Marvym de Brito
Marvym de Brito
Saúde e Bem Estar

Diabetes e sua relação com a pratica de exercício físico

Os exercícios com peso, o que chamamos de musculação, reduzem a resistência à insulina e melhoram o controle glicêmico e a pressão arterial.

Compartilhe:
15 de fevereiro de 2023
Diabetes e sua relação com a pratica de exercício físico
Foto: Divulgação

Estima-se que o Brasil possui mais de 16,8 milhões de pessoas com diabetes, cerca de 8% da população e muitas delas nem sabe que possui a doença. A doença muitas vezes se apresenta silenciosa. Talvez alguém próximo de você ou de algum conhecido, convive com a doença e não tem ciência disso. Vamos entender um pouco como é essa doença e porque sua principal arma de combate é a boa alimentação combinado a exercício físico.

Diabetes Mellitus começa a se desenvolver quando há alguma disfunção de insulina, um hormônio que está no pâncreas e é essencial para produção de insulina no corpo.

Uma reação auto imune é caracterizada quando o próprio corpo reage contra suas próprias estruturas, e é uma das causas relacionadas ao diabetes tipo 1: o sistema imunológico passa a identificar e atacar as células de insulina no pâncreas e sua consequência é a pouca produção de insulina ou nenhuma. Ocorre geralmente em crianças e adultos jovens.

A Diabetes tipo 2 é a resistência a insulina. O pâncreas até produz insulina, mas o nosso corpo já não responde mais a essa produção, o corpo entende que é preciso produzir mais e o nível de glicose no sangue aumenta. A diabetes tipo 2 tem seus principais agravantes devido a hábitos saudáveis não se encontram em equilíbrio. Má alimentação, falta de exercício físico, obesidade e seu histórico familiar e até mesmo o tabagismo.

O risco do diabetes vai muito além quando podemos relacionar ele com as doenças cardíacas. Devido ao excesso de peso, adquirimos gordura abdominal que é uma das responsáveis para que as células fiquem resistentes a ação da insulina, o sangue aumenta sua pressão e facilita a formação de coágulos de sangue que podem abstruir as veias.

Como prevenir? Você sabia que com a prática regular de atividade física, os níveis de glicose no sangue diminuem e melhoram a sensibilidade a insulina?

Dança, natação, bike, caminhadas, são exercícios aeróbicos que trabalham e aceleram a respiração, estimulando o nosso ritmo cardíaco. Os exercícios com peso, o que chamamos de musculação, reduzem a resistência à insulina e melhoram o controle glicêmico e a pressão arterial. Uma dieta saudável, bem balanceada com as proporções de proteínas e carboidratos certos, contribui na diminuição do peso corporal.

A diabetes hoje, é uma doença que não possui cura, porém o estilo de vida é o seu principal aliado no seu combate, proporcionado uma vida saudável e muitas vezes a diminuição da medicação.