Estados
Expansão

Mercado de franquias no Nordeste cresceu 14,6% em 2022

Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o segmento no Nordeste faturou quase R$ 32 bilhões em 2022

Compartilhe:
31 de maio de 2023
Vinicius Palermo
<strong>Mercado de franquias no Nordeste cresceu 14,6% em 2022</strong>
Os bons resultados demostram a recuperação do setor e da economia nordestina

O mercado de franquias no Nordeste segue aquecido. Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o segmento na região faturou quase R$ 32 bilhões em 2022, um aumento de 14,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, variação semelhante à média nacional de 14,3%. Os bons resultados demostram a recuperação do setor e da economia nordestina, além de evidenciar a alta procura das marcas de franquias pela região.

Para o diretor da Regional da ABF Nordeste, Fernando Ribeiro, o mercado de franquias da região confirmou ser resiliente, forte e se adaptou rapidamente às mudanças impostas nos últimos anos. “O Nordeste brasileiro é uma potência para o setor de franquias, além de ser reconhecido por sua força nos negócios. As redes avançaram na digitalização, no delivery e seguem firmes buscando novas oportunidades para expandir. Dessa forma, a região nordestina se tornou atrativa para as marcas por todo o seu potencial”, observa.

Os segmentos Alimentação, Entretenimento e Lazer, Limpeza e Conservação e Serviços e Outros Negócios foram os destaques e com maior representação no faturamento da região, o que demonstra a diversidade e a versatilidade do franchising do Nordeste.

Com mais de 530 pontos de vendas em todo o território nacional, o Grupo 5àsec é especialista no tratamento de roupas e produtos têxteis, por meio de um sistema de limpeza de qualidade, que utiliza equipamentos e produtos de alta tecnologia em seus serviços. Com plano de expansão para todo o Brasil, a rede mira os estados nordestinos para ampliar a presença na região. Ao todo, está no planejamento da marca abrir seis operações até o final de 2023.

Atualmente com 80 unidades em sete estados, a Água Doce é conhecida pela gastronomia brasileira servida em fartas porções e pratos. Além do extenso menu de cachaças e drinques, a casa é reconhecida pelo melhor Escondidinho do País, presente nas versões tradicional (carne de sol), camarão, frango e bacalhau, além das vegetarianas de palmito e alho-poró. Além do conceito de restaurante completo, a rede lançou dois modelos enxutos com investimentos menores: a Água Doce Express, que conta com um cardápio reduzido e foco em almoço e happy hour, seguindo o tradicional jantar; e a Água Doce Delivery, focado nas entregas em domicílio e take away (retirada). Fundada há mais de 30 anos, a marca prevê expansão para todo os estados nordestinos, com foco em capitais e cidades acima de 100 mil habitantes.

Fundada em 1949 e referência no mercado de calçados infantis, a Calçados Bibi conta com fábricas em Parobé (RS) e em Cruz das Almas (BA), que produzem mais de 2,6 milhões de pares/peças ao ano. A marca está presente em mais de 60 países nos cinco continentes, no Brasil está em 3 mil pontos de venda multimarcas, além do e-commerce e de uma rede de franquias com mais de 150 lojas.

Além disso, a empresa é a primeira calçadista certificada pelo Selo Diamante de Sustentabilidade, que atesta o compromisso com as iniciativas nos processos industriais, bem como o desenvolvimento de ações em sintonia com os pilares estabelecidos pelo programa de Origem Sustentável: Ambiental, Econômico, Cultural e Social. Para o Nordeste, a marca visa ampliar a presença em Alagoas, onde já conta com três operações.

Trazendo o sonho de seu fundador Darlan Almeida, a Casa do Celular é uma grande marca com mais de 10 anos no mercado e mais de 180 lojas espalhadas por 22 estados brasileiros. Incluída num dos setores que mais crescem no país, o de Comunicação, Informática e Eletrônicos, a Casa do Celular possui três oportunidades de negócios: lojas de rua, shoppings e quiosques, com investimentos a partir de R$150 mil.

Atualmente, a Casa do Celular é referência de mercado na comercialização de celulares, smartphones e tablets para as classes C e D devido a sua política de atendimento premium. O plano da empresa é chegar a 250 lojas até o final de 2023. A marca visa expandir para todos os estados do nordeste, com foco nas pequenas cidades.

A maior rede franqueadora de locação de equipamentos para construção civil e soluções para o dia a dia da América Latina conta com mais de 570 unidades, sendo quatro no Paraguai e uma no Uruguai. Com planos de franca expansão para o nordeste, segundo estudos da empresa, a região tem potencial para 105 ou mais unidades, o que representa um investimento de, no mínimo, R$ 26,25 milhões dependendo do modelo.

Neste contexto, o destaque vai para o estado da Bahia, com 22 oportunidades, Ceará, 19, e Maranhão, com 29 oportunidades. Neste primeiro momento, os municípios-alvo são Itapipoca (CE), Garanhuns (PE), Codó (MA) e São Cristóvão (SE).