A Airbus registrou lucro líquido de 466 milhões de euros no primeiro trimestre, uma queda de 62% ante o ganho de US$ 1,219 bilhão apurado em igual período do ano passado, conforme balanço corporativo divulgado na quarta-feira, 3.
O resultado equivale a um lucro de US$ 0,59 por ação, aquém da previsão de analistas consultados pela FactSet, que projetavam US$ 0,67 por papel.
A receita da fabricante de aeronaves francesas somou US$ 11,76 bilhões nos três primeiros meses de 2023, uma redução de 2% na comparação com o mesmo intervalo de 2022. Essa métrica veio acima da expectativa do mercado, que era de US$ 11,23 bilhões.
O CEO da Airbus, Guillaume Faur, afirmou que a companhia enfrenta um “ambiente operacional adverso”, diante de tensões persistentes nas cadeias produtivas. “Nosso guidance para 2023 permanece inalterada, com entregas de aeronaves comerciais que devem ser adiadas”, disse.
“O primeiro trimestre confirmou uma forte demanda por nossos produtos, principalmente por aeronaves comerciais. Entregamos 127 aeronaves comerciais, o que se reflete nas finanças do primeiro trimestre. O trimestre também se beneficiou de um bom desempenho em Helicópteros”, disse.
“Continuamos a enfrentar um ambiente operacional adverso que inclui, em particular, tensões persistentes na cadeia de suprimentos. Nossa orientação para 2023 permanece inalterada, com entregas de aeronaves comerciais que devem ser adiadas. Continuamos focados em entregar o ramp-up de aeronaves comerciais e a transformação de longo prazo”.
Os pedidos brutos de aeronaves comerciais totalizaram 156 (1º trimestre de 2022: 253 aeronaves), com pedidos líquidos de 142 aeronaves após cancelamentos (1º trimestre de 2022: 83 aeronaves). A carteira de pedidos totalizou 7.254 aeronaves comerciais no final de março de 2023.
A Airbus Helicopters registrou 39 pedidos líquidos (1º trimestre de 2022: 56 unidades), bem distribuídos entre os programas. A entrada de pedidos da Airbus Defence and Space em valor foi de € 2,5 bilhões (1º trimestre de 2022: € 3,2 bilhões).
As receitas consolidadas diminuíram ligeiramente para € 11,8 bilhões (1º trimestre de 2022: € 12,0 bilhões). Um total de 127 aeronaves comerciais foram entregues (1T 2022: 142(1) aeronaves), compreendendo 10 A220s, 106 A320 Family, 6 A330s e 5 A350s. As receitas geradas pelas atividades de aeronaves comerciais da Airbus diminuíram 5% em relação ao ano anterior, refletindo principalmente as menores entregas, parcialmente compensadas pelo fortalecimento do dólar americano.
As entregas da Airbus Helicopters aumentaram para 71 unidades (1º trimestre de 2022: 39 unidades), impulsionadas principalmente pelo segmento de helicópteros leves. As receitas da divisão aumentaram 26%, refletindo principalmente as entregas e um desempenho sólido em todos os programas, efeitos de mix favoráveis, bem como um bom início de ano em serviços. As receitas da Airbus Defence and Space diminuíram 6%, impulsionadas principalmente pelo menor volume em Military Air Systems e em Space Systems. Uma aeronave de transporte A400M foi entregue no primeiro trimestre de 2023.
O EBIT ajustado relacionado às atividades de aeronaves comerciais da Airbus diminuiu para € 580 milhões (1º trimestre de 2022: € 1.065 milhões). A queda reflete as entregas menores, uma taxa de hedge um pouco menos favorável em relação ao primeiro trimestre de 2022 e investimentos para preparar o futuro. O primeiro trimestre de 2022 incluiu o impacto positivo das obrigações de aposentadoria parcialmente compensado pelo impacto resultante das sanções internacionais contra a Rússia.
O ramp-up do programa A220 continua rumo a uma taxa de produção mensal de 14 aeronaves até meados da década. No programa da família A320, a empresa continua a acelerar para uma taxa de produção mensal de 65 aeronaves até o final de 2024. A decisão recentemente anunciada de adicionar uma segunda linha de montagem final em Tianjin aumentará a capacidade industrial global para 10 linhas de montagem final para a Família A320, apoiando os planos da Airbus de produzir 75 aeronaves por mês em 2026. O programa de teste de voo do A321XLR está progredindo e a entrada em serviço está prevista para o segundo trimestre de 2024.
Conforme anunciado anteriormente, a companhia tem como meta a classificação 4 para o A330 em 2024 e a classificação 9 para o A350 no final de 2025. No A350F, os primeiros componentes foram produzidos recentemente pela Airbus Atlantic em Nantes. À medida que os primeiros marcos são alcançados, o planejamento industrial para esta variante está sendo ligeiramente ajustado com a entrada em serviço agora deslizando para 2026.
O EBIT ajustado da Airbus Helicopters aumentou para € 156 milhões (1º trimestre de 2022: € 90 milhões), refletindo o sólido desempenho em todos os programas, os efeitos favoráveis do mix e o bom início dos serviços. O primeiro trimestre de 2022 também incluiu elementos não recorrentes líquidos positivos.
O EBIT ajustado na Airbus Defence and Space diminuiu para € 36 milhões (1º trimestre de 2022: € 106 milhões), refletindo principalmente o menor volume em Sistemas Aéreos Militares e em Sistemas Espaciais. O primeiro trimestre de 2022 também incluiu elementos não recorrentes líquidos positivos.