Marvym de Brito
Marvym de Brito
Saúde e Bem Estar

Crianças podem usar suplementos?

Devemos deixar claro que tanto para uma pessoa adulta quanto para uma criança, o suplemento vem para auxiliar e complementar nutrientes e vitaminas que possam estar em déficit.

Compartilhe:
14 de março de 2023
Crianças podem usar suplementos?
Foto: Divulgação

Os suplementos alimentares são derivados de substâncias químicas que tem como sua principal função auxiliar e complementar a alimentação, uma vez que temos uma dieta falha ou na intenção de potencializar um resultado. Um exemplo rápido é o uso de creatina, que auxilia um atleta ou praticante de atividade física nos ganhos de força e resistência.  Em uma pesquisa rápida na internet, podemos encontrar uma diversidade de produtos e suas variações de marcas, quantidades e substâncias. Com composição de vitaminas e sais minerais temos os multivitamínicos ou aqueles que contêm substâncias especificas, que é o caso da creatina, destinado ao público que pratica algum tipo de atividade física. Você deve estar se perguntando, posso tomar suplemento, qual tomar, qual a quantidade necessária?

Todo e qualquer ingestão de suplemento deve ser indicado por um médico ou nutricionista habilitado. Temos suplementos onde a quantidade de proteína é maior que as de carboidrato e vice-versa, antioxidante contra o envelhecimento, termogênico que auxilia no emagrecimento e até mesmo os de caráter hormonal que ajudam na sua regularização. A eficácia do seu uso depende de alguns fatores e o essencial é que você tenha indicação para o uso, a suplantação vem como um complemento da nossa comida sólida, pois junto a ela é possível chegar aos níveis recomendados de proteínas, carboidratos e demais vitaminas.

Em uma busca rápida identificamos os 3 suplementos mais pesquisados pelo consumidor: os suplementos que auxiliam no emagrecimento são os termogênicos, aumentam o metabolismo basal e contribuem para a eliminação de gordura. Alguns exemplos: cafeína, L-carlitina, CLA e até mesmo o mais comum whey protein, dependendo de sua composição, auxilia no emagrecimento. É de suma importância o entendimento que o suplemento alimentar vem como complemento e não isenta o indivíduo de seguir uma dieta. Suplementos para o ganho de massa, associados a uma dieta para ganho muscular, servem como tijolos em sua construção, maximizando resultados. Temos exemplos: Mega mass, L-carlitina e o Whey proteína para ganho. Por fim os suplementos naturais, também devem ser indicados por um profissional habilitado, colágeno, cálcio, melatonina para o sono, são alguns exemplos.

Mas crianças podem fazer uso dessas substancias? Hoje é um pouco mais comum que os pais não olhem com tanto espanto para essa causa. Devemos deixar claro que tanto para uma pessoa adulta quanto para uma criança, o suplemento vem para auxiliar e complementar nutrientes e vitaminas que possam estar em déficit. Crianças que cedo iniciam uma jornada de atleta, seja amador ou profissional, passam por acompanhamento nutricional e médico, verificando a possibilidade da ingestão.

Para uma criança não atleta e com dificuldade no paladar, que não aceitam certos alimentos e que são importantes para o seu desenvolvimento, entramos com o suplemento necessário para suprir essa falta. Um exemplo são as substâncias que se identificam ao leite materno, que também são chamados de suplementos. Devemos ter claro a importância do suplemento, se estamos aptos a usar, como e quando usar e o primordial, que seja indicado por um profissional habilitado.