Economia
Vendas disparam

BYD amplia lucro para US$ 630,7 milhões

O lucro líquido da montadora aumentou 11% em relação a igual período do ano passado, para 4,57 bilhões de yuans (US$ 630,7 milhões) no primeiro trimestre

Compartilhe:
30 de abril de 2024
Vinicius Palermo
BYD amplia lucro para US$ 630,7 milhões
As vendas de veículos elétricos e híbridos da BYD avançaram 13%, para 626.263 unidades no trimestre.

A BYD registrou lucro maior no primeiro trimestre de 2024, à medida que o aumento nas vendas de seus populares veículos elétricos ajudou a compensar os efeitos da intensificação da guerra de preços na China. O lucro líquido da montadora aumentou 11% em relação a igual período do ano passado, para 4,57 bilhões de yuans (US$ 630,7 milhões) no primeiro trimestre, informou a empresa na segunda-feira.
Analistas, no entanto, esperavam lucro um pouco maior, de 4,753 bilhões de yuans (US$ 657 milhões).

A receita aumentou 4% na mesma comparação, para 124,94 bilhões de yuans, apesar dos cortes de preços ao longo do trimestre por parte das montadoras, incluindo a BYD e a concorrente americana Tesla, em meio à desaceleração da demanda.

As vendas de veículos elétricos e híbridos da BYD avançaram 13%, para 626.263 unidades no trimestre. A BYD, que ultrapassou a Tesla como a maior vendedora de veículos elétricos do mundo no último trimestre do ano passado, também registrou um aumento de 70% nas despesas de pesquisa e desenvolvimento, para 10,61 bilhões de yuans, devido em parte a um ajuste na remuneração dos funcionários.

A BYD concluiu 2023 com volume de vendas recorde, que supera a meta de vendas anuais de 3 milhões e se torna a campeã global de vendas de veículos de nova energia (NEV), pelo segundo ano consecutivo. Este ano também marca a inclusão da BYD entre as 10 maiores vendas globais de automóveis pela primeira vez. No mercado chinês, a BYD manteve a sua posição como marca e fabricante de automóveis mais vendidos.

Dezembro registou vendas de 341.043 unidades, um aumento de 45%, culminando num total de 3.024.417 veículos vendidos ao longo do ano, um aumento substancial de 61,9% em relação ao ano anterior.

Em 2023, a presença da BYD no mercado internacional aumentou notavelmente, com as exportações crescendo 334,2%, para 242.765 unidades, e seu alcance em mais de 70 países em seis continentes. Com a capacidade tecnológica e o compromisso da BYD em fornecer aos consumidores globais soluções de mobilidade mais ecológicas e eficientes, juntamente com o apoio de parceiros globais de primeira linha, a tecnologia e os produtos da BYD foram favorecidos por numerosos consumidores globais e receberam uma infinidade de reconhecimentos de produtos.

Em 2023, a BYD completou sua matriz de marca, incluindo as séries Dynasty, Ocean, DENZA, FANGCHENGBAO e YANGWANG. Este desenvolvimento solidifica a posição da BYD como tendo um dos portfólios mais extensos no setor global de novas energias.

As séries Dynasty e Ocean alcançaram vendas impressionantes de 2.877.353 unidades, marcando um aumento de 55,3% em relação ao ano anterior. A DENZA vendeu 127.840 unidades em 2023, com o DENZA D9 emergindo como o campeão anual de vendas de MPV. Além disso, o próximo OTA para DENZA N7 deverá mostrar a posição de liderança da BYD em tecnologia de veículos inteligentes.

YANGWANG e FANGCHENGBAO, ambos lançados em 2023 e com entregas iniciadas em novembro, receberam excelentes respostas do mercado. O YANGWANG U8 emergiu como um campeão de vendas no segmento NEV de um milhão de níveis, enquanto o BAO 5 estabeleceu uma forte posição no segmento off-road.

De líder no mercado de NEV da China a se tornar o maior vendedor global de NEV, e agora classificada entre os dez primeiros na indústria automotiva global, a BYD demonstrou o vasto potencial do novo setor de energia. Com o compromisso de alavancar “inovações tecnológicas para uma vida melhor”, a BYD continuará a acelerar a transição para um futuro mais verde e a contribuir para a sua visão de “Resfriar a Terra em 1°C”.