Editorias
Logística

Entregas da Via já chegam em todo o Brasil

Atualmente, a Via chega no mesmo dia em 65 municípios e em até um dia em mais de 2,5 mil cidades brasileiras.

Compartilhe:
22 de março de 2023
Vinicius Palermo
Entregas da Via já chegam em todo o Brasil
Ao longo dos últimos anos, a Via investiu em tecnologia e infraestrutura para ampliar a entrega de serviços e aumentar a sua eficiência operacional.

A Via, dona das marcas Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br, é protagonista quando o assunto é logística no Brasil. Ao longo dos últimos anos, a companhia investiu em tecnologia e infraestrutura para ampliar a entrega de serviços e aumentar a sua eficiência operacional. Em 2022, a empresa só não entregou no território de Fernando de Noronha. Hoje, a Via chega no mesmo dia em 65 municípios e em até um dia em mais de 2,5 mil cidades brasileiras.

E para auxiliar nesse processo, no Centro de Distribuição de Jundiaí, o maior do mercado varejista na América Latina, a companhia acaba de implantar o novo Manhattan Active Warehouse Management (WMS). Com a novidade, a Via é a primeira da sua área de atuação no Brasil a converter um sistema de gerenciamento logístico para o armazenamento de dados na nuvem, o que permite um maior grau de produtividade e agilidade no coração logístico do seu negócio.

“Hoje chegamos no Brasil inteiro e de maneira muito rápida. A estratégia omnicanal da Via está cada vez mais forte e, graças a isso, pegamos os ótimos ativos e levamos para fora da Via. Nossa logística é referência e passamos isso para os nossos parceiros”, ressalta Fernando Gasparini, diretor-executivo de Logística e Abastecimento da Via.

Isso quer dizer que a plataforma de logística serve tanto o ecossistema da Via como para o mar aberto (logística as a service para parceiros que não estão no seu marketplace). Inclusive, o último relatório de resultados (4T22) da companhia mostrou que a logística mar aberto cresceu +837% em receita e +320% em pedidos.

O fullfilment e fullcommerce são grandes responsáveis por esses avanços tão significativos. Por exemplo, com fullfilment a companhia oferece toda sua estrutura logística, desde o recebimento, armazenagem e entrega de produtos de terceiros – sejam eles comercializados através do marketplace ou dos concorrentes. Já no fullcommerce, a empresa oferece tudo o que o primeiro serviço tem, mas também realiza toda operação do site, incluindo emissão de notas e sistemas para o contratante. São clientes desta modalidade empresas como Gradiente, Café Pilão, Café L’Or, Cimed, Lenox, entre outras.

É evidente que a logística é uma área estratégica na Via e permite a diversificação de capital no negócio. Presente em mais de 450 cidades com 30 CD´s e mais de 1.100 lojas que funcionam como mini-hubs, a empresa tem como maior atributo a sua capilaridade e o potencial de atender o cliente como, quando e onde ele quiser.

A Via investe seus esforços para além do varejo, ao apresentar uma jornada de compras que coloca o cliente como seu foco principal. Para tanto, desenvolve alavancas únicas, que possibilitam a melhor experiência por meio de uma oferta agnóstica de produtos, serviços, soluções financeiras e logística.

Com cerca de 45 mil colaboradores, a Via possui capital aberto na B3 desde 2013, mantendo forte atuação em mais de 450 municípios, 22 estados e no Distrito Federal. Por meio da mais digital e robusta rede logística do Brasil, conecta cerca de 1,1 mil lojas físicas, 30 centros de distribuição e hubs de entregas a cerca de 97 milhões de clientes, com o oferecimento de produtos, créditos, serviços financeiros e soluções desenvolvidas com a mais alta tecnologia.