Economia
Programação

Ericsson registrou lucro de 3,81 bilhões de coroas suecas

Börje Ekholm, Presidente e CEO, disse que o terceiro trimestre marca um período de foco total na execução do plano estratégico.

Compartilhe:
15 de outubro de 2024
Vinicius Palermo
Ericsson registrou lucro de 3,81 bilhões de coroas suecas
Börje Ekholm, Presidente e CEO da Ericsson.

A Ericsson registrou lucro líquido atribuível a acionistas de 3,81 bilhões de coroas suecas (US$ 365,3 milhões) no terceiro trimestre de 2024, que contrasta com prejuízo de 30,67 bilhões de coroas suecas de igual período do ano passado, segundo balanço divulgado nesta terça-feira, 15.

As vendas da companhia sueca de equipamentos para telecomunicações caíram 4,2% na mesma comparação, a 61,79 bilhões de coroas suecas.

Os resultados da Ericsson superaram as expectativas de analistas consultados pela FactSet, que previam lucro de 3,15 bilhões de coroas suecas sobre vendas de 61,61 bilhões de coroas suecas.

Börje Ekholm, Presidente e CEO, disse que o terceiro trimestre marca um período de foco total na execução do  plano estratégico. “Vemos um aumento no ímpeto do cliente em torno de redes programáveis ​​que oferecem desempenho diferenciado e esperamos mais tração, apoiada pela JV que anunciamos com 12 das maiores operadoras de telecomunicações do mundo.”

Segundo ele, a JV agregará APIs de rede, acelerando a comercialização e gerando novas oportunidades para monetização de rede. “Vemos sinais de que o mercado geral está se estabilizando com a América do Norte, como um mercado pioneiro, retornando ao crescimento. Embora o desenvolvimento do mercado esteja, em última análise, nas mãos de nossos clientes, estamos trabalhando para oferecer excelência operacional, independentemente das condições de mercado. Nossos resultados do terceiro trimestre demonstram nosso progresso, com forte expansão da margem bruta e fluxo de caixa livre, beneficiando-se de nossa disciplina comercial e ações de eficiência operacional.”

Ekholm  espera que as vendas de redes se estabilizem ano a ano durante o quarto trimestre, impulsionadas pelo bom crescimento contínuo na América do Norte. No entanto, ele prevê mais pressão de vendas no curto prazo na Enterprise, à medida que a empresa  se concentra em segmentos lucrativos. “Lançamos um novo portfólio de produtos empresariais 5G privados no terceiro trimestre para dar suporte à melhoria de desempenho, o que continua sendo uma prioridade fundamental.”

A Ericsson concluiu a atualização automatizada dos principais aplicativos de rede e infraestrutura de nuvem da Vodafone Omã. A atualização preparou a Vodafone Omã para implantar serviços 5G autônomos e 5G para seus clientes consumidores e empresariais.

O escopo envolveu a atualização da rede principal de ponta a ponta da Ericsson e infraestrutura de nuvem, gerenciamento de rede, gerenciamento de ciclo de vida e sistemas de suporte empresarial (BSS) em um único projeto, marcando-o como um primeiro significativo na região do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC).

A rede principal da Vodafone Omã consiste em funções virtuais e em contêineres implementadas na infraestrutura de nuvem atualizada, incluindo Evolved Packet Core (EPC), Home Subscriber Server (HSS), Unified Data Management (UDM), IP Multimedia Subsystem (IMS), funções Policy and Charging Rules (PCRF) e aplicativos Management and Orchestration (MANO). A atualização das funções de rede principal foi habilitada pelo pipeline de automação da Ericsson com intervenção humana mínima.

A atualização por meio deste modelo significa que a Vodafone Oman está bem configurada para reduzir riscos na rede devido à capacidade de implementar os patches e correções de segurança mais recentes. Também facilita o desempenho aprimorado e o tempo de retorno mais rápido em comparação aos processos manuais.

O Ericsson Orchestrator, que lidou com as atualizações dos outros elementos do projeto, fornece pacotes de automação que permitiram que especialistas das duas empresas facilitassem uma transição suave para as tecnologias mais recentes, capacitando o provedor de serviços de comunicação (CSP) a fornecer experiências de rede excepcionais aos seus clientes.

A equipe de entrega de serviços da Ericsson conduziu a atualização em colaboração com a Vodafone Oman e a equipe de serviços de rede gerenciados da Ericsson, que supervisiona as operações de rede. Este esforço conjunto teve como objetivo aprimorar o desempenho e a confiabilidade da rede da Vodafone Oman, garantindo uma melhor experiência para seus usuários.

O processo foi concluído perfeitamente, sem interrupções no tráfego de rede. Mais de 200 atividades de nó ativo (LNA) foram executadas 100% corretamente na primeira vez, com zero incidentes e escalonamentos.