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Saúde

Bayer registrou lucro de 611 milhões de euros no 4º trimestre

O resultado da Bayer no quatro trimestre representa uma queda de 47,3% na comparação com igual trimestre do ano anterior.

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28 de fevereiro de 2023
Vinicius Palermo
Bayer registrou lucro de 611 milhões de euros no 4º trimestre
As vendas da Bayer aumentaram 7,9%, a 12 bilhões de euros.

A Bayer obteve lucro líquido de 611 milhões de euros (US$ 648 milhões) no quarto trimestre de 2022, informou a companhia na terça-feira (28). O resultado da empresa representa uma queda de 47,3% na comparação com igual trimestre do ano anterior, quando a empresa obteve lucro líquido de 1,16 bilhão de euros (US$ 1,30 bilhão na conversão feita no período).

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) antes de itens especiais foi de 2,46 bilhões de euros, valor 2,5% superior ao 2,40 bilhões de euros reportado no quarto trimestre de 2021.

As vendas da Bayer aumentaram 7,9%, a 12 bilhões de euros, em comparação com 11,12 bilhões de euros no quarto trimestre do ano anterior, levemente abaixo das expectativas de consenso de analistas de 12,06 bilhões de euros.

A divisão Crop Science, que inclui produtos agrícolas, registrou crescimento nas vendas no quarto trimestre, variação positiva de 11,4% em relação ao quarto trimestre do ano anterior, com incremento em todas as regiões.

A companhia disse em comunicado que o crescimento mais expressivo foi em herbicidas, que tiveram aumento de vendas nas Américas, na Europa, no Oriente Médio e na África, graças aos preços mais altos, em virtude de oferta mais apertada de produtos à base de glifosato.

Na divisão de produtos farmacêuticos, as vendas de medicamentos prescritos aumentaram mais de 1,1% em 2022, com mais de meio bilhão de euros em vendas vieram dos novos produtos da divisão: os medicamentos contra o câncer Nubeqa e Kerendia para o tratamento da doença renal crônica associada ao diabetes tipo 2, disse a Bayer.

As vendas de saúde ao consumidor também cresceram em 2022, com crescimento em todas as regiões e categorias em relação ao ano anterior, que já havia sido forte.

Para 2023, a Bayer disse que espera que os lucros sejam menores por causa dos altos aumentos de custos causados pela inflação, embora as vendas devam crescer para uma faixa de entre 51 bilhões euros a 52 bilhões de euros no ano.

“Apesar das condições adversas, 2022 foi um ano de muito sucesso para a Bayer. Atingimos as metas financeiras que levantamos em agosto”, disse o CEO Werner Baumann na terça-feira na coletiva de imprensa do balanço. Segundo ele, a empresa está ativa nas áreas certas.

“Saúde e nutrição são necessidades humanas essenciais. Nossa visão de saúde para todos, fome de ninguém é e continuará sendo da mais alta relevância, especialmente em tempos como estes.”

O fluxo de caixa livre atingiu EUR 3,111 bilhões – mais que o dobro do valor do ano anterior. Em 31 de dezembro, a dívida financeira líquida caiu 4,0% em relação ao final de 2021, para 31,809 bilhões de euros. As entradas de caixa de atividades operacionais e a venda da unidade de negócios de Ciência Ambiental para clientes profissionais foram compensadas por saídas de caixa de dividendos e efeitos cambiais negativos.

“Devido aos resultados muito bons, nós e o Conselho Fiscal propomos um dividendo de 2,40 euros na Assembleia Geral Anual. Isso corresponde a um aumento de 20% em relação ao ano anterior”, disse o diretor financeiro Wolfgang Nickl. A empresa irá pagar 2,358 milhões de euros, com 982,42 milhões de ações com direito a dividendos.

O negócio agrícola (Crop Science) alcançou um aumento de 15% nas vendas de wpb apoiado por todas as regiões, para o valor recorde de 25,169 milhões de euros. Em sementes e características de milho, a divisão aumentou sua participação de mercado e vendas (ajuste de câmbio e portfólio em 8,8 por cento).

Os aumentos de preços em todas as regiões mais do que compensaram a área reduzida na América do Norte e a receita de licenças mais baixa. As vendas dos fungicidas aumentaram em 5,2 por cento.

Os aumentos de preços, particularmente nas regiões da América Latina e Europa/Oriente Médio/África, mais do que compensaram as quedas de volume na América do Norte. Na unidade de negócios de sementes e características de soja, as vendas ficaram no mesmo nível do ano anterior. O crescimento na América Latina contrastou com o declínio dos negócios na América do Norte devido aos menores volumes de vendas.