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WhatsApp pode ganhar ‘voz’ por IA para conversar diretamente com os usuários

A ideia é simples: o usuário poderá fazer perguntas ao WhatsApp, as quais serão respondidas também por voz.

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09 de agosto de 2024
Vinicius Palermo
WhatsApp pode ganhar ‘voz’ por IA para conversar diretamente com os usuários
A atualização está disponível para a versão beta para iOS 24.16.10.70, ainda em desenvolvimento para aparelhos Apple.

O WhatsApp poderá ter sua própria voz em breve. De acordo com o site WaBetaInfo, o mensageiro está testando algumas novas funções em sua versão beta, entre elas, a possibilidade de conversar por voz com a Meta AI, plataforma de inteligência artificial da empresa.

A ideia é simples: o usuário poderá fazer perguntas ao WhatsApp, as quais serão respondidas também por voz. A atualização está disponível para a versão beta para iOS 24.16.10.70, ainda em desenvolvimento para aparelhos Apple.

Além disso, será possível escolher se a resposta a ser fornecida pela Meta AI será completa e mais longa, com detalhes e complexidade, chamada de full, ou mais curta e resumida, ou brief. De acordo com o site, também haverá a opção de desativar a resposta por voz, escolhendo retornos via texto.

A ideia é que as respostas dadas pelo WhatsApp sejam faladas de forma natural e veloz. O objetivo é facilitar a interação entre o usuário e a Meta AI.

Será possível ainda escolher em qual voz a inteligência artificial falará, dentro uma gama de alternativas. A meta é tornar a experiência ainda mais personalizada, afirma o site WABetaInfo, mas não ficou claro como serão as vozes produzidas pela IA.

No futuro, pode ser possível aproveitar conversas com a IA sem usar as mãos, cumprindo tarefas e tirando dúvidas de modo rápido e versátil por meio do uso da voz.

A Meta AI vai escutar o usuário de forma contínua quando o chat com o robô for aberto. Sair da conversa significará o fim da troca, a não ser que se opte pelas respostas via texto. Será possível ainda receber uma confirmação de que a inteligência artificial deixou de ouvir o que o usuário diz.

É importante lembrar que, em lugares como o Brasil e a União Europeia, a Meta tem encontrado problemas para implantar sua IA. Isso se deve a questões legislativas ligadas a assuntos como privacidade e segurança.

Em solo nacional, a empresa foi forçada a suspender os recursos de inteligência artificial generativa em suas redes sociais como resposta a uma decisão da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). Isso porque, de acordo com a autoridade, havia indícios de violação à Lei Geral de Proteção de Dados.

Assim, pode levar certo tempo até que as novidades ligadas à inteligência artificial generativa sejam implementadas no Brasil, a não ser que as questões com as autoridades nacionais sejam resolvidas em breve.

O Instagram anunciou também que fará das visualizações sua principal ferramenta de métrica em todos os seus formatos, dos Reels até Stories e publicações no feed. A mudança vai ser efetivada nas próximas semanas.

De acordo com o chefe da rede social, Adam Mosseri, a mudança é para facilitar a perspectiva de popularidade de determinado post, independentemente do formato em que foi publicado. Conforme explica Mosseri, é importante diferenciar visualização de alcance, uma vez que a mesma pessoa pode assistir ao mesmo conteúdo diversas vezes.

Em outras palavras, hoje, tudo no Instagram gira em torno do alcance. Até a mudança anunciada, a rede social não media se alguém viu certo post, apenas se o recebeu ou quantas foram alcançadas. Agora, será possível contabilizar quantas vezes as publicações foram vistas.

“Por muito tempo, você conseguia ver quantas reproduções um Reels recebe. Vamos evoluir isso e fazer uma consistência em todos os tipos de conteúdo, como fotos, carrosséis, Stories e Reels”, declarou Adam Mosseri em um vídeo publicado na plataforma da Meta. “Agora, estamos calculando da mesma forma em fotos, carrosséis, Stories e Reels.”

Isso não significa que o alcance deixará de ter valor, diz o CEO. Afinal, junto com o número de views, é “provavelmente a métrica mais importante” para pessoas que tentam entender quão bem-sucedidas as suas publicações estão sendo na plataforma.

Essa mudança já havia sido aplicada ao Threads, o app de microblog lançado em 2023 pela Meta para competir com o X. Sob a gestão de Elon Musk, o X já havia implementado a contabilização de visualizações.