A Volkswagen reduziu sua projeção de vendas para este ano, com o argumento de que o possível fechamento de uma fábrica de veículos elétricos da marca Audi em Bruxelas, capital da Bélgica, poderá ter um efeito significativo no resultado da montadora alemã.
A empresa cortou sua previsão para o retorno operacional sobre vendas em 2024 para uma faixa de 6,5% a 7%, devido à questão da fábrica belga e despesas inesperadas de cerca de 2,6 bilhões de euros. A expectativa anterior era de 7% a 7,5%. A Volkswagen deve publicar balanço financeiro do primeiro semestre em 1 de agosto.
A empresa iniciou ainda nesta semana a produção da Nova Amarok, na fábrica de General Pacheco, na Argentina, e revelou as primeiras imagens da picape. Nascida em 2009, a bruta teve trajetória de sucesso em seus 15 anos de presença no mercado. Foram mais de 740 mil unidades produzidas, das quais 64% foram dedicadas para exportação.
“Quem já teve a experiência de dirigir uma Amarok sabe como a entrega de dirigibilidade e potência são características exclusivas da Volkswagen e se assemelham a um SUV. Com a Nova Amarok, vamos reforçar essa marca registrada do carro, o nosso compromisso com a região e abrir uma nova etapa para a Amarok, ainda mais moderna, segura e pronta para qualquer aventura”, comenta Alexander Seitz, Chairman Executivo da Volkswagen Região América do Sul.
O Centro Industrial Pacheco foi selecionado entre as 122 fábricas do mundo para fabricar a primeira picape média do Grupo Volkswagen globalmente. Foram produzidas versões com diversas configurações, incluindo cabine simples e cabine dupla, motores 2.0 e 3.0 litros, transmissões manuais e automáticas, além de dezenas de versões de equipamentos adaptados a todas as necessidades. Também foram fabricadas mais de 120 mil unidades com volante do lado direito, destinadas aos mercados da Oceania, África e América Central.
Em 2016 foi apresentada a segunda geração da Amarok, reforçando o sucesso do seu antecessor. Essa versão introduziu as variantes V6, o motor mais potente a ser comercializado no mercado local em picapes médias, e que colocou a Amarok à frente do segmento.
A chegada da Nova Amarok será mais um marco na história da Volkswagen do Brasil e da região.
“É uma grande alegria iniciarmos a produção da nova geração da Amarok em nosso Centro Industrial Pacheco”, disse Marcellus Puig, Presidente e CEO do Grupo Volkswagen Argentina. “É um orgulho testemunhar a renovação e o crescimento da nossa picape icônica ao longo desses 15 anos. A chegada desse novo produto mostra nosso firme compromisso com a produção e exportação no País, apostando no futuro do Grupo e no desenvolvimento de nossa marca na Argentina”, acrescentou.