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Ford lança nova estratégia para carros elétricos

O plano inclui ajustar o roteiro de veículos da empresa na América do Norte para oferecer uma gama de opções de eletrificação

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21 de agosto de 2024
Vinicius Palermo
Ford lança nova estratégia para carros elétricos
No seu portfólio totalmente elétrico, a Ford dará prioridade à introdução de um novo carro comercial digitalmente avançada em 2026

A Ford anunciou medidas adicionais para proporcionar um negócio de veículos elétricos rentável, eficiente em termos de capital e crescente, e adicionar ainda mais opções de propulsão para clientes que geram menores emissões de CO2.

O plano inclui ajustar o roteiro de veículos da empresa na América do Norte para oferecer uma gama de opções de eletrificação projetadas para acelerar a adoção pelos clientes – incluindo preços mais baixos e autonomias mais longas.

No seu portfólio totalmente elétrico, a Ford dará prioridade à introdução de um novo carro comercial digitalmente avançada em 2026, seguida de duas novas pick-ups avançadas em 2027 e de outros veículos futuros acessíveis. A Ford também realinhou o seu plano de fornecimento de baterias nos EUA para reduzir custos, maximizar a utilização da capacidade e apoiar a produção atual e futura de veículos elétricos.

“Estamos comprometidos em inovar na América, criando empregos e entregando novos veículos elétricos e híbridos incríveis que fazem uma diferença real na redução de CO2”, disse o presidente e CEO da Ford, Jim Farley.

“Aprendemos muito como a segunda marca de veículos elétricos dos EUA sobre o que os clientes desejam e valorizam, e o que é necessário para combinar o que há de melhor no mundo com um design econômico, e construímos um plano que oferece aos nossos clientes o máximo de escolha e aproveita nossos pontos fortes.

O mercado de veículos eléctricos está a evoluir rapidamente à medida que os concorrentes chineses aproveitam estruturas de custos vantajosas, incluindo integração vertical, engenharia de baixo custo, tecnologia avançada de baterias multienergéticas e experiências digitais para expandir a sua quota de mercado global.

Além disso, os actuais consumidores de veículos eléctricos estão mais preocupados com os custos do que os primeiros a adotá-los, olhando para os veículos eléctricos como uma forma prática de poupar dinheiro em combustível e manutenção, bem como tempo ao carregar em casa.

Isto, juntamente com inúmeras novas opções de veículos elétricos que chegarão ao mercado nos próximos 12 meses e com o aumento dos requisitos de conformidade, ampliou as pressões sobre os preços. Esta dinâmica sublinha a necessidade de uma estrutura de custos globalmente competitiva, ao mesmo tempo que é seletiva em relação aos segmentos de clientes e produtos, para garantir um crescimento rentável e eficiência de capital.

“Estamos comprometidos em criar valor a longo prazo através da construção de um negócio competitivo e rentável”, disse John Lawler, vice-presidente e diretor financeiro da Ford. “Com a compressão de preços e margens, tomamos a decisão de ajustar nosso roteiro de produtos e tecnologia e nossa pegada industrial para atingir nossa meta de alcançar um EBIT positivo nos primeiros 12 meses de lançamento para todos os novos modelos.”

Além de ajustar a cadência de lançamentos de produtos e realinhar o fornecimento de baterias, a Ford planeia agora aproveitar tecnologias híbridas para os seus próximos SUVs de três filas. Como resultado desta decisão, a empresa assumirá um encargo especial não monetário de cerca de 400 milhões de dólares pela amortização de certos activos de produção específicos de produtos para os SUVs totalmente eléctricos de três filas anteriormente planeados, que a Ford deixará de produzir. Essas ações também podem resultar em despesas adicionais e dispêndios de caixa de até US$ 1,5 bilhão e a empresa refletirá aquelas no trimestre em que forem incorridas, como um item especial.

Lawler disse que um importante facilitador para melhorar a lucratividade é acelerar o mix de produção de baterias nos EUA que se qualificará para o Crédito Fiscal de Manufatura Avançada. Além disso, dadas as opções de propulsão e a crescente procura de híbridos, o conjunto anual de despesas de capital da Ford dedicadas a veículos eléctricos puros diminuirá de cerca de 40% para 30%.

O lançamento da próxima geração de veículos eléctricos da Ford começa com uma carrinha comercial que será montada na fábrica de montagem da Ford em Ohio a partir de 2026.

