Economia
Dubai

Eve e Kookiejar assinam acordo para desenvolver sistema de gerenciamento de tráfego

O acordo foi feito enquanto a Kookiejar e o seu parceiro local Air Chateau se preparam para apresentar o primeiro hub de vertiportos de última geração no aeroporto Al Maktoum, no Sul de Dubai.

Compartilhe:
13 de novembro de 2023
Vinicius Palermo
Eve e Kookiejar assinam acordo para desenvolver sistema de gerenciamento de tráfego
A Eve Air Mobility e a Kookiejar, desenvolvedora sueca de vertiportos, assinaram uma carta de intenção

A Eve Air Mobility e a Kookiejar, desenvolvedora sueca de vertiportos, assinaram uma carta de intenção para apoiar as operações de vertiportos com o software de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano (Urban ATM) da Eve em Dubai.

O acordo foi feito enquanto a Kookiejar e o seu parceiro local Air Chateau se preparam para apresentar o primeiro hub de vertiportos de última geração no aeroporto Al Maktoum, no Sul de Dubai. O objetivo é desenvolver um programa de implementação em fases no qual redes de vertiportos serão conectadas para apoiar operações seguras e escaláveis de Mobilidade Aérea Urbana (UAM), fornecendo o caminho para a comercialização em 2025-2026.

“Em Dubai, estamos entusiasmados para trabalhar com a KookieJar, pois eles combinam experiência em infraestrutura terrestre e aérea para projetar uma rede de vertiportos flexível, sustentável e segura”, disse Rob Weaver, líder global de desenvolvimento de negócios de Urban ATM da Eve.

A Kookiejar já estuda as rotas que os eVTOLs seguirão dentro dos corredores aéreos existentes, que hoje os helicópteros usam com seus parceiros. O objetivo é fazer com que os eVTOLs operem perfeitamente com os sistemas existentes de gerenciamento de tráfego aéreo comercial e de UTM. Este acordo estratégico reforçará a posição de Dubai na indústria de Mobilidade Aérea Avançada, capitalizando as sinergias entre a Eve e a Kookiejar.

Desde antes da decolagem até depois do pouso, o ambiente aéreo urbano contará com sistemas integrados, serviços e tecnologias sendo desenvolvidos pela Eve para apoiar as operações de eVTOL ao lado dos sistemas de UTM e de diversos outros usuários do espaço aéreo. No futuro, o avanço da infraestrutura e regulamentação dependerão desses serviços de gerenciamento de rede para permitir voos autônomos, segundo a Eve.

“A mobilidade aérea urbana depende da infraestrutura dentro do espaço aéreo urbano, bem como de pontos de decolagem e pouso acessíveis – vertiportos. A solução de Urban ATM da Eve oferece uma gama de serviços integrados que permitirão um ecossistema eficiente e previsível para os eVTOLs”, disse.

A Atech, empresa integradora de tecnologia e controle de tráfego aéreo da Embraer, apoia o desenvolvimento da solução de software Urban ATM da Eve. A Eve está usando a experiência da Atech no desenvolvimento de produtos de qualidade de aviação para sistemas ATM no Brasil.

“Ao aproveitar décadas de experiência em uma das maiores operações de Mobilidade Aérea Urbana com mais de 1.500 operações de táxi aéreo por dia em São Paulo, a capital mundial do helicóptero, o sistema de Urban ATM da Eve nos dá a vantagem de integrar nossos vertiportos nos Emirados Árabes e permite que os ANSPs aumentem a capacidade do espaço aéreo urbano”, disse Wassaf Akhtar, diretor de tecnologia da Kookiejar. “Isso fornecerá acesso equitativo ao espaço aéreo em nossa rede de vertiportos”.

A Kookiejar já trabalha com stakeholders em Dubai para pensar nas rotas que os eVTOLs seguirão dentro dos corredores aéreos existentes que hoje os helicópteros usam com seus parceiros. O objetivo é fazer com que os eVTOLs operem perfeitamente com os sistemas existentes de gerenciamento de tráfego aéreo comercial e de UTM. Este acordo estratégico reforçará a posição de Dubai na indústria de Mobilidade Aérea Avançada (AAM), capitalizando as sinergias entre a Eve e a Kookiejar.

Desde antes da decolagem até depois do pouso, o ambiente aéreo urbano contará com sistemas integrados, serviços e tecnologias sendo desenvolvidos pela Eve para apoiar as operações de eVTOL ao lado dos sistemas de UTM e de diversos outros usuários do espaço aéreo. No futuro, o avanço da infraestrutura e regulamentação dependerá desses serviços de gerenciamento de rede para permitir voos autônomos.

A Eve continua trabalhando em colaboração com órgãos reguladores, clientes, provedores de serviços de navegação aérea (ANSPs), operadores de frota, desenvolvedores de vertiportos, aeroportos e outros stakeholders do ecossistema de UAM global para avançar conceitos e desenvolver soluções que apoiem as atividades iniciais e a evolução das operações de UAM do ponto de vista de ATM.