Durante a minha graduação em educação física, trabalhei por alguns anos no teleatendimento noturno. Uma equipe com o número reduzido de pessoas, comparado com o ritmo do trabalho diurno. Eu e um ou outro colega realizávamos uma prática de exercício constante, cada um dentro de sua flexibilidade de tempo e horário. Com o fim da graduação se aproximando, minha monografia foi voltada para algo que vivi durante toda a graduação, a dificuldade que enfrentamos de manter a prática regular de exercício físico, trabalhando diariamente a noite.
Trazendo para uma realidade mais palpável, a pandemia foi um exemplo de como a prática do exercício, faz bem para o estado físico e emocional. A aderência de grande parte da população a realização de treinos e aulas online e a corrida de rua deram um salto durante o isolamento.
Quando o nosso corpo passa por um aumento de estímulos, ligados ao exercício físico, liberamos endorfina, que por sua vez traz a sensação de alívio, prazer e bem-estar.
Existe uma diferença quando falamos de atividade física e exercício físico. O exercício físico por sua vez é planejado estruturado de forma que você tenha progresso durante sua prática. O profissional de educação física é habilitado para prescrição desses exercícios. A atividade física, está voltada para realizações do nosso dia a dia. Podemos utilizar de exemplo subir escadas, atividades domésticas, que são super positivas se agregado ao exercício físico.
O nosso corpo está ligado a uma série de ações e reações. Para um dia cansativo de trabalho, estudos, afazeres do lar, nosso corpo em contra partida, no fim do dia pede uma dose de descanso. No exercício físico ou até mesmo na prática de uma atividade física regular, não é diferente no processo de ação e reação. Apresentamos melhoras que com o passar do tempo vamos relacionando a sua prática. O exercício físico fortalece a nossa musculatura e estimula o processo de produção de cálcio para os ossos, consequentemente nos dando força muscular. Com a quantidade certa de estímulos e dieta balanceada, temos a redução de peso e melhora do sistema cardiorrespiratório, o que chamamos de folego do dia a dia.
Um estudo público pela Livraria Nacional de Medicina nos EUA, avaliou 36 praticantes de exercício físico regular, que por sua vez impulsionaram os ânimos de energia no organismo. É o que chamamos de recompensa pós treino, aquela sensação de alívio, relaxamento pós alongamento da prática, aumenta os nossos níveis de energia para começar o dia e os regula, trazendo uma qualidade de sono maior.
O exercício por diversas vezes já foi apontado pela área de medicina como remédio, traz benéficos no combate a doenças crônicas, reduz os níveis de obesidade, melhora o aspecto de nossa pele e traz uma sensação de alívio e bem-estar.
É grande o número de pessoas que estão em busca do ...
Em meio a uma rotina cada vez mais corrida, com compromissos ...
Desde os primeiros dias de vida o leite tem um papel ...
Na infância o corpo e até mesmo a mente encontram-se em ...