País
Infecção

Morre no Rio o ex-deputado David Miranda, após 9 meses internado em UTI

David Miranda foi internado no dia 6 de agosto de 2022, em um hospital no Rio, com uma infecção generalizada no sistema gastrointestinal.

Compartilhe:
09 de maio de 2023
Vinicius Palermo
Morre no Rio o ex-deputado David Miranda, após 9 meses internado em UTI
David Miranda morreu aos 37 anos, um dia antes do seu aniversário.

O ex-deputado federal David Miranda (PDT-RJ) morreu aos 37 anos, um dia antes do seu aniversário, após passar nove meses internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devido a uma infecção generalizada no sistema gastrointestinal. O anúncio foi feito na terça-feira, 9, por seu marido, o jornalista Glenn Greenwald, em rede social. “Ele morreu em plena paz, cercado por nossos filhos, familiares e amigos”.

“A vida de David foi extraordinária em todos os aspectos. Sua mãe morreu quando ele tinha 5 anos, deixando-o órfão em Jacarezinho. Mas uma vizinha linda e compassiva, Dona Eliane, acolheu-o apesar de ter 4 filhos de sua própria e profunda pobreza, tornou-se sua mãe, deu-lhe uma chance de vida”, afirmou Glenn.

David Miranda foi internado no dia 6 de agosto de 2022, em um hospital no Rio, com uma infecção generalizada no sistema gastrointestinal. Na época, o quadro era considerado grave. Em setembro de 2022, David era candidato a deputado federal pelo Rio de Janeiro, mas como ainda estava internado, teve que renunciar à sua candidatura.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, fez uma publicação no Twitter, sobre a morte do ex-deputado. “Meus sentimentos ao @ggreenwald e familiares pela perda de David Miranda. Um jovem de trajetória extraordinária que partiu cedo demais.”

David Miranda morreu aos 37 anos, um dia antes do seu aniversário. “Ele morreu em plena paz, cercado por nossos filhos, familiares e amigos”, escreveu Glenn.

O ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) fez una publicação no Twitter para comentar a morte. “Muito triste com a notícia do falecimento do meu amigo David Miranda. Um exemplo de vida, um exemplo na política, um exemplo na luta pela Democracia, pela liberdade e pelo Brasil. Meu abraço afetuoso ao Glenn, seus filhos e familiares”, escreveu Ciro.

A notícia do falecimento do ex-deputado gerou repercussão imediata. A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, também prestou condolências. “Muito triste a notícia da morte de David Miranda, que deixa uma trajetória de luta e amor. Meus sentimentos ao @ggreenwald, seus filhos e familiares”.

Eleito deputado no ano passado, Guilherme Boulos não chegou a conviver com David Miranda na Câmara, mas ressaltou seu perfil combativo. Miranda foi deputado pelo PSOL do Rio, mesmo partido de Boulos, mas migrou para o PDT em 2022. “David Miranda foi um parlamentar combativo, que ajudou a ecoar pelo Brasil a causa LGBT. Fará muita falta. Vá em paz, David. Meus sentimentos ao Glenn, aos filhos e a toda família”, escreveu Boulos.

Ao migrar para o PDT, Miranda passou a apoiar a candidatura de Ciro Gomes à Presidência. Pouco ativo nas redes sociais após a derrota no ano passado, o ex-ministro homenageou o amigo.