Estados
Vinicultura

Distrito Federal sediará primeira edição de feira nacional de vinhos

Serão 70 vinícolas com estandes de degustação de mais de 250 rótulos, reunindo em um só local enogastronomia, enoturismo e palestras.

Compartilhe:
16 de julho de 2024
Vinicius Palermo
Distrito Federal sediará primeira edição de feira nacional de vinhos
Evento reunirá produtores de vinho de todas as regiões do país de sexta (19) a domingo (21), no Parque Tecnológico Ivaldo Cencio, no PAD-DF.

O Distrito Federal sedia a primeira edição da Feira Nacional de Viticultura, Enologia e Enoturismo, a Expovitis Brasil 2024. O evento reunirá produtores de vinho de todas as regiões do país de sexta (19) a domingo (21), no Parque Tecnológico Ivaldo Cencio, no PAD-DF. O Governo do Distrito Federal (GDF) apoia a iniciativa por meio das secretarias de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri) e de Turismo (Setur) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF).

Serão 70 vinícolas com estandes de degustação de mais de 250 rótulos, reunindo em um só local enogastronomia, enoturismo e palestras. O evento também terá shows de Zeca Baleiro, Kleiton e Kledir e 14 Bis. Um dos organizadores do evento, o produtor Carlos Vitor Silva, explica que a feira surgiu a partir da ideia de aproveitar que a produção de uvas para vinificação está em franco crescimento na capital do país para reunir vinícolas de todo o Brasil aqui.

“Brasília talvez seja a maior consumidora de vinho nacional do mercado, e a feira vai trazer rótulos nacionais para o brasiliense ter a oportunidade de conhecer essa produção. Além disso, é mais uma oportunidade de negócios para os produtores, que estão apresentando ótimos vinhos”, afirma. De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater-DF, Gilmar Batistella, o estande da empresa apresentará produtos que fazem parte do universo dos vinhos, como queijos e itens de charcutaria. “Será uma integração e troca de experiências que vão agregar muito para todos nós”, observa.

A uva é uma das maiores culturas produzidas no DF e fechou o ano de 2023 com produção bruta convencional de 818.950 toneladas colhidas, com participação de 7,21% na agricultura frutífera local e movimentando um montante de R$ 9.131.292,50. Durante as celebrações do aniversário de Brasília, em abril, o GDF lançou a Rota das Uvas de Brasília. A iniciativa será mais um polo de geração de emprego e renda, com o fomento da cadeia produtiva em torno da fruta.

O lançamento foi feito no PAD-DF, durante a inauguração da Vinícola Brasília, que surgiu a partir da união de dez vinhedos de famílias que chegaram ao DF no final da década de 1970 e início de 1980. De acordo com os proprietários, são cerca de 100 empregos diretos e potencial para mais outros 800 indiretos em torno da cadeia produtiva que envolve a vinícola.

A técnica utilizada pelos produtores do DF é conhecida como dupla poda, realizada nas parreiras duas vezes ao ano, que faz o ciclo de colheita das frutas ocorrer entre julho e agosto, período em que os dias quentes e as noites frias auxiliam na maturação das frutas. Os ingressos da Expovitis e a programação completa do evento estão disponíveis no site. A degustação nos estandes está incluída nos pacotes. Os tíquetes para conhecer as vinícolas são vendidos separadamente e também podem ser acessados no site da feira.