Economia
Reciclagem

M.Dias Branco registrou lucro de R$ 154,9 milhões no 1º trimestre

O resultado 121,6% maior na comparação com igual período de 2023, quando a empresa reportou lucro líquido de R$ 69,9 milhões.

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14 de maio de 2024
Vinicius Palermo
M.Dias Branco registrou lucro de R$ 154,9 milhões no 1º trimestre
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) atingiu R$ 277,3 milhões, recorde para o período

A fabricante de alimentos M. Dias Branco apresentou lucro líquido de R$ 154,9 milhões no primeiro trimestre deste ano. O resultado 121,6% maior na comparação com igual período de 2023, quando a empresa reportou lucro líquido de R$ 69,9 milhões. O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) atingiu R$ 277,3 milhões, recorde para o período, avanço de 59,6% frente aos R$ 173,7 milhões do primeiro trimestre do ano anterior.

A margem Ebitda ficou em 13%, ante 7% de um ano antes, alta de seis pontos porcentuais. A alavancagem da empresa (relação entre dívida líquida e Ebitda) ficou em 0,1 vez, ante 1,6 vez negativa reportada em igual período de 2023.

Já a receita líquida recuou 13,9% na mesma base comparativa, alcançando R$ 2,140 bilhões, ante R$ 2,486 bilhões do primeiro trimestre de 2023. O recuo de 1,4% no volume comercializado e a queda de 12,6% no preço médio dos produtos na comparação anual do período pesaram sobre a receita da companhia. A empresa destacou, em comunicado a investidores, que o faturamento foi afetado pela interrupção programada das operações para substituição de sistema de gestão no início de janeiro, o que foi normalizado em fevereiro.

As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, bloco chamado pela companhia de “região de ataque”, apresentaram recuo de 16,1% na receita líquida na mesma base comparativa, enquanto a “região de defesa”, formada pelas regiões Norte e Nordeste, obteve queda de 12,9% na receita. Do montante total da receita líquida, R$ 44,9 milhões vieram da receita da empresa no exterior, o que inclui exportações e a operação no Uruguai, queda de 4,9% ante o primeiro trimestre do ano anterior.

Quanto ao avanço do lucro líquido, a companhia afirmou que o resultado é fruto da expansão do Ebitda, recorde no trimestre, e da melhora do resultado financeiro. A M. Dias Branco destacou ainda que foi o segundo trimestre consecutivo de caixa líquido de 0,1 vez, atribuindo o desempenho à melhora sequencial dos resultados e da forte geração de caixa. A companhia encerrou o primeiro trimestre deste ano com R$ 2,17 bilhões em caixa.

A M. Dias Branco, em parceria com a Valgroup, apresentou o seu novo pacote para o Cream Cracker Vitarella, composto por plásticos reciclados, que antes não tinham a reciclagem como destino final.

A parceria resultou no desenvolvimento de uma solução para o envoltório feito em BOPP monomaterial, utilizando resina pós-industrial proveniente do processo Deink de destintamento, delaminação e desmetalização de plásticos, dando nova vida aos materiais que não poderiam ser recuperados.

“Definimos metas ambiciosas de ESG para toda a empresa. Ao apoiarmos este projeto, reafirmamos que é possível cuidar do planeta enquanto buscamos o crescimento sustentável nos negócios. Optamos por destacar a Vitarella nesta iniciativa, uma das mais de 20 marcas da M. Dias Branco, reconhecendo a importância de promover ações sustentáveis ligadas à marca de biscoitos com maior volume de vendas no Brasil. Estamos em uma jornada contínua em direção a um mundo mais sustentável, onde cada ação é significativa e cada pequeno passo nos aproxima de um futuro melhor para todos”, disse Thiago Teixeira, Gerente Corporativo Suprimentos. 

A partir da Agenda Estratégica ESG, relançada em 2022 e intitulada de “Nossos Compromissos 2030”, a líder nacional em massas e biscoitos lançou um conjunto de 18 metas públicas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, para serem atingidas até 2030. Algumas das metas incluem o uso de materiais plásticos recicláveis, compostáveis e/ou biodegradáveis em 100% das embalagens plásticas e reduzir a zero a quantidade de resíduos enviados para aterros em todas as suas operações.

“A inovação com tecnologias disruptivas em reciclagem faz parte de uma jornada que começou há muitos anos, em uma empresa que sempre teve em seu DNA a sustentabilidade e a inovação. Todos os esforços e projetos da Valgroup, ao longo dos últimos anos, foram concebidos e realizados sempre com a circularidade em foco. Essa parceria com a M. Dias Branco reforça nossa decisão em promover a economia circular para os plásticos.” – declara Eduardo Berkovitz – Diretor de Relações Institucionais e Compliance da Valgroup.