Estados
Sabores

Cafeteria em São Paulo lança parceria entre fazenda e torrefação

A cafeteria Santa Pausa foi atrás de uma parceria inédita. Uniu a Fazenda Daterra Coffee com o trabalho da mestre de torra Silvia Magalhães e lançou dois cafés raros.

Compartilhe:
06 de junho de 2023
<strong>Cafeteria em São Paulo lança parceria entre fazenda e torrefação</strong>
Foto: Divulgação

O café percorre um longo caminho até chegar à xícara do consumidor. E os clientes estão cada vez mais interessados em saber sobre o que tomam e em viver experiências diversas quando o assunto é a bebida café. O Brasil inicia agora a sua nova safra.

De olho nessas novidades, e em busca de sabores incríveis para os clientes, a cafeteria Santa Pausa, localizada na Vila Leopoldina, bairro da zona oeste de São Paulo (SP), foi atrás de uma parceria inédita.

Uniu a Fazenda Daterra Coffee, referência internacional na produção de cafés especiais; focada em projetos sociais, sustentabilidade e em pesquisas de ponta quando o assunto é a segunda bebida mais consumida no Brasil, com o trabalho minucioso da mestre de torra e barista tricampeã brasileira Silvia Magalhães, profissional que alcançou até hoje o ponto mais alto do país no mundial, em 2007.

O resultado são dois cafés raros, produzidos na Região do Cerrado Mineiro, e o sensorial que surpreende a todos com expressos e bebidas servidas na Santa Pausa, preparadas pelos baristas da casa e harmonizadas com o cardápio de doces e salgados.

O lançamento oficial, realizado no último dia 31 de maio, teve a Roda de Conversa entre as profissionais responsáveis pelo projeto: Isabela Pascoal (Daterra Coffee), Silvia Magalhães (SM Cafés), Carol Albuquerque (Cafeteria Santa Pausa) e com a moderação da jornalista especialista em café, Mariana Proença. O tema foi “Excelência e Sustentabilidade: como desenvolver produtos dentro destes dois conceitos”.

Em breve os pacotes de 250 g também estarão à venda na cafeteria para levar. “Queremos tornar o café especial acessível aos clientes. A Daterra Coffee sempre foi uma vontade nossa, pois traz sofisticação e é uma bebida diferente. E a Silvia Magalhães é nossa parceira na busca pela qualidade. Então hoje temos um café próprio, exclusivo e com torra específica de um grão que é raro encontrar no Brasil”, explica Carol Albuquerque, uma das proprietárias da Santa Pausa.

A Daterra Coffee exporta a maior parte da produção para parceiros internacionais, mas tem projetos especiais no Brasil. A diretora de Sustentabilidade, Isabela Pascoal Becker, conta que o projeto da Santa Pausa conectou com os princípios da fazenda. “A forma como a Carol conversou, explicou seu sonho e visão somados ao espaço e a qualidade dos produtos provou que era uma possibilidade genuína de construção conjunta, onde a Daterra é reconhecida e onde os projetos além do café serão contados. Para a Daterra poder ter um local em São Paulo tão alinhado com o que queremos passar com a xícara que produzimos é uma delícia.”

A Santa Pausa oferece aos clientes o momento certo de “parar” para tomar um café ou comer algo preparado com carinho. Dessa forma, junto a essa equipe está a profissional Silvia Magalhães que, para estes dois cafés, desenvolveu a torra que exalta as nuances específicas que cada um se propõe na xícara. Os cafés levam os nomes já conhecidos no mundo para as linhas Daterra: Espresso Collection e Sweet Blue.

“O Espresso Collection é um perfil mais classudo, doce e encorpado. Já o Sweet Blue é delicado, com acidez cítrica e leve floral. São cafés bem diferentes”, explica Silvia.

Para harmonizar com o cardápio da casa, a proprietária Ana Paula Lombardi explica: “São cafés diferentes – como a Silvia destaca – mas, ao mesmo tempo, são muito redondos e combinam deliciosamente com o nosso cardápio. Isso que mais me surpreendeu, harmonizando muito bem com nossas opções de pães de fermentação natural que são as tostadas – no caso do Espresso Collection – e para os doces como a cheesecake com calda de frutas vermelhas e o brigadeiro intenso, eu indico provar com o Sweet Blue”, finaliza.

Um dos fundadores e sócios da Santa Pausa, Rodrigo Rodrigues, enfatiza também a importância de ter um café que converse com todas as aspirações que foram sonhadas durante a concepção do espaço: “a arquitetura para receber bem, um ambiente amplo e aconchegante, para fazer da cafeteria um local que acolhe encontros, conversas, o bairro e a todos que desejarem fazer essa pausa”, convida.