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Corredor humanitário

Porto Alegre derruba passarela e usa pedregulhos para acesso a Canoas

A prefeitura de Porto Alegre fez a demolição da passarela junto ao Túnel da Conceição, utilizada por pedestres para chegar à rodoviária, na sexta-feira, 10.

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11 de maio de 2024
Vinicius Palermo
Porto Alegre derruba passarela e usa pedregulhos para acesso a Canoas
A prefeitura de Porto Alegre faz a demolição da passarela

A prefeitura de Porto Alegre fez a demolição da passarela junto ao Túnel da Conceição, utilizada por pedestres para chegar à rodoviária, na sexta-feira, 10. A decisão foi anunciada na quinta-feira, 9, para viabilizar a criação de um “corredor humanitário”, a fim de permitir a passagem de caminhões, tanques e outros veículos de grande porte entre a capital do Rio Grande do Sul e a vizinha Canoas, duas das cidades mais afetadas pela enchente e a chuva extrema no Estado.

“A comida tem de chegar, a ambulância tem de passar, o Exército tem de passar. Vai ser um corredor que salva vidas”, declarou o prefeito, Sebastião Melo (MDB) durante coletiva de imprensa. A previsão é que o acesso alternativo comece a ser utilizado ainda na sexta ou no sábado, 11.

A medida envolve a criação de uma pista única de acesso provisória, com a colocação de pedras rachão e brita em cerca de 300 metros da Avenida Castelo Branco, que está parcialmente encoberta pela inundação. O novo caminho será uma rota logística de veículos de apoio à crise ambiental e humanitária, inclusive para o acesso a hospitais e circulação de alimentos e remédios.

A implantação do corredor humanitário começou na quarta-feira, 8. Como terá um único sentido, a pista provisória irá funcionar de forma alternada, com orientações de agentes de trânsito. A princípio, não será destinada à circulação de automóveis da população em geral.

Caminhões e veículos com doações e itens de primeira necessidade têm enfrentado engarrafamentos para trafegarem de uma cidade à outra, pela RS-118. A previsão é que a via alternativa esteja pronta até o fim da sexta-feira, 10, com a demolição da passarela pela manhã. Há diversas vias e rodovias com bloqueios no Estado, o que tem dificultado a circulação de itens essenciais e a prestação de socorros e engarrafado os poucos caminhos disponíveis.

O balanço mais recente aponta mais de 1,9 milhão de impactos em 435 dos 497 municípios gaúchos. Ao menos, 69,6 mil pessoas estão em abrigos e 337,1 mil estão desalojadas, de acordo com a Defesa Civil.

A inundação segue na Grande Porto Alegre, assim como tem avançado sobre municípios na região sul, no entorno da Lagoa dos Patos. Há preocupação com o retorno da chuva intensa e a onda de frio esperados a partir desta sexta.

Cidades estão em estado de calamidade. Há falta de insumos e remédios variados, além da escassez de mantimentos nos mercados e dificuldade para o acesso à água potável e energia. A situação tem causado uma fuga em massa para o litoral nos últimos dias.

Apesar das dificuldades, o volume de recursos que os bancos já doaram à população do Rio Grande do Sul chegou a R$ 126 milhões, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Os recursos foram destinados ao auxílio no socorro aos afetados pelas enchentes que atingem o Estado.
Os números se referem a Itaú Unibanco, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Santander Brasil, BTG Pactual, Safra, UBS e Pine.

Na área social, os bancos estão direcionando doações à campanha SOS Rio Grande do Sul, firmando parcerias com organizações não-governamentais (ONGs) para o envio de recursos e itens de primeira necessidade, e também para estimular doações por parte dos clientes. As instituições também estão fazendo alertas contra golpes na ajuda às vítimas.

Na frente de negócios, os bancos tomaram medidas como a flexibilização de prazos para o pagamento de crédito, abriram frentes de renegociação, suspenderam cobranças nos contratos com atraso curto, e as negativações de clientes que estão com atrasos de até 15 dias. Nos financiamentos habitacionais, as negativações foram suspensas para atrasos de até três meses, sob solicitação dos mutuários.

A Febraban orienta que os clientes dos bancos no Rio Grande do Sul priorizem o atendimento através dos canais digitais dos bancos, para evitar deslocamentos diante das dificuldades de mobilidade.