País
Eleições

Lula faz elogios a João Campos, na expectativa de articulação para chapa

“Pense num menino esperto, jeitoso, pense num cabra jeitoso, está seguindo o caminho do pai, daqui a pouco está melhor”, afirmou o petista

Compartilhe:
06 de abril de 2024
Vinicius Palermo
Lula faz elogios a João Campos, na expectativa de articulação para chapa
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, fez elogios ao prefeito de Recife, João Campos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez elogios ao prefeito de Recife, João Campos (PSB), em meio à expectativa de o chefe do Executivo articular um nome para compor a chapa do prefeito à reeleição. Segundo Lula, João Campos terá um “futuro político excepcional”.

“Pense num menino esperto, jeitoso, pense num cabra jeitoso, está seguindo o caminho do pai, daqui a pouco está melhor”, afirmou o petista em evento de assinatura de ordens de serviço para construção de encostas em Recife na sexta-feira, 5. João Campos participou do evento ao lado do presidente.

João Campos é filho do ex-governador Eduardo Campos, que morreu em agosto de 2014 vítima de um acidente de avião em Santos (SP) durante a campanha à Presidência. “Minha relação com o Eduardo era uma coisa muito forte”, comentou Lula. “Eduardo trabalhava muito com projeto, e levava as coisas… E assim é o João, acho que mais esperto, porque aprendeu do pai e da mãe”, acrescentou.

João Campos foi eleito prefeito de Recife em 2020. No pleito, se mostrou o mais jovem prefeito eleito em uma capital e também o mais novo a atingir o cargo na história da maior cidade de Pernambuco. “Com essa idade, ele tem um futuro político excepcional e sabe que tem que trabalhar e fazer as coisas corretas”, disse o petista. “Ter um presidente e um governo que são parceiros ajuda muito”, acrescentou Lula.

O presidente visitou as obras da Ferrovia Transnordestina, em Iguatu, no Ceará. Ela está com 61% das obras concluídas. Ao discursar, Lula se comprometeu a trabalhar pela conclusão do empreendimento, iniciado em seu primeiro mandato, em 2006, e destacou a sua importância na geração de empregos e barateamento do custo do frete.

A empresa privada Transnordestina Logística S/A (TLSA), do Grupo CSN, é a responsável pela construção e operação da ferrovia e prevê que ela seja entregue até o primeiro trimestre de 2027.

A Ferrovia Transnordestina – com 1.206 quilômetros – ligará o sertão do Piauí, a partir da cidade de Eliseu Martins, ao porto de Pecém, no Ceará, passando por 53 cidades. O empreendimento é estratégico para o transporte de grãos, minérios, fertilizantes e combustíveis e deverá atuar com três terminais de carga no Ceará.

A infraestrutura logística atenderá, entre outros, o escoamento de grãos da região do Matopiba, formada pelo estado do Tocantins e partes do Maranhão, Piauí e Bahia, reduzindo o custo e dando mais competitividade à produção brasileira no mercado externo.

A Transnordestina é um dos projetos prioritários do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e recebeu, em 2023, investimento de R$ 269 milhões. O empreendimento gera 3,8 mil empregos diretos e indiretos, sendo mais de 90% de mão de obra local.