Economia
Coleção de GIFs

Shutterstock confirma compra de rede social Giphy

A Shutterstock concordou em comprar a rede social Giphy da empresa Meta, controladora do Facebook, por US$ 53 milhões em caixa líquido.

Compartilhe:
23 de maio de 2023
Vinicius Palermo
Shutterstock confirma compra de rede social Giphy
A Shutterstock disse que planeja financiar o acordo, previsto para fechar em junho, com dinheiro em mãos e sua linha de crédito rotativo

A Shutterstock disse na terça-feira, 23, que concordou em comprar a rede social Giphy da empresa Meta, controladora do Facebook, por US$ 53 milhões em caixa líquido.

Fornecedora de conteúdo licenciado de Nova York, a Shutterstock disse que o acordo adiciona uma plataforma de conteúdo móvel com 1,7 bilhão de usuários diários e parceiros globais que incluem Instagram, Facebook, WhatsApp, Microsoft, TikTok, Samsung, Twitter, Slack e Discord.

A Shutterstock disse que planeja financiar o acordo, previsto para fechar em junho, com dinheiro em mãos e sua linha de crédito rotativo, acrescentando que a Meta está entrando em um contrato de API para garantir o acesso contínuo ao conteúdo do Giphy em sua plataforma.

O Giphy é a maior coleção de GIFs e adesivos do mundo que fornece conteúdo de conversação casual. A vasta biblioteca de GIFs e adesivos atrai mais de 1,3 bilhão de consultas de pesquisa diariamente e alimenta mais de 15 bilhões de impressões de mídia diárias. Essas impressões são distribuídas por meio das mais de 14.000 integrações de API/SDK do GIPHY e de seu site e aplicativo móvel próprios e operados.

O conteúdo do Giphy serve como um ingrediente crítico em conversas baseadas em texto e mensagens em plataformas como Meta, outras plataformas de mídia social como TikTok, Twitter e Snapchat e plataformas de colaboração em equipe como Slack e Microsoft Teams, além de integrações com a maioria dos dispositivos móveis dispositivos.

A biblioteca de conteúdo do Giphy é alimentada por artistas individuais que contribuem com conteúdo original e pelos principais parceiros de mídia verificados, como NBC, Disney, Netflix, NFL, MLB e NBA, garantindo um suprimento constante de novos conteúdos culturalmente relevantes que podem ser inseridos em conversas cotidianas e compartilhou suas redes sociais.

“Este é um próximo passo empolgante na jornada da Shutterstock como uma plataforma criativa de ponta a ponta”, comentou o CEO da Shutterstock, Paul Hennessy. “O negócio da Shutterstock é ajudar pessoas e marcas a contar suas histórias. Por meio da aquisição da Giphy, estamos ampliando nossos pontos de contato com o público além dos casos de uso de marketing e publicidade principalmente profissionais e expandindo para conversas casuais.

O Giphy permite que os usuários comuns se expressem de maneiras memoráveis ​​com GIF e conteúdo de adesivos, além de permitir que as marcas façam parte dessas conversas casuais. Planejamos aproveitar os recursos exclusivos da Shutterstock em monetização de conteúdo e metadados, IA generativa, produção de estúdio e automação criativa para permitir a comercialização de nossa biblioteca GIF à medida que lançamos esta oferta para os clientes.”

A transação vai aumentar a estratégia de metadados e IA generativa da Shutterstock, incluindo IA generativa móvel em escala global e expandir a biblioteca de conteúdo da Shutterstock para incluir GIFs e adesivos usados ​​em conversas mais casuais – GIFs têm mais de 75% de sentimento positivo entre os consumidores. Além disso, estende o ecossistema de APIs da Shutterstock para incluir os mais de 14.000 parceiros API/SDK da GIPHY.

Espera-se que o Giphy adicione receita mínima em 2023, com esforços de monetização focados ocorrendo ao longo de 2024. A transação está prevista para ser concluída em junho de 2023, sujeita às condições habituais de fechamento.