A American Express teve lucro líquido de US$ 2,45 bilhões no terceiro trimestre de 2023, 30% maior do que o ganho de US$ 1,88 bilhão apurado em igual período do ano passado, segundo balanço divulgado na sexta-feira, 20. Entre julho e setembro, a operadora de cartões de crédito americana lucrou US$ 3,30 por ação, superando de longe a previsão de analistas consultados pela FactSet, de US$ 2,95.
Já a receita da American Express teve expansão anual de 13% no trimestre, a US$ 15,38 bilhões, número que ficou levemente acima do consenso da FactSet, de US$ 15,36 bilhões.
“Relatamos outro trimestre de receitas e lucros por ação recordes, que aumentaram 13% e 34%, respectivamente, em relação ao ano anterior, refletindo o impulso contínuo que construímos em nossos negócios nos últimos anos”, disse Stephen J. Squeri, Presidente e CEO.
Segundo ele, os gastos gerais dos membros do cartão foram fortes e o desempenho do crédito permaneceu o melhor da categoria, refletindo nossa base global de clientes premium.
Os gastos totais dos membros do cartão aumentaram 7% em relação ao ano anterior, com base no ajuste cambial, com os gastos dos membros consumidores do cartão nos EUA aumentando 9% e os gastos no segmento de serviços de cartões internacionais aumentando 15%, com base no ajuste cambial.
Os gastos com viagens e entretenimento permaneceram robustos, aumentando 13% numa base ajustada ao câmbio. Os gastos com restaurantes foram novamente uma de nossas categorias de T&E de crescimento mais rápido, e nossa plataforma de restaurantes Resy continuou a gerar altos níveis de envolvimento dos usuários, marcando outro quarto de reservas recordes.
“Os investimentos que fizemos nas nossas propostas de valor estão a impulsionar a relevância da marca ao longo das gerações, com os consumidores da geração Y e da geração Z a continuarem a ser o grupo de consumidores que mais cresce. Os gastos desses clientes aumentaram 18% nos EUA em relação ao ano anterior, e eles representaram mais de 60% de todas as novas aquisições de contas de consumidores em todo o mundo. A demanda por nossos produtos premium permanece alta, com as aquisições em cartões pagos representando mais de 70% de todas as aquisições de novas contas no trimestre.
Squeri afirmou que, com base no desempenho até o momento, a empresa continua confiante na capacidade de alcançar crescimento de receita e lucro por ação no ano inteiro, consistente com a orientação anual que forneceu no início do ano. “Acreditamos que estamos bem posicionados à medida que procuramos alcançar as aspirações do nosso plano de crescimento a longo prazo em 2024 e mais além, num ambiente macroeconómico estável.”
As receitas totais consolidadas do terceiro trimestre, líquidas de despesas com juros, foram de US$ 15,4 bilhões, um aumento de 13% em relação aos US$ 13,6 bilhões do ano anterior. O aumento foi impulsionado principalmente por maiores volumes médios de empréstimos e pelo aumento dos gastos dos associados do cartão.
As métricas de crédito permaneceram fortes no trimestre atual, com baixas líquidas e taxas de inadimplência para o total de empréstimos e recebíveis dos associados do cartão abaixo dos níveis pré-pandemia. As provisões consolidadas para perdas de crédito foram de 1,2 mil milhões de dólares, em comparação com 778 milhões de dólares há um ano. O aumento refletiu amortizações líquidas mais elevadas, parcialmente compensadas por uma menor constituição de reservas líquidas de 321 milhões de dólares, em comparação com uma constituição de reservas de 387 milhões de dólares há um ano atrás.
As despesas consolidadas foram de US$ 11 bilhões, um aumento de 7% em relação aos US$ 10,3 bilhões do ano anterior. A alta refletiu principalmente custos mais elevados de envolvimento do cliente, que foram impulsionados por maiores volumes de rede e maior utilização de benefícios relacionados a viagens, parcialmente compensados por menores despesas de marketing. As despesas operacionais também aumentaram, impulsionadas principalmente pelo aumento dos custos de remuneração.
A taxa de imposto efectiva consolidada foi de 20,9 por cento, abaixo dos 23,6 por cento do ano anterior, reflectindo principalmente benefícios fiscais discretos no trimestre actual e alterações na combinação geográfica de rendimentos.
Os Serviços ao Consumidor dos EUA reportaram uma receita antes de impostos no terceiro trimestre de US$ 1,6 bilhão, em comparação com US$ 1,3 bilhão um ano atrás.
As receitas totais líquidas de despesas com juros foram de US$ 7,2 bilhões, um aumento de 16% em relação aos US$ 6,2 bilhões do ano anterior. O aumento foi impulsionado principalmente por maiores volumes médios de empréstimos e pelo aumento dos gastos dos associados do cartão.
As provisões para perdas de crédito foram de US$ 752 milhões, em comparação com US$ 403 milhões um ano atrás. O aumento reflectiu amortizações líquidas mais elevadas e uma maior constituição de reservas de 279 milhões de dólares, em comparação com uma constituição de reservas de 203 milhões de dólares há um ano atrás.
As despesas totais foram de US$ 4,9 bilhões, um aumento de 8% em relação aos US$ 4,5 bilhões do ano anterior, refletindo principalmente custos mais elevados de envolvimento do cliente, que foram impulsionados por maiores volumes de rede e maior uso de benefícios relacionados a viagens, parcialmente compensados por menores despesas de marketing. As despesas operacionais também aumentaram no trimestre, refletindo principalmente custos de serviços mais elevados.