A Ford tem uma forte presença de veículos elétricos comerciais, liderada pela E-Transit, que é a van elétrica mais vendida na América, adequada para empresas de todos os tamanhos. Os clientes comerciais estão a migrar mais rapidamente para veículos eléctricos, pois valorizam o custo total de propriedade e os benefícios de produtividade que os veículos eléctricos podem proporcionar. Para eles, veículos, software e soluções de carregamento são ferramentas, e eles querem as melhores ferramentas para o trabalho e seus resultados financeiros, seja um E-Transit ou um F-150 Lightning Pro.

Em 2022, a Ford estabeleceu uma equipe skunkworks na Califórnia focada em mudar a abordagem da empresa para o desenvolvimento de veículos da próxima geração e dobrar a curva de custos dos veículos elétricos. A equipe adota uma abordagem de integração de sistemas em design, engenharia, cadeia de suprimentos e fabricação para repensar fundamentalmente o veículo completo. Gerida para reduzir custos e complexidade, a abordagem irá aprofundar a cadeia de abastecimento e comparar os custos com os melhores concorrentes do mundo.

“Recrutamos os profissionais tecnicamente mais qualificados e criativos de dentro e de fora da Ford para impulsionar uma mudança radical na forma como desenvolvemos um veículo elétrico”, disse Farley. “O trabalho desta equipe altamente talentosa evoluiu para um facilitador crítico da nossa estratégia de veículos elétricos. Esses veículos elétricos terão custo mais baixo e não serão comprometidos de forma alguma.”

O primeiro veículo acessível desta nova plataforma será uma picape elétrica de médio porte, lançada em 2027, que deverá atender aos clientes que desejam mais pelo seu dinheiro – mais autonomia, mais utilidade, mais usabilidade. 

Com uma estrutura de custos de veículos elétricos globalmente competitiva, a plataforma foi projetada com complexidade mínima para escalar rapidamente, sustentando vários estilos de veículos – tanto para clientes comerciais como de varejo. Foi concebido para proporcionar experiências digitais personalizadas e expansíveis, sempre atualizadas e baseadas nas melhores funcionalidades da Ford, como o BlueCruise e o Ford Pro Telematics. Isto aumentará a base instalada de software e serviços – melhorando a combinação de receitas fixas e lucrativas da Ford ao longo do tempo.

A próxima geração de camiões eléctricos da Ford irá basear-se na herança centenária de liderança em camiões da empresa e no camião eléctrico mais vendido nos EUA, o F-150 Lightning.

A Ford está reprogramando o lançamento de seu inovador caminhão elétrico de codinome “Projeto T3” para o segundo semestre de 2027. Aproveitando todos os aprendizados dos clientes do F-150 Lightning, o caminhão oferecerá recursos e experiências nunca vistos em nenhum caminhão Ford, incluindo capacidade de carregamento bidirecional atualizada e aerodinâmica avançada. O caminhão será montado no Tennessee Electric Vehicle Center da BlueOval City.

Reprogramar o lançamento permite que a empresa utilize tecnologia de bateria de baixo custo e aproveite outras inovações de custo enquanto o mercado continua a se desenvolver.

Para algumas aplicações comerciais e para veículos maiores, o custo da bateria de um veículo 100% eléctrico continua a ser um desafio.

Portanto, a Ford desenvolverá uma nova família de SUVs eletrificados de três fileiras que incluirá tecnologias híbridas que podem oferecer eficiência inovadora, benefícios de desempenho e reduções de emissões em comparação com veículos a gás puro e ampliar a autonomia do veículo em viagens rodoviárias em relação aos veículos puramente elétricos.

Além disso, a próxima geração da picape Super Duty da série F terá uma gama de opções de propulsão, aproveitando a liderança de vendas de caminhões híbridos da Ford com o F-150 e o Maverick.

“Como líderes globais em picapes, estamos preparando esta valiosa franquia em todos os tamanhos com opções de propulsão híbrida, elétrica e outras opções de propulsão eletrificada, oferecendo aos clientes individuais e às empresas opções com base em como eles usam seus caminhões”, disse Farley.

Utilização inteligente da capacidade e localização são fundamentais para alcançar reduções de custos

A Ford realinhou o fornecimento de baterias para apoiar veículos elétricos e outras aplicações emergentes de veículos eletrificados para desbloquear reduções de custos, melhorar a eficiência de capital e se qualificar para a produção da Lei de Redução da Inflação e créditos fiscais ao consumidor.

“Um veículo elétrico acessível começa com uma bateria acessível”, disse Farley. “Se você não é competitivo no custo da bateria, você não é competitivo.”