Mundo
Estados Unidos

Candidato oficial à presidência, Trump escolhe J.D. Vance como vice

A formalização do resultado das prévias do partido ocorreu durante o primeiro dia da Convenção Nacional Republicana.

Compartilhe:
16 de julho de 2024
Vinicius Palermo
Candidato oficial à presidência, Trump escolhe J.D. Vance como vice
No passado, o senador J.D. Vance já foi um opositor de Donald Trump, tendo-o criticado em termos ácidos, mas se tornou um de seus defensores mais ferrenhos.

O primeiro dia da Convenção Nacional do Partido Republicanos dos Estados Unidos contou com dois importantes anúncios. O primeiro deles, já esperado, é a oficialização do ex-presidente Donald Trump como candidato do partido à presidência dos Estados Unidos. A formalização do resultado das prévias do partido ocorreu durante o primeiro dia da Convenção Nacional Republicana.

O ex-presidente, que sofreu atentado no sábado, também anunciou a escolha de J.D. Vance para ser o vice-presidente de sua chapa à Casa Branca. James David Vance é um senador republicano pelo estado de Ohio.

“Após longas deliberações e reflexões, e considerando os enormes talentos de muitos outros, decidi que a pessoa mais adequada para assumir o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos é o senador J.D. Vance, do estado de Ohio”, disse Trump em post de sua rede social, Truth Social.

J.D Vance é o mais jovens entre os políticos que eram cotados como vice da chapa; tem 39 anos e nasceu em Middletown, Ohio. Se formou em direito pela Universidade Estadual de Ohio e pela Faculdade de Direito de Yale.

O senador serviu no Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA e também é autor do livro autobiográfico Hillbilly Elegy, posteriormente transformado em filme pela Netflix.

No passado, o senador já foi um opositor de Donald Trump, tendo-o criticado em termos ácidos, mas se tornou um de seus defensores mais ferrenhos.

O presidente Joe Biden se pronunciou sobre Vance após o anúncio de Trump: “Sobre J.D. Vance, é o seguinte: ele fala muito sobre os trabalhadores. Mas agora, ele e Trump querem aumentar os impostos das famílias de classe média enquanto promovem mais cortes de impostos para os ricos”, disse Biden em publicação no X (antigo Twitter).

O atual presidente dos EUA, Joe Biden, é o vencedor das prévias democratas. Por isso, ele é, até o fechamento desta edição, o candidato do partido. Há, no entanto, pressão para que Biden desista da corrida e deixe um novo político assumir a candidatura democrata para a Casa Branca.

Sobre o anúncio de J.D. Vance, o Partido Democrata também se manifestou, chamou J.D. Vance de extremista e “ultra-MAGA”, se referindo ao slogan “Make America Great Again” (“Faça os EUA Grandes Novamente”, em português). A publicação no X (antigo Twitter) foi apagada minutos depois.

Investigação

A juíza federal que preside o processo sobre documentos confidenciais do ex-presidente dos EUA Donald Trump na Flórida rejeitou a acusação devido a preocupações com a nomeação do promotor que abriu o caso.

A juíza distrital Aileen Cannon concedeu a moção da defesa para encerrar o caso nesta segunda-feira, 15, anulando um processo que, na época em que foi instaurado, era visto como a mais perigosa das múltiplas ameaças legais que Trump enfrenta.

Os advogados de Trump argumentaram que o procurador especial Jack Smith foi nomeado ilegalmente, em violação da cláusula de nomeações da Constituição, de que seu escritório foi financiado indevidamente pelo Departamento de Justiça.

A equipe de Smith contestou vigorosamente o argumento durante as audiências perante Cannon no mês passado.

Um porta-voz da equipe de Smith não retornou imediatamente um pedido de comentários, e a equipe de Trump não fez comentários imediatos.