Economia
Criação de valor

Volkswagen eleva metas de desempenho e ajusta estratégias para China e América do Norte

A Volkswagen estabeleceu metas maiores de receita e margem de lucros e anunciou mudanças na estratégia para os mercados chinês e da América do Norte.

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21 de junho de 2023
Vinicius Palermo
Volkswagen eleva metas de desempenho e ajusta estratégias para China e América do Norte
A Volkswagen disse ainda que irá priorizar a criação de valor, em vez de crescimento de volume

A Volkswagen estabeleceu metas maiores de receita e margem de lucros para os próximos anos e anunciou mudanças na estratégia para os mercados chinês e da América do Norte.

A montadora alemã prevê avanço de 5% a 7% nas vendas em 2027, em relação à meta deste ano, de 307 bilhões de euros a 321 bilhões de euros, segundo apresentação feita na quarta-feira.

A empresa também espera obter margem sobre lucro de 8% a 10% até 2027 e de 9% a 11% até 2030. Para este ano, a meta é de 7,5% a 8%. Em 2022, sua margem foi de 8,1%.

A Volkswagen disse ainda que irá priorizar a criação de valor, em vez de crescimento de volume, e dará mais autonomia às suas marcas, que passarão a ser diretamente responsáveis por metas financeiras e questões estratégicas e de identidade de marca.

A montadora prometeu também ajustar sua estratégia para a China a América do Norte. No mercado chinês, o plano é se concentrar em produtos desenvolvidos localmente. Na América do Norte, a intenção é ampliar a fatia de mercado. No Canadá, por exemplo, a Volkswagen pretende construir uma fábrica de células de bateria.

O Grupo Volkswagen está focando seu alinhamento estratégico. No Capital Markets Day, a enpresa apresentou princípios de liderança que enfatizam a orientação para o cliente, o empreendedorismo e o espírito de equipe.

O Grupo atribui às marcas a responsabilidade por suas metas de retorno. Para atingir esses objetivos, fortalecer a lucratividade e os fluxos de caixa em particular, bem como reduzir a intensidade de capital, cada marca está lançando seu próprio programa de desempenho pela primeira vez. Isso envolve uma mudança de paradigma: em vez de crescimento de volume puro, a criação de valor sustentável será priorizada no futuro com base no princípio “valor sobre volume”.

Para permitir que eles explorem plenamente as economias de escala oferecidas pelas plataformas tecnológicas, o Grupo realinhou sua arquitetura, bateria, software e serviços de mobilidade. Regionalmente, o Grupo está concentrando seus investimentos nos profit pools mais atraentes do mundo. Nesse contexto, também foram refinadas as estratégias para os importantes mercados em crescimento da China e da América do Norte.

“Nosso foco está na implementação, velocidade e performance: nos últimos nove meses, já tomamos decisões importantes para a configuração da nossa empresa. Com nosso rigoroso Programa de 10 Pontos, priorizamos claramente nossas áreas de atuação operacionais e estratégicas. As principais áreas são nossos produtos, mercados e clientes, tecnologias e a estrutura financeira do Grupo Volkswagen”, disse Oliver Blume, CEO do Grupo Volkswagen.

Segundo ele, a abordagem de gestão é baseada em mensurabilidade, transparência, responsabilidade e espírito de equipe. “Os beneficiários desse realinhamento estratégico são nossos clientes, nossos investidores e nossa equipe: com produtos atraentes, retornos superiores e empreendedorismo dentro das marcas.”

Com o novo modelo de direção, o Grupo Volkswagen dá às marcas a responsabilidade direta por metas financeiras, estratégia e identidades.

Os programas de desempenho das marcas, gerenciados no nível do grupo de marcas, fornecem a estrutura para seu desenvolvimento futuro. A mudança do foco do volume para a criação de valor fortalecerá o posicionamento das marcas no mercado. Para isso, as marcas estão focadas em melhorar seu desempenho em termos de margens, mix de produtos e características dos veículos.

Além disso, novos modelos de negócios, como serviços de mobilidade, podem expandir o espaço de manobra das marcas e obter lucros adicionais. Isso é ainda apoiado por um agrupamento eficiente de economias de escala, bem como extensas medidas de economia de custos nas áreas de desenvolvimento, materiais, produção, vendas e custos fixos.

Oliver Blume disse a empresa está diante de tempos empolgantes, mas desafiadores. “A indústria automotiva está se transformando em um ritmo sem precedentes, com a mobilidade eletrônica e a digitalização em particular dominando a agenda do futuro. Precisamos acelerar nossa própria transformação ainda mais para garantir e aumentar nossa competitividade. Nossa nova equipe de liderança está pronta para fazer isso – com empreendedorismo e um claro compromisso com a sustentabilidade e o desempenho.”

No futuro, o Grupo Volkswagen priorizará a criação de valor sustentável em detrimento do crescimento de volume. Arno Antlitz, CFO e COO do Grupo Volkswagen, disse que o novo modelo de direção é baseado nos princípios de rentabilidade, custos fixos mais baixos e investimento disciplinado.

“Historicamente, nossa empresa sempre tentou aumentar a lucratividade por meio do crescimento de volume – e temos tido sucesso com essa estratégia. No entanto, estamos convencidos de que a transformação de nossa indústria em direção à mobilidade eletrônica e à digitalização requer uma nova abordagem. É por isso que introduzimos um modelo de direção baseado em grupos de marcas fortes e plataformas tecnológicas entre marcas. Ele prioriza a criação de valor sustentável e rentável sobre o crescimento do volume.” O objetivo do modelo de direção é criar uma combinação equilibrada do poder emocional das marcas e as economias de escala da tecnologia e serviços do Grupo.