Mundo
Avanços

Apple lança novos modelos do iPad, com foco em softwares baseados em IA

Os dois tamanhos contam com a tela mais avançada do mundo — uma nova e revolucionária tela Ultra Retina XDR com a moderna tecnologia OLED em camada dupla

Compartilhe:
07 de maio de 2024
Vinicius Palermo
Apple lança novos modelos do iPad, com foco em softwares baseados em IA
O desenvolvimento do novo iPad Pro só foi possível graças ao novo M4, o chip da Apple de última geração que representa um salto enorme em desempenho e capacidade.

A Apple apresentou na terça-feira o novo e revolucionário iPad Pro com um design fino e leve, levando a portabilidade e o desempenho a outro nível. Disponível em prateado e preto-espacial, o novo iPad Pro vem em dois tamanhos: um modelo grande de 13 polegadas e um modelo superportátil de 11 polegadas. Os dois tamanhos contam com a tela mais avançada do mundo — uma nova e revolucionária tela Ultra Retina XDR com a moderna tecnologia OLED em camada dupla, que oferece uma experiência visual inigualável.

O desenvolvimento do novo iPad Pro só foi possível graças ao novo M4, o chip da Apple de última geração que representa um salto enorme em desempenho e capacidade. O M4 conta com um novo mecanismo de tela que possibilita a suavidade, a cor e o brilho da tela Ultra Retina XDR. Com uma nova CPU, uma GPU de última geração desenvolvida com base na arquitetura do M3, e o Neural Engine mais poderoso que já criado, o novo iPad Pro é um aparelho melhor para inteligência artificial.

Os novos acessórios também realçaram as características e os recursos avançados do iPad Pro. O Apple Pencil Pro traz novas interações que elevam a experiência com esse acessório, e um novo Magic Keyboard mais fino e leve com mais recursos.

“O iPad Pro abre novas possibilidades para profissionais de diversas áreas e é perfeito para qualquer pessoa que queira ter a melhor experiência com o iPad, com a combinação das melhores telas do mundo, desempenho extraordinário dos chips mais recentes da série M e acessórios avançados — tudo em um design portátil”, afirmou John Ternus, vice-presidente sênior de Engenharia de Hardware da Apple.

O novo iPad Pro oferece 1.000 nits de brilho em tela cheia para conteúdo SDR e HDR, e pico de 1.600 nits para HDR. Nenhum outro aparelho de sua categoria atinge esse nível de alcance dinâmico extremo. A tecnologia OLED em camada dupla permite controlar a cor e a luminância de cada pixel em um nível abaixo do milissegundo, o que resulta em uma precisão do XDR jamais vista. Os pontos de luz especular em fotos e vídeos estão ainda mais brilhantes, as áreas com sombra ou pouca luz têm um nível de detalhe maior do que nunca em um iPad, e a tela responde ainda melhor ao conteúdo em movimento.

Pela primeira vez em um iPad Pro, profissionais podem escolher a nova opção de vidro nano-texture, perfeita para processos avançados que precisam de gerenciamento de cores ou para trabalhos com as condições de iluminação mais exigentes. Fabricado por meio de um processo preciso de gravação em escala nanométrica, o vidro nano-texture mantém a qualidade e o contraste da imagem enquanto dispersa a luz ambiente para reduzir o reflexo. Com a revolucionária tecnologia OLED em camada dupla, brilho extremo, contraste preciso, cores brilhantes e a opção de vidro nano-texture, a nova Ultra Retina XDR é a tela mais avançada do mundo e oferece uma experiência visual incomparável no iPad Pro.

O novo iPad Pro com M4 inclui o Neural Engine mais potente que a Apple já criou, capaz de realizar 38 trilhões de operações por segundo, o que é 60 vezes mais rápido que o primeiro Neural Engine do chip A11 Bionic da Apple. Combinado com os aceleradores de aprendizado de máquina de última geração da CPU, uma GPU de alto desempenho e maior largura de banda de memória, além de recursos inteligentes e os potentes frameworks de desenvolvimento do iPadOS, o Neural Engine transforma o novo iPad Pro em um aparelho absurdamente poderoso para a IA. No iPad Pro com M4, é possível agilizar tarefas baseadas em IA, como isolar uma pessoa do plano de fundo em um vídeo 4K com apenas um toque usando o recurso Scene Removal Mask no Final Cut Pro. Com esse avançado nível de desempenho, o Neural Engine do chip M4 é mais potente que qualquer unidade de processamento neural dos PCs atuais com IA.

O iPadOS está repleto de recursos que redefinem os limites do que é possível fazer em um iPad. O Modo de Referência permite ao iPadOS calibrar as cores da tela com precisão milimétrica, para tarefas em que cores precisas e qualidade de imagem consistente são cruciais, incluindo revisão e aprovação, gradação de cores e composição. O Organizador Visual permite trabalhar com várias janelas sobrepostas em uma única exibição, mudar o tamanho das janelas, tocar para alternar entre apps e mais. A compatibilidade com monitores externos até 6K do iPad Pro possibilita ampliar o escopo de projetos, além de usar a câmera integrada de um monitor externo para melhorar a qualidade das videoconferências. Os usuários podem contar com as poderosas funções de IA do iPad Pro e os recursos inteligentes do iPadOS, como Pesquisa Visual, captura de Texto ao Vivo e separar objeto do fundo, ou funções de acessibilidade como Legendas ao Vivo e Voz Pessoal.

O CEO Tim Cook disse que o anúncio de terça-feira marcou “o maior dia para o iPad desde o seu lançamento”.