Economia
Vendas

Toyota segue como maior montadora do mundo

A Toyota se beneficiou de uma mudança entre os consumidores nos EUA e alguns outros mercados de veículos totalmente elétricos para carros híbridos.

Compartilhe:
30 de janeiro de 2025
Vinicius Palermo
Toyota segue como maior montadora do mundo
A Toyota disse que a produção mundial do seu grupo caiu 7,8% no ano passado, para 10,6 milhões de veículos, arrastada por declínios na China e no Japão. Crédito: Divulgação

A Toyota Motor vendeu 10,8 milhões de veículos globalmente no ano passado, mantendo sua posição como a montadora com mais vendas no mundo. A montadora japonesa disse nesta quinta-feira, 30, que as vendas mundiais do seu grupo caíram 3,7%, para 10,8 milhões de veículos em 2024.

As vendas mais fortes nos EUA e na Europa não compensaram a fraqueza no Japão e na China. A Toyota se beneficiou de uma mudança entre os consumidores nos EUA e alguns outros mercados de veículos totalmente elétricos para carros híbridos.

No início deste mês, a rival Volkswagen revelou que as entregas de carros do seu grupo caíram 2,3%, para 9,03 milhões em 2024, pois enfrentou intensa competição na China.

A Toyota disse que a produção mundial do seu grupo caiu 7,8% no ano passado, para 10,6 milhões de veículos, arrastada por declínios na China e no Japão.

A Lexus anunciou também seus resultados de vendas globais de 2024, que atingiram um recorde de 851.214 unidades (um aumento de 103,3% em comparação ao ano anterior). Esse crescimento foi atribuído à forte demanda, principalmente na América do Norte e na Europa, juntamente com a recuperação do fornecimento estável de peças, contribuindo para o aumento das vendas globais.

Em termos de modelos, os novos modelos LBX e LM foram bem recebidos, além das fortes vendas dos principais modelos RX e NX. Os modelos EV a bateria (BEV), como o “RZ” e o “UX300e”, também alcançaram fortes vendas com um crescimento anual de 119%, contribuindo para que a proporção de veículos eletrificados atingisse um recorde de 52% das vendas totais da Lexus.

O presidente internacional da Lexus, Takashi Watanabe, disse que a empresa lançou os LBX e GX em 2024, oferecendo uma nova experiência de valor que foi muito elogiada pelos clientes. Além disso, o recém-estabelecido Toyota Technical Center Shimoyama (TTC-S) iniciou operações em larga escala, permitindo que a Lexus lançasse uma nova estrutura de desenvolvimento como empresa.

Em 2025, Watanabe afirmou que a empresa está pronta para estrear novos modelos e apresentar conceitos inovadores. “Continuamos comprometidos em remodelar o futuro da mobilidade por meio de engenharia inovadora e aprimorar estilos de vida com serviços focados no cliente. Nosso objetivo é continuar fornecendo o valor diferenciado que define a experiência Lexus.”

A Fundação Toyota Mobility (denominada “TMF”) anunciou o lançamento de um projeto destinado a melhorar a mobilidade dos indivíduos com mobilidade reduzida. Esta iniciativa ressalta a dedicação da TMF em promover soluções de mobilidade inclusiva que melhorem a independência e a acessibilidade, refletindo sua missão mais ampla de permitir que mais pessoas consigam ir a mais lugares e realizem todo o seu potencial.

Com base na parceria de sucesso anunciada no início deste ano, a TMF, a Cidade de Vichy e a Vichy Communauté colaboraram com três startups inovadoras – Andyamo, Evelity (por Okeenea) e Genny Mobility – para desenvolver e implementar a primeira solução totalmente adaptada especificamente para indivíduos com mobilidade reduzida.

O projeto introduziu um sistema de wayfinding projetado para atender às necessidades exclusivas de pessoas com mobilidade reduzida, fornecendo informações de rota em tempo real e acessíveis.

A iniciativa reuniu a experiência de Andyamo, Evelity e Genny Mobility, cada um contribuindo com seu conhecimento especializado para criar uma solução abrangente.

O projeto envolveu comunidades locais, garantindo que o sistema fosse fácil de usar e atendesse às necessidades reais de seus usuários.

Os planos 3D são criados com princípios de design inclusivo, garantindo que eles sejam acessíveis a todos, incluindo pessoas com deficiência visual. Eles incorporam elementos táteis, braile e visuais de alto contraