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Aviões 737 MAX da Boeing são inspecionados por eventual falha de segurança

Os aviões 737 MAX da Boeing são inspecionados por potenciais parafusos frouxos no sistema de controle do leme de direção das aeronaves.

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28 de dezembro de 2023
Aviões 737 MAX da Boeing são inspecionados por eventual falha de segurança
Foto: Reuters

Aviões 737 MAX da Boeing são inspecionados por potenciais parafusos frouxos no sistema de controle do leme de direção das aeronaves. A Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) afirmou na quinta-feira, 28, que está “monitorando de perto” as inspeções e que avaliaria ações adicionais, em caso de descoberta de material frouxo ou faltando.

A Boeing tem solicitado a operadores de novas aeronaves para inspecionar certas hastes que controlam o movimento do leme de direção, segundo a FAA. O órgão disse que a empresa recomendou as inspeções após um operador descobrir uma haste com uma peça faltando, durante uma manutenção de rotina. A Boeing encontrou uma porca que não havia sido fixada corretamente em uma aeronave não entregue.

Grandes empresas aéreas, entre elas United Airlines e American Airlines, disseram não esperar qualquer impacto do episódio em suas operações. A American disse que concluiria as inspeções recomendadas, e a United disse apenas que a Boeing deveria comentar o caso.

Em dezembro, o Grupo Lufthansa anunciou um pedido histórico do 737 MAX para até 100 jatos que fará com que o maior grupo de companhias aéreas da Europa reintegre a família Boeing 737 em sua frota. O compromisso inclui um pedido de 40 aviões 737-8 com 60 opções.

“É uma boa decisão estratégica para o Grupo Lufthansa encomendar aeronaves Boeing 737 novamente pela primeira vez desde 1995”, disse Carsten Spohr, Presidente do Conselho Executivo e CEO da Deutsche Lufthansa AG. “Há cerca de 60 anos, a Lufthansa foi co-desenvolvedora e cliente lançadora deste modelo de sucesso global. Com as novas aeronaves 737-8, modernas, silenciosas, económicas e eficientes, estamos a fazer progressos na modernização da nossa frota e no cumprimento das nossas metas de redução de carbono CO2.”

O compromisso contínuo da Boeing em apoiar as metas de sustentabilidade de suas companhias aéreas parceiras se reflete no design eficiente do 737 MAX. O 737 MAX reduz as emissões de CO2 em 20% e tem uma pegada sonora 50% menor em comparação com aviões de gerações anteriores.

“Nosso relacionamento com o Grupo Lufthansa levou a uma série de conquistas que mudaram a indústria e estamos muito satisfeitos em ver o 737 retornar à frota original de um cliente lançador”, disse Stan Deal, presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes.

“O Grupo Lufthansa estabeleceu metas ousadas para descarbonizar as suas operações. O 737-8 ajudará o Grupo Lufthansa a cumprir essas metas de sustentabilidade com melhorias significativas no uso de combustível, emissões e impactos de ruído na comunidade, ao mesmo tempo que reduz custos para a companhia aérea.”

A Lufthansa lançou o Boeing 737 em 1967, recebendo o primeiro de 146 737 até a entrega final de um 737-300 em 1995. A companhia aérea retirou seu último 737 em 2016, ao iniciar seu programa de modernização da frota de todo o grupo.

O Grupo Lufthansa fez uma série de encomendas de fuselagem larga nos últimos anos para acelerar a substituição de aviões mais antigos. Sua carteira atual inclui pedidos de 34 aviões 787 Dreamliners, sete cargueiros 777-8 e 20 aviões 777-9.