Economia
Ocupação

Demanda da Latam cresce 24,9% em fevereiro

A taxa de ocupação consolidada subiu 2,5 pontos porcentuais ante um ano, para 84,4%, explicada principalmente por um aumento na taxa de ocupação internacional de 3,7 pontos porcentuais

Compartilhe:
11 de março de 2024
Vinicius Palermo
Demanda da Latam cresce 24,9% em fevereiro
A taxa de ocupação consolidada subiu 2,5 pontos porcentuais ante um ano, para 84,4%

O tráfego consolidado de passageiros (medido em passageiro-quilômetro alugado – RPK) do grupo Latam cresceu 24,9% em fevereiro em relação ao mesmo mês de 2023, impulsionado pelo aumento de 32,7% na demanda internacional, de 27,7% da demanda das afiliadas no Chile, na Colômbia, no Peru e no Equador, e 11,6% da demanda da subsidiária brasileira.

O aumento da oferta consolidada medido em assentos disponíveis – quilômetros (ASK) foi de 21,3% em relação ao mesmo mês de 2023, explicado pelo crescimento de 27,3% na capacidade das afiliadas do Chile, Colômbia, Peru e Equador, 27,0% no segmento internacional e 10,0% da afiliada do Brasil, superando a oferta historicamente oferecida no País no mesmo período de anos anteriores.

A taxa de ocupação consolidada subiu 2,5 pontos porcentuais ante um ano, para 84,4%, explicada principalmente por um aumento na taxa de ocupação internacional de 3,7 pontos porcentuais, atingindo 88,0%.

Em fevereiro, o grupo Latam transportou 6,4 milhões de passageiros, o que representa um aumento de 23,1% em relação ao mesmo mês de 2023. No mês, o grupo transportou 33,5% mais passageiros internacionais que em fevereiro do ano anterior, 30,8% mais passageiros no mercado interno das afiliadas no Chile, Colômbia, Equador e Peru e 12,4% mais passageiros no mercado da afiliada brasileira.

Nas operações de carga, durante o mês de fevereiro a capacidade medida em toneladas-quilômetros disponíveis (ATK) atingiu 617 milhões, o que representa um aumento de 15,5% na capacidade oferecida em relação ao mesmo período do ano anterior.

A Latam Cargo Brasil, afiliada de cargas do Grupo Latam, vai compensar inicialmente mais de 5 mil toneladas de CO2 em parceria com as empresas Brix Cargo e Unicargo. Estes são os primeiros clientes do negócio de cargas do Brasil no programa “1+1: Compensar para Conservar”, que tem como objetivo compensar as emissões dos voos.

Em um compromisso de longo prazo, os clientes irão compensar 2,5 mil toneladas de CO2 na região, quantidade que se duplica para 5 mil toneladas graças à contribuição da Latam Cargo, cobrindo assim todas as emissões geradas pelos embarques de cargas da Brix Cargo e Unicargo durante 2023.

Em linha com o seu programa de sustentabilidade, o grupo LATAM garante que seus clientes cargueiros assumam a compensação de apenas 50% das suas emissões, enquanto a empresa cargueira ficará responsável por compensar a outra metade. A contribuição das empresas beneficiará projetos certificados que buscam a conservação de ecossistemas estratégicos na América do Sul.

“A Brix Cargo e a Unicargo são parceiras de longa data da LATAM Cargo. Ficamos muito contentes delas serem as primeiras empresas a compensarem as emissões dos voos em que transportamos as suas cargas. A LATAM tem o compromisso de contribuir com uma aviação que reduza ou compense suas emissões de gases de efeito estufa, com uma rede de clientes que nos ajudam nesta missão”, afirma Otávio Meneguette, diretor da Latam Cargo Brasil.

A Latam Cargo recebeu o prêmio de estande mais sustentável na Intermodal South América 2024 na categoria “acima de 100m²”. Alinhada à agenda de sustentabilidade do grupo LATAM, a grande maioria dos materiais utilizados pela empresa cargueira poderão ser reaproveitados em eventos futuros.

Os móveis foram locados, as paredes feitas com material 100% de madeira de reflorestamento, as luzes utilizadas foram de LED, alternativa que consome menos energia, as plantas escolhidas para a decoração auxiliam a purificação de ar em ambientes fechados, todos os resíduos serão separados para uma destinação correta e os quadros feitos de lona serão transformados em materiais como bolsas e estojos.

Além de contar com toda a frota e malha aérea da Latam Brasil, a Latam Cargo atende atualmente 166 destinos em 33 países, sendo 18 deles exclusivos para cargas. No Brasil, atende 49 destinos e conecta o País com outros 19 no exterior. Em todo o mundo, as afiliadas de carga do grupo LATAM operam uma frota de 20 aeronaves cargueiras dos modelos Boeing 767-300F e Boeing 767-300BCF.