Economia
Inovação

BMW apresenta experiência digital na CES 2024

O BMW Group está demonstrando projetos de desenvolvimento inovadores que oferecem uma visão do futuro.

Compartilhe:
08 de janeiro de 2024
Vinicius Palermo
BMW apresenta experiência digital na CES 2024
A oferta opcional “BMW Digital Premium” permite que os clientes BMW Operating System 9 acessem uma ampla gama de produtos da BMW ConnectedDrive Store.

A experiência digital no carro do presente e do futuro é o tema dominante da presença do BMW Group na CES 2024. Novos produtos de infoentretenimento para o atual portfólio de modelos da BMW serão mostrados no evento. Ao mesmo tempo, o BMW Group está demonstrando projetos de desenvolvimento inovadores que oferecem uma visão do futuro.

Os visitantes podem comandar remotamente um BMW iX e guiá-lo pelo local da exposição, descobrir como passageiro o potencial oferecido pelos óculos de realidade aumentada durante uma viagem e experimentar uma nova capacidade generativa de IA do BMW Intelligent Personal Assistant alimentado pelo Alexa large language model (LLM), permitindo respostas rápidas e sobre como fazer sobre os recursos do veículo.

“BMW é sinônimo de máquina de direção definitiva e experiência digital definitiva”, afirma Frank Weber, Membro do Conselho de Administração e Desenvolvimento do BMW Group. “Na CES estamos mostrando mais conteúdo, mais customização e mais jogos. Tudo isso é sustentado pelo nosso poderoso sistema operacional BMW desenvolvido internamente. E olharemos para o futuro, é claro, com realidade aumentada perfeitamente integrada e inteligência artificial forte e confiável na interação entre homem e máquina”.

A oferta opcional “BMW Digital Premium” permite que os clientes BMW Operating System 9 acessem uma ampla gama de produtos da BMW ConnectedDrive Store. Além de funções sob demanda para o veículo, a loja também oferece uma seleção em constante evolução de aplicativos de terceiros nas categorias música & áudio, notícias & revistas e jogos para o sistema de entretenimento.

Mais jogos estão sendo disponibilizados através deste canal para diversão no carro. E os ocupantes também poderão jogar usando controladores de jogos adequados no futuro. A BMW apresenta esta nova forma de experiência de jogo pela primeira vez na CES 2024. Por exemplo, “Beach Buggy Racing 2” oferece aos clientes um jogo de corrida cheio de ação que evoca memórias dos grandes clássicos dos consoles. Dois jogadores no veículo podem competir entre si no modo de tela dividida usando seus controladores de jogo. Qualquer controlador de jogo padrão com capacidade Bluetooth pode ser conectado ao sistema de entretenimento em apenas algumas etapas. A conexão do controlador será disponibilizada sem fio para o BMW Operating System 9 durante 2024.

O AirConsole App já permite que os clientes da BMW joguem jogos individuais e multijogador em seus carros. Os “jogos casuais” oferecidos são fáceis de aprender para qualquer pessoa; o smartphone do usuário funciona como controlador, permitindo um comando simples da jogabilidade e de rápido aprendizado. Adições são feitas constantemente na escolha de jogos no AirConsole App do carro.

O BMW Digital Premium está disponível opcionalmente para modelos com BMW Operating System 9 e pode ser obtido na ConnectedDrive Store online, no MyBMW App ou diretamente no carro. O BMW Digital Premium permite que os clientes aproveitem no carro todos os aplicativos disponíveis em seu país, além de cobrir o uso de dados necessário. E o pacote oferece mais, incluindo funções de navegação aprimoradas e opções adicionais de personalização.

Além do BMW Theatre Screen com Amazon Fire TV integrado no compartimento traseiro do BMW Série 7, os clientes BMW agora também podem assistir a uma variedade de conteúdo de vídeo no display central. O já bem-sucedido sistema operacional TiVo para TVs inteligentes foi otimizado para streaming de vídeo no carro no espaço de apenas alguns meses por desenvolvedores do BMW Group trabalhando em conjunto com a XPERI Inc. O resultado é a integração do DTS AutoStage Video Service desenvolvido pela TiVo. O programa de entretenimento inclui canais ao vivo e bibliotecas de mídia sob demanda, cobrindo as categorias notícias, esportes, entretenimento infantil, filmes e séries de TV.

Lançada pela primeira vez no novo BMW Série 5, a plataforma será agora implementada over the air** em outros modelos executivos e de luxo. Desde o final de 2023, os clientes que conduzem modelos compactos com BMW Operating System 9 também podem aceder Video App com BMW Digital Premium. Estes serão seguidos por outros modelos ao longo de 2024, como o BMW X2 e todos os modelos da nova família MINI.

O Video App está atualmente acessível nos EUA, Reino Unido, Coreia do Sul, França, Itália, Alemanha e Espanha, e em breve chegará ao Japão. Vários portais estão disponíveis internacionalmente, incluindo Pluto TV, Bloomberg, TED, Yahoo! e Chili. Estes são acompanhados por serviços de streaming específicos do mercado.

O portfólio de plataformas de streaming de vídeo continuará em expansão e será gradualmente implementado em outros países.

A CES também apresenta o BMW Group demonstrando pela primeira vez como os óculos de realidade aumentada (AR) estão configurados para enriquecer a experiência de direção no futuro. Os visitantes podem testar os possíveis usos dos óculos AR em um passeio por Las Vegas. Usando os óculos, podem ver como as instruções de navegação, os avisos de perigo, o conteúdo de entretenimento, as informações sobre as estações de carregamento e as visualizações de apoio em situações de estacionamento são perfeitamente integradas no ambiente do mundo real pelo “XREAL Air 2”. Os dispositivos AR e de realidade mista (mixed reality – MR) se tornarão cada vez mais populares nos próximos anos, graças aos avanços tecnológicos e aos modelos básicos que são mais acessíveis para os clientes. No futuro, os dispositivos AR e MR poderão oferecer aos condutores e aos passageiros informações melhoradas e experiências agradáveis para complementar os displays instalados no veículo.

O BMW Group tem trabalhado no desenvolvimento da tecnologia AR/MR desde 2008 e investigado possíveis aplicações para head-mounted displays em projetos de pesquisa. Os engenheiros da BMW, juntamente com seus parceiros de desenvolvimento, conseguiram agora mostrar pela primeira vez conteúdo estável de realidade aumentada e realidade mista aos passageiros em um veículo em movimento dinâmico. A imagem exibida permanece incorporada de forma segura no ambiente, mesmo em situações de condução desafiadoras, como ao fazer curvas, passar por grandes lombadas ou acelerar. Para conseguir isso, o sistema de rastreamento do dispositivo AR/MR em questão deve estar vinculado aos dados do sensor do veículo.