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Cargill entra no mercado de adoçantes no Brasil com três produtos à base de estévia

Uma das marcas será a Truvía, voltada ao varejo com versões adoçante líquido e em pó, já presente em mais de 15 países, inclusive os Estados Unidos, onde entrou em 2008.

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05 de setembro de 2023
Vinicius Palermo
Cargill entra no mercado de adoçantes no Brasil com três produtos à base de estévia
A Cargill atua com originação e processamento de grãos, nutrição animal e soluções para a indústria de alimentos.

A Cargill, empresa que no Brasil atua com originação e processamento de grãos, nutrição animal e soluções para a indústria de alimentos, anunciou na terça-feira que está entrando no mercado brasileiro de adoçantes à base da planta estévia. A estreia se dará por meio de três marcas de adoçantes dietéticos e ingredientes para a indústria (bolos, pães, doces, bebidas, produtos lácteos, geleias, preparados de frutas e outros).

Uma das marcas será a Truvía, voltada ao varejo com versões adoçante líquido e em pó, já presente em mais de 15 países, inclusive os Estados Unidos, onde entrou em 2008.

Em coletiva de imprensa realizada na manhã de terça-feira em São Paulo, o diretor-geral de Food Solutions da Cargill na América do Sul, Laerte Morais, destacou o processo tecnológico empregado na produção dos adoçantes à base de estévia, com extração da matéria-prima somente das folhas da planta, que interfere no sabor do adoçante.

Também citou a demanda crescente dos consumidores por alimentos com menor teor de açúcar. Pesquisa realizada pela companhia identificou que para 61% dos consumidores latino-americanos, os alimentos processados poderiam ser mais saudáveis se tivessem formulações com teor reduzido de açúcares.

A empresa anunciou também o lançamento de novos projetos no Brasil, em parceria com organizações sem fins lucrativos. Esta iniciativa apoia o compromisso global da Cargill em enfrentar os desafios hídricos locais e, especificamente, em melhorar o acesso à água potável em comunidades em regiões prioritárias.

A Cargill e a Global Water Challenge (GWC) lançaram a sua plataforma Cargill Currents em 2021 para enfrentar os desafios hídricos enfrentados pelas comunidades locais. O programa apoia o acesso à água potável e ao saneamento, bem como o reforço da segurança hídrica em regiões prioritárias, adaptando-o às necessidades específicas das comunidades-alvo.

Espera-se que o programa global beneficie mais de 150.000 pessoas até o final de 2024. Com base nesta parceria, a Cargill e a GWC estão expandindo seus esforços em todo o Brasil, construindo instalações de saneamento e sistemas de abastecimento de água, o que melhorará significativamente o abastecimento de água potável, a saúde comunitária e o bem-estar geral dos membros da comunidade brasileira em 7 projetos em 5 municípios e bacias hidrográficas.

Os novos projetos no Brasil gerenciados pela GWC, por meio da plataforma Cargill Currents, são projetados para construir resiliência comunitária, promover o desenvolvimento econômico e fornecer múltiplos co-benefícios socioeconômicos e de sustentabilidade além do simples acesso à água. Estas iniciativas darão prioridade aos esforços para promover a saúde e os meios de subsistência da comunidade, melhorando o acesso à água potável, ao saneamento e à higiene (WASH).

“Devido à nossa posição como conector do sistema alimentar, a Cargill tem a capacidade única de desenvolver soluções hídricas holísticas que geram impacto em escala. É por isso que estabelecemos uma ambição global para permitir um impacto positivo na água nas nossas operações, cadeias de abastecimento e comunidades até 2030”, afirmou Michelle Grogg, vice-presidente de responsabilidade corporativa da Cargill. “A parceria com organizações como o Global Water Challenge é apenas uma forma de trabalharmos para fortalecer os sistemas hídricos locais. Juntos continuaremos a impulsionar mudanças sustentáveis ​​nas comunidades onde elas são mais necessárias.”

Estas duas organizações desempenharão um papel fundamental para garantir que as atividades do projeto sejam implementadas em colaboração com as comunidades locais nos seguintes municípios brasileiros: Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Santarém, São Félix do Xingu e Rio Verde.

As principais intervenções incluem a melhoria da comunidade e a melhoria do acesso à água potável através da construção e reabilitação de sistemas de abastecimento e distribuição de água, do desenvolvimento de sistemas de tratamento de água, da promoção de uma gestão eficaz dos sistemas de água, da educação e formação em WASH – particularmente para reduzir doenças transmitidas pela água, e empoderamento das comunidades através da formação em competências financeiras e de empreendedorismo.

“Na Semana Mundial da Água celebramos o poder da ação coletiva e das parcerias que galvanizam soluções sustentáveis ​​para enfrentar os desafios do acesso à água”, disse Monica Ellis, CEO do Global Water Challenge. “O compromisso global da Cargill em atender às necessidades críticas em regiões prioritárias e em construir a resiliência das comunidades é louvável”, disse Monica Ellis.