certificações regulatórias necessárias, além da assinatura de um acordo definitivo entre todas as partes.

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A Embraer e a Força Aérea Brasileira (FAB) anunciaram na segunda-feira também que deram início aos estudos para atualização tecnológica conhecida como midlife upgrade (MLU) das aeronaves A-29 Super Tucano. Desenvolvida para atender aos exigentes requisitos da FAB, atualmente a aeronave A-29 é utilizada no território brasileiro em missões de treinamento, interceptação aérea e vigilância, além de ser usada pelo Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), a famosa “Esquadrilha da Fumaça”.

 “A FAB poderá contar com uma extensa lista de atualizações já implementadas ao longo da vida da aeronave, que mantiveram a plataforma tecnologicamente atualizada sem impactar o baixo custo operacional”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “E caso a FAB avalie, durante os estudos, a necessidade de novas funcionalidade e capacidades ainda não desenvolvidas, a Embraer pode desenvolver e implementar sob demanda.”

“Desde sua entrada em operação na Força Aérea Brasileira, o A-29 tem desempenhado com excelência as diversas missões para as quais foi designado. A atualização proposta deverá permitir à Força Aérea manter a plataforma moderna e ampliar o uso operacional dessa versátil e extremamente confiável aeronave por muitos anos à frente”, disse o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.

Exemplos de atualizações e evoluções já aplicadas ao produto, e que poderão beneficiar a FAB, são encontrados no sistema aviônico de quinta geração com capacidade de expansão, sistemas de navegação e comunicação, na ampliação da gama de armamentos, nos sensores de vigilância e de autoproteção da aeronave, além do aumento da consciência situacional com melhorias na interface homem-máquina.

Atualmente a FAB possui uma frota de 60 aeronaves A-29, operando em cinco esquadrões diferentes, com mais de 325 mil de horas de voo. Com mais de 260 unidades entregues em todo o mundo, a aeronave já foi selecionada por mais de 15 forças aéreas, incluindo a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF).

Extremamente versátil, o A-29 pode realizar uma ampla gama de missões, incluindo ataque leve, vigilância e interceptação aérea e contra-insurgência. Robusto e versátil, o A-29 tem a capacidade de operar a partir de pistas remotas e não pavimentadas em bases operacionais avançadas com pouco apoio logístico, tudo isso aliado a baixos custos operacionais e alta disponibilidade.

Além das funções de combate, a aeronave é amplamente utilizada como treinador avançado. Sua capacidade de simular missões de combate e fazer upload e download de dados de voo o tornaram uma plataforma de treinamento altamente eficaz. Como uma verdadeira aeronave multimissão, o A-29 é flexível o suficiente para fornecer às forças aéreas uma única plataforma para ataque leve, reconhecimento armado, apoio aéreo aproximado e treinamento avançado, otimizando assim suas frotas.

É equipado com uma variedade de sensores e armas de última geração, incluindo um sistema eletro-óptico/infravermelho com designador de laser, óculos de visão noturna, comunicações seguras de voz e dados. Por tudo isso, o A-29 Super Tucano representa o melhor de sua classe, combinando excelente desempenho com armas do século 21, sensores integrados e sistemas de vigilância para criar um componente altamente eficaz de poder aéreo.