A Latam anunciou a ampliação da quantidade de voos da sua rota entre Santiago, no Chile, e Melbourne, na Austrália, durante o período de dezembro deste ano a março de 2025. O trajeto, que atualmente tem três viagens semanais, passará a ter quatro.
A rota Santiago-Melbourne será operada a partir de 1º de dezembro por um Boeing 787-9 aos domingos, segundas, terças e quintas-feiras. De acordo com a companhia aérea, a expectativa é que, com a adição dos novos voos, sejam transportados cerca de 37 mil passageiros na temporada de verão, sendo aproximadamente quatro mil em viagens com saída ou destino no Brasil.
Os clientes brasileiros poderão fazer viagens para a cidade australiana com conexão na capital chilena e duração média total de 22 horas, por meio dos aeroportos nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis, Belo Horizonte e Brasília.
No mês passado, a Latam anunciou a inauguração da rota entre Lima, no Peru, e Montego Bay, na Jamaica, para 1º de dezembro. A companhia aérea estima que aproximadamente 45 mil passageiros passarão pelo trajeto no primeiro ano, dos quais cerca de 4 mil devem fazer a rota Brasil-Jamaica.
A empresa vai operar os voos às quintas, sábados e domingos em aeronaves Airbus A320, com capacidade para mais de 170 passageiros, e A319, com capacidade para cerca de 140 viajantes
No Brasil, os voos serão operados principalmente dos aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, e Galeão, no Rio de Janeiro, em viagens com conexão na capital peruana e duração média de 11 horas.
A companhia também vai retomar, no dia 27 de outubro, sua rota direta mais longa, com voos diretos entre Santiago, no Chile, e Sidney, na Austrália. O novo trajeto de 11,3 mil quilômetros será feito em cerca de 15 horas, reduzindo quatro horas em relação à duração do voo que faz escala em Auckland, na Nova Zelândia, segundo a Latam.
As viagens vão acontecer às terças, quintas, sábados e domingos. A empresa calcula transportar mais de 200 mil passageiros por ano.
A Latam opera atualmente a maior malha aérea da sua história no Brasil, com voos para mais de 50 aeroportos em território nacional. Na prática, lidera a aviação brasileira desde 2021 (em RPK), segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O índice calculado pela agência, considera a quantidade de passageiros por quilômetro transportados pela empresa sobre o volume de passageiros por quilômetro transportados por todas as companhias aéreas que operam no País.
Somente em 2023, quando transportou 33 milhões de passageiros domésticos no Brasil, a Latam viu crescer em 8% a sua operação em todo o território nacional, na comparação com 2022. O avanço tem uma razão: no último ano, 15 dos 17 novos aviões recebidos direto de fábrica pelo grupo foram direcionados para a sua operação brasileira.
Em 2024, a Latam prevê a chegada de mais aviões e um novo crescimento de 8% a 10% na sua operação doméstica no Brasil, na comparação com 2023. Na prática, serão adicionados no País mais de 3 milhões de assentos da companhia no ano.
Na operação internacional, a Latam também liderou o mercado brasileiro em maio de 2024, com participação de 24%. Atualmente, é a empresa aérea que mais transporta turistas ao Brasil, com voos próprios a partir de 90 aeroportos no exterior. Em novembro de 2023, a Latam e a Embratur assinaram um acordo de cooperação técnica para promover o País internacionalmente.