Mundo
Sinais de inflação

Bolsas da Europa fecham mistas, com Wall Street instável

Sinais de inflação persistente na região e balanços contribuíram para o clima de incertezas nas mesas de operações das bolsas.

Compartilhe:
28 de fevereiro de 2023
Vinicius Palermo
Bolsas da Europa fecham mistas, com Wall Street instável
As bolsas foram influenciadas por decisões econômicas em vários países

As bolsas da Europa fecharam mistos na terça-feira, 28, na esteira do cenário instável em Wall Street, que levou os negócios locais a perderem fôlego no fim da sessão. Sinais de inflação persistente na região e balanços contribuíram para o clima de incertezas nas mesas de operações das bolsas.

Em Londres, o FTSE 100, caiu 0,74 a 7.876,28 pontos, enquanto o índice DAX, em Frankfurt, seguiu o movimento e fechou em baixa de 0,11%, a 15.365,14 pontos. O CAC 40, em Paris, cedeu 0,38%, a 7.267,93 pontos, e o FTSE MIB, em Milão, fechou em alta de 0,12%, a 27.478,37 pontos. Já em Madri, o índice Ibex 35 subiu 0,96%, a 9.403,30 pontos. Por fim, na Bolsa de Lisboa, o PSI 20 avançou 0,53%, a 6.057,20 pontos. As cotações são preliminares.

As bolsas foram influenciadas por algumas decisões. A inflação ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) acelerou na Espanha e na França, de acordo com dados divulgados hoje. Segundo análise da CMC Markets, os resultados devem levar a mais apertos dos juros por parte do Banco Central Europeu (BCE), “levando os traders a precificar uma taxa de pico do BCE de 4% pela primeira vez”.

O cenário desencadeou uma disparada nos juros de bônus públicos europeus e contribuiu para o clima de incerteza que pairou sobre as mesas de operações na região.

Analistas da AJ Bell afirmam que a bolsa de Londres enfrentou particular pressão pelo desempenho das empresas Ocado e Croda, que tiveram queda de mais de 11% e 5%, respectivamente, após seus resultados corporativos frustrarem expectativas do mercado.

Mais cedo, antes das bolsas abrirem, o instituto de estatísticas francês confirmou que o PIB do país cresceu 0,1% no quarto trimestre do ano passado, indicando desaceleração da economia da França ante o crescimento do terceiro trimestre. Em segundo plano, também está a fala da dirigente do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), Catherine Mann, que indicou que uma queda nos preços da energia pode elevar a pressão inflacionária.

Entre os destaques estão as ações da Casino, que tiveram baixa de mais de 4%, empurrando a Bolsa de Paris, após a empresa informar desaceleração das vendas no quarto trimestre. Já em Londres, a Intertek caiu quase 5%, seguindo também resultados corporativos.