Economia

BMW atinge 66% das vendas no Brasil com modelos produzidos na fábrica de Araquari

Com nove anos de operação no Brasil, a maior fábrica de veículos premium da América do Sul acaba de anunciar um aumento de 10% na produção a partir de 2024.

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28 de dezembro de 2023
BMW atinge 66% das vendas no Brasil com modelos produzidos na fábrica de Araquari
Foto: Divulgação

Prestes a completar mais um ano na liderança do segmento premium no Brasil, a BMW do Brasil atinge 66% das vendas no país com modelos produzidos na planta de Araquari, Santa Catarina. Com 9 anos de operação no Brasil, a maior fábrica de veículos premium da América do Sul acaba de anunciar um aumento de 10% na produção a partir de 2024.

O sucesso do novo BMW X1, lançado no começo de 2023, contribuiu para o aumento do percentual de produção nacional neste ano. Sonho de consumo dos brasileiros quando o assunto é SAV Premium, o modelo está prestes a completar sete anos na liderança do seu segmento. O modelo está disponível em três versões (GP, X-Line e M Sport) e com duas opções de motorização (1.5 TwinPower Turbo de 156 cv e 2.0 TwinPower Turbo de 204 cv), todas produzidas em Araquari.

Já o BMW Série 3, carro premium mais vendido do Brasil e líder no seu segmento, representa uma parte importante do volume de produção. Sozinho, o modelo é responsável por cerca de 45% das unidades produzidas em Araquari, considerando as versões nacionais 320i GP, 320i GP Sport e 320i M Sport.

Completando a lista de veículos produzidos em Araquari estão os modelos BMW X3 e X4. Carros mais potentes e tecnológicos fabricados no Brasil, a dupla é produzida nas versões xDrive30i (exclusiva para o X4) e M40i. Debaixo do capô, BMW X3 M40i e X4 M40i compartilham o mesmo propulsor. Trata-se de um motor BMW M de seis cilindros em linha, 2.998cm³, TwinPower Turbo, que rende 387cv de potência e 500 Nm de torque máximo. Além de serem os mais potentes, os modelos são, também, os carros mais rápidos produzidos no Brasil. Aceleram de 0 a 100 km/h em 4,5 s, e a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h.

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas premium e também fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. A rede de produção do BMW Group compreende mais de 30 locais de produção em todo o mundo; a empresa possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.

Em 2022, o BMW Group vendeu aproximadamente 2,4 milhões de veículos de passageiros e mais de 202.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos no exercício financeiro de 2021 foi de 16,1 bilhões de euros sobre receitas no valor de 111,2 bilhões de euros. Em 31 de dezembro de 2021, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 118.909 colaboradores.

O sucesso do BMW Group sempre foi baseado em pensamento de longo prazo e ação responsável. A empresa definiu seu rumo para o futuro desde o início e está fazendo da sustentabilidade e da eficiência de recursos o foco da direção estratégica da empresa – desde a cadeia de fornecimento, passando pela produção, até o final da fase de uso, para todos os seus produtos. A BMW Grupo lançou ainda junto com a Airbus um Desafio Global de Computação Quântica intitulado “The Quest de Mobilidade Quântica” para enfrentar os desafios mais prementes em aviação e automóvel que se mantiveram insuperáveis para Computadores clássicos.

Este desafio é o primeiro desse tipo, reunindo dois líderes globais da indústria, que aproveitará tecnologia quântica para o mundo real com aplicações industriais, desbloqueando o potencial para forjar mais soluções eficientes, sustentáveis e mais seguras para o futuro do transporte.

“Este é o momento perfeito para chamar a atenção para tecnologia e seu potencial impacto na nossa sociedade. A parceria com um líder da indústria como o BMW Group nos permite amadurecer a tecnologia como precisamos, preencher a lacuna entre a exploração científica e suas potenciais aplicações. Estamos buscando os melhores alunos da classe. Pesquisadores, start-ups, empresas ou profissionais em campo, em todo o mundo para se juntar ao nosso desafio de criar uma mudança de paradigma na forma como as aeronaves são construídas e voadas”, diz Isabell Gradert, vice-presidente de Pesquisa e Tecnologia Central da Airbus.

“Seguindo o sucesso de edições anteriores da Quantum Computing Desafios do BMW Group e da Airbus, estamos nos preparando para uma nova onda de inovação, explorando as capacidades tecnológicas para sustentabilidade e excelência operacional”, disse Peter Lehnert, vice-presidente de tecnologias de investigação do BMW Group.

A computação quântica tem o potencial de melhorar significativamente o poder computacional e permitir as operações mais complexas. No setor de transporte, essa tecnologia emergente poderia desempenhar um papel crucial na simulação de vários produtos industriais e processos operacionais, abrindo oportunidades para moldar o futuro de produtos e serviços de mobilidade.

O desafio é hospedado pelo Quantum Insider (TQI) e dividido em duas partes, uma fase de quatro meses, onde os participantes desenvolverão um quadro teórico para uma das declarações dadas, e uma segunda fase em que os finalistas selecionados implementarão e avaliarão as suas soluções. A Amazon Web Services (AWS) fornece aos candidatos uma oportunidade de executar seus algoritmos em seu quantum Amazon Braket Serviço de computação.

Um júri composto por especialistas quânticos líderes mundiais se unirá com especialistas da Airbus, BMW Group e AWS para avaliar o envio das propostas e premiação de uma equipe vencedora com um prêmio de 30 mil euros em cada um dos cinco desafios, até o final de 2024.