Economia
Modelos inéditos

Volks confirma investimento de R$ 13 bilhões em SP

Compartilhe:
23 de agosto de 2024
Vinicius Palermo
Volks confirma investimento de R$ 13 bilhões em SP
Os investimentos anunciados na sexta pela Volkswagen contemplam ainda a fábrica de motores de São Carlos, que receberá um novo propulsor para equipar carros híbridos.

A Volkswagen confirmou na sexta-feira, 23, que vai investir R$ 13 bilhões em suas três fábricas de São Paulo, dentro do programa, iniciado em 2022, que prevê R$ 16 bilhões para as operações do Brasil até 2028. Como já tinha sido anunciado, o valor restante, de R$ 3 bilhões, será investido na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, onde a Volks vai produzir o sedã Novo Virtus, a partir de 2025, e uma picape inédita.

A fábrica da montadora em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, receberá dois modelos inéditos, enquanto a unidade de Taubaté, no interior do Estado, terá um modelo, também inédito, totalmente desenvolvido no Brasil.
Os investimentos anunciados na sexta pela Volkswagen contemplam ainda a fábrica de motores de São Carlos, que receberá um novo propulsor para equipar carros híbridos.
O valor do investimento já tinha sido antecipado na quinta-feira pelo governo de São Paulo na divulgação da agenda do governador Tarcísio de Freitas, participante da cerimônia na fábrica da Volks em São Bernardo do Campo. Atualmente, são montados na unidade os modelos Virtus, Novo Polo e Nivus, assim como a picape Saveiro.
Para atrair o investimento, o governo paulista vai liberar R$ 1 bilhão em créditos de ICMS que estavam retidos, a exemplo do que fez nos investimentos anunciados pela Toyota, em abril do ano passado, na produção em Sorocaba de carros híbridos.
Os investimentos também serão destinados ao centro de design e engenharia da Volkswagen em São Bernardo do Campo. A programação de lançamentos da Volkswagen até 2028 prevê 16 novos veículos, incluindo a estreia dos primeiros carros híbridos produzidos pela montadora no Brasil, além de modelos totalmente elétricos.
A empresa informa ainda que as fábricas no ABC e de Taubaté vão usar energia gerada por biometano fornecido pela Raízen, reduzindo em até 99% as emissões de carbono do processo produtivo, na comparação com a geração de energia por combustíveis fósseis.
As fábricas paulistas da Volkswagen, mais o centro de distribuição de peças e acessórios em Vinhedo, empregam diretamente 10 mil pessoas. O contingente sobe para 100 mil empregos quando se somam os empregos em fornecedores.

“O Estado de São Paulo é fundamental na estratégia de negócios da Volkswagen do Brasil e parceiros. A nossa cadeia de suprimentos paulista conta com 530 fornecedores diretos e indiretos dos quais compramos R$ 13 bilhões por ano, representando 49% das aquisições da marca no País. Além disso, no Estado de São Paulo, temos a maior quantidade de concessionárias Volkswagen, sendo 123 lojas, que representam 26% da cobertura da Rede VW em todo o Brasil. O volume de vendas de modelos VW no Estado de São Paulo também é o maior do País, com 46% dos emplacamentos”, afirma Alexander Seitz, Chairman Executivo da Volkswagen América do Sul.

Foi em São Bernardo do Campo que a Volkswagen iniciou sua expansão global, pois a unidade Anchieta, inaugurada em 1959, foi a primeira fábrica da marca fora da Alemanha. A história da Volkswagen no Brasil, no entanto, teve início em 1953, em um galpão no bairro Ipiranga, em São Paulo.

No Estado de São Paulo, a Volkswagen do Brasil conta com seu Centro de Design e Engenharia na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, que também receberá parte dos investimentos. A Volkswagen do Brasil foi a primeira a fundar, em 1965, um centro de desenvolvimento de veículos, desde o design até o início da produção, fora da Matriz, na Alemanha.

Com a mais alta tecnologia e inovação, a área conta com quase 1.000 profissionais que atuam na Engenharia das fábricas Anchieta, Taubaté e Pacheco (Argentina), sendo que neste ano foram contratados mais de 100 engenheiros e engenheiras para reforçar o time de Inovação e Tecnologia.

O centro conta com 85% de competências locais para o desenvolvimento de produtos globais, sendo o único da Volkswagen com competências para motores Total Flex. No Estado de São Paulo, o desenvolvimento sustentável e tecnológico de veículos também é garantido por meio de parcerias com universidades, por exemplo, para biocombustíveis e etanol, com a Unicamp, USP e UFABC; para materiais sustentáveis e fibras naturais, com a Unesp; e para tecnologias, com o Instituto Eldorado, além de outras parcerias com Instituições de Pesquisa Científica e Tecnológica, contando com aproximadamente 150 colaboradores parceiros para desenvolvimento de novas tecnologias.

O Centro de Design e Engenharia conta com laboratórios avançados na Anchieta, entre os quais dinamômetros, crash-test, oficinas de protótipos, laboratório de virtualidade com realidade virtual e aumentada, câmara de intemperismo, hidropulsadores, simuladores e UX (Experiência do Usuário). Dessa forma, a Anchieta é um complexo industrial completo, com centro de pesquisa, planejamento, desenvolvimento de novos produtos, produção e testes com a mais alta tecnologia e inovação. Além disso, a Volkswagen conta com um Campo de Provas, em Taubaté.

A Engenharia da Volkswagen do Brasil inaugurou em 2024 o mais avançado equipamento de simulação de radiação solar para avaliação de veículos e de componentes automotivos. Localizado no centro de testes de intemperismo da Anchieta, o simulador conhecido como SoLiSi (Sonnenlichtsimulation – Sala de Simulação de Luz Solar) foi projetado para simular a radiação solar desde o nascer até o pôr-do-sol, em condições ambientais de temperatura e umidade relativa controladas.