A fabricante norte-americana de chocolates Hershey registrou lucro líquido de US$ 396,3 milhões no quarto trimestre de 2022, o equivalente a US$ 2,02 por ação. O resultado é superior na comparação com o mesmo período de 2021, com uma alta de 18,1% ante o lucro líquido de US$ 335,6 milhões, ou US$ 1,69 por ação.
O lucro ajustado ficou em US$ 1,92 por ação. Já a receita líquida avançou 14% na comparação anual, passando de US$ 2,326 bilhões no quarto trimestre de 2021 para US$ 2,652 bilhões no quarto trimestre de 2022.
A empresa encerrou “um de seus anos mais fortes na história, apesar da inflação recorde, contínuas interrupções na cadeia de suprimentos e incerteza macroeconômica para muitos consumidores”, disse a presidente-executiva Michele Buck em comunicado.
Vendas da Hershey
No quarto trimestre de 2022, a receita com vendas da América do Norte cresceu 6,8% na comparação interanual, para US$ 2,447 bilhões. No segmento Internacional da companhia, as vendas avançaram 11,1% no mesmo período, para US$ 205,6 milhões no quarto trimestre do ano.
Para o ano fiscal de 2023, a empresa prevê incremento entre 6% e 8% nas vendas líquidas, “impulsionado principalmente pela realização do preço líquido, já que a demanda do consumidor permanece estável por trás de níveis mais altos de publicidade e maior capacidade”, disse em comunicado.
“Espera-se que o crescimento das vendas e a expansão da margem bruta mais do que compensem o aumento dos investimentos em marca, capacidade e tecnologia, bem como maiores despesas com pensões e juros, para impulsionar o crescimento do lucro por ação relatado projetado de 11% a 15% e o crescimento do lucro ajustado por ação de 9% a 11%”, completou.
Dividendos trimestrais
A Hershey informou, ainda, o pagamento de dividendos trimestrais de US$ 1,036 sobre ações ordinárias e de US$ 0,942 para ações ordinárias da classe B. O pagamento será realizado no dia 15 de março deste ano aos acionistas registrados até 17 de fevereiro. Este é o 373º dividendo regular consecutivo pago sobre as ações ordinárias e o 154º dividendo consecutivo sobre as ações ordinárias da classe B.
“Em 2022, a Hershey Company teve um de seus anos mais fortes na história, apesar da inflação recorde, interrupções contínuas na cadeia de suprimentos e incerteza macroeconômica para muitos consumidores”, disse Michele Buck.
As vendas líquidas consolidadas aumentaram 14,0% para US$ 2.652,3 milhões no quarto trimestre de 2022, incluindo um benefício de 3,6 pontos com a aquisição da Dot’s e Pretzels. As vendas líquidas orgânicas em moeda constante aumentaram 10,7%, impulsionadas principalmente pela realização do preço líquido de 8,5 pontos. A demanda do consumidor continuou a crescer em todos os segmentos, gerando ganhos adicionais de 2,2 pontos em volume.
Margem bruta
A margem bruta reportada diminuiu 30 pontos base para 43,2% no quarto trimestre de 2022. Essa queda foi impulsionada pela inflação ampla do custo de mercadorias, incluindo perdas de marcação a mercado de commodities, custos de fabricação e investimentos trabalhistas mais altos e mix de portfólio desfavorável, que foi parcialmente compensado pelo maior crescimento orgânico das vendas líquidas.
A margem bruta ajustada aumentou 20 pontos base para 43,7% no quarto trimestre de 2022. A realização do preço líquido e os ganhos de volume impulsionaram a expansão da margem bruta, que foi parcialmente compensada pela inflação de matérias-primas e embalagens, maiores custos de mão de obra, aumento dos custos de fabricação relacionados a demanda acima do previsto e mix de portfólio desfavorável.
As despesas com vendas, marketing e administrativas aumentaram 11,5% no quarto trimestre de 2022 em relação ao período do ano anterior, impulsionadas principalmente por maiores despesas corporativas. As despesas com publicidade e marketing relacionado ao consumidor aumentaram 3,3% no quarto trimestre de 2022 em relação ao mesmo período do ano anterior.
Níveis mais altos de publicidade foram impulsionados pelas marcas Reese’s e Jolly Rancher em resposta à capacidade incremental, que foi parcialmente compensada por eficiências de custo relacionadas a novos parceiros de mídia. As despesas com vendas, marketing e administrativas, excluindo publicidade e marketing relacionado ao consumidor, aumentaram 15,4% em relação ao quarto trimestre de 2021. Esse aumento foi impulsionado pela capacidade incremental e investimentos em tecnologia, aumento das reservas de imposto de renda e benefício favorável acumulado no ano anterior período.