Economia
Modernização

Subway será vendido para a gestora Roark Capital

No início desta semana, o The Wall Street Journal informou que a Roark, com sede em Atlanta, estava oferecendo cerca de US$ 9,6 bilhões (cerca de R$ 47 bilhões) pelo Subway

Compartilhe:
24 de agosto de 2023
Vinicius Palermo
Subway será vendido para a gestora Roark Capital
O Subway planeja continuar a modernizar restaurantes e expandir internacionalmente sob a propriedade da Roark.

A rede de restaurantes Subway anunciou na quinta-feira, 24, que será vendida para a Roark Capital, uma gestora com experiência em restaurantes que pode ajudar a rede de sanduíches a expandir e melhorar suas lojas. Os termos do acordo não foram divulgados.

No início desta semana, o The Wall Street Journal informou que a Roark, com sede em Atlanta, estava oferecendo cerca de US$ 9,6 bilhões (cerca de R$ 47 bilhões) pelo Subway, que é de propriedade privada.

O CEO do Subway, John Chidsey, que ingressou na empresa em 2019, disse que o acordo reflete o potencial de crescimento de longo prazo do Subway e o valor da marca.

O Subway planeja continuar a modernizar restaurantes e expandir internacionalmente sob a propriedade da Roark.

A Roark é uma empresa de private equity com US$ 37 bilhões em ativos sob gestão. O Subway, que tem sede dupla em Miami e Connecticut, foi fundada em 1965 e ainda é propriedade de suas famílias fundadoras. É hoje uma das maiores cadeias de restaurantes do mundo, com 37 mil pontos de venda em mais de 100 países.

Mas nos EUA, tem vindo a perder participação no mercado nos últimos anos para rivais em rápido crescimento como a Panera e a Firehouse Subs, que apresentam menus mais variados e lojas mais recentes.

O Subway controla atualmente cerca de 23% do mercado americano de sanduíches e delicatesse, de US$ 43 bilhões, de acordo com a Technomic, uma empresa de consultoria. Isso representa uma queda em relação aos 34% em 2017.

A empresa tem tentado se modernizar; em 2021, atualizou seu cardápio e no ano passado anunciou uma linha de sanduíches desenvolvidos por chefs após descobrir que os clientes estavam cansados do modelo tradicional do Subway de permitir que os clientes preparassem seus próprios sanduíches.

Mas em fevereiro, o Subway anunciou que estava estudando ser vendida. Em julho, a empresa informou que suas vendas globais nas mesmas lojas – ou vendas em locais abertos há pelo menos um ano – aumentaram 9,8% em relação ao ano anterior.

A empresa lançou em agosto um Desafio de Mudança de Nome, com a pergunta: você mudaria seu nome para ‘Subway’ para obter assinaturas gratuitas do Subway para o resto da vida? Quase 10.000 amantes de sanduíches disseram “sim” em apenas 96 horas. Milhares de superfãs estavam dispostos e prontos para mudar legalmente seu nome para Subway e desbloquear uma vida inteira de deliciosos sanduíches se forem selecionados como vencedores.

O período de inscrição do Desafio de Mudança de Nome foi de 1º a 4 de agosto. O Subway irá ‘nomear’ o vencedor ainda este mês. O novo ‘Subway’ desfrutará de sanduíches grátis para o resto da vida com a maior atualização do Subway até agora, após a estreia de carnes recém-fatiadas em restaurantes dos EUA e elevando todo o seu menu no início deste verão com uma nova linha de sanduíches Deli Hero em seu menu Subway Series.

Além disso, o vencedor receberá dinheiro para reembolsar os custos legais e de processamento para concluir o processo de mudança de nome.

A última atualização é o ponto alto na jornada de transformação do Subway, que começou em 2021 e levou a dez trimestres consecutivos de crescimento positivo de vendas e volumes unitários médios recordes na América do Norte.

Esta última atualização é a mais complexa do Subway, investindo mais de US$ 80 milhões para levar fatiadores de carne a mais de 20.000 restaurantes nos EUA.