Economia
Sementes

Vendas do Grupo Syngenta atingem US$ 17,5 bilhões

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) cedeu 8,6% na comparação anual, para US$ 3,2 bilhões.

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31 de agosto de 2023
Vinicius Palermo
Vendas do Grupo Syngenta atingem US$ 17,5 bilhões
As vendas da divisão de proteção para lavouras perderam 5,8% no período, para US$ 8,1 bilhões

O Grupo Syngenta, holding formada pelo braço agrícola das estatais do setor químico Chemchina e Sinochem, registrou vendas de US$ 17,5 bilhões no primeiro semestre de 2023, recuo de 3,3% em comparação com o resultado de igual período do ano passado, de US$ 18,1 bilhões, informou a companhia nesta quinta-feira, 31. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) cedeu 8,6% na comparação anual, para US$ 3,2 bilhões.

As vendas da divisão de proteção para lavouras perderam 5,8% no período, para US$ 8,1 bilhões, com quedas em Europa, África, Oriente Médio, América Latina e Ásia-Pacífico (excluindo a China), mas avanço na América do Norte.

A divisão de sementes apresentou vendas 8,7% maiores, para US$ 2,5 bilhões, com incremento no desempenho obtido em todas as principais regiões (excluindo a China), com exceção da América Latina.

As vendas da Adama, de agroquímicos, recuaram 16,7%, para US$ 3 bilhões, com baixa em todas as regiões-chave de atuação (excluindo a China). Já a operação do grupo na China teve aumento de 11,3%, para US$ 5,9 bilhões.

A companhia destacou que todas as unidades de negócios tiveram impacto de “efeitos adversos da moeda”, em virtude do fortalecimento do dólar americano. As vendas foram mais baixas em comparação com “trimestres excepcionalmente fortes no ano anterior”, diz em nota.

No mercado de proteção de lavouras, por exemplo, a Syngenta explica que a América Latina havia experimentado uma demanda acelerada no primeiro semestre de 2022 com a preocupação dos agricultores com gargalos de fornecimento, o que também resultou em custos e preços de venda mais altos.

A Syngenta disse, ainda, que no primeiro semestre do ano buscou realizar “melhorias de produtividade e ajustes de preços, quando aplicáveis, para ajudar a mitigar o impacto dos custos mais altos”. Além disso, no final do período, o grupo destaca que as soluções digitais foram adotadas em mais de 230 milhões de acres (93,07 milhões de hectares, aproximadamente) globalmente, com “alta demanda por parte dos agricultores nos mercados-chave”.

Centrada em seu objetivo de contribuir com a prosperidade rural, por meio de tecnologias e serviços inovadores, a Syngenta lançou na quinta-feira o Portal MIRAVIS®, ambiente virtual que concentra informações sobre a família de fungicidas, formulados à base da molécula Adepidyn™, direcionada para mais de 30 cultivos e que representa uma nova dimensão no manejo de doenças, especialmente as de difícil controle.

“Manter o nosso compromisso de sermos a empresa mais inovadora e colaborativa do setor agrícola inclui o amplo compartilhamento de informações com nossos clientes. No portal, disponibilizaremos dados sobre cada um dos produtos da família MIRAVIS® e das culturas aplicáveis, como o milho, hortifruti, soja e café. Tudo isso em um ambiente 3D, que melhora ainda mais a navegação, mostrando a tecnologia e resultados em cada uma destas commodities”, conta Bruno Zuntini, Líder do Portfólio de Fungicidas na Syngenta.

Outro ponto de destaque para este lançamento é o canal direto com especialistas para eventuais dúvidas. “O usuário poderá selecionar se ele quer saber mais sobre a tecnologia, resultados na lavoura ou falar com estes profissionais sobre outros temas. O “Fale com Especialista” permite que nos enviem perguntas que serão respondidas diretamente no e-mail do usuário. Esta é mais uma forma de apoiarmos a solução dos desafios vividos no campo e de nos mantermos próximos do agricultor”, conclui Zuntini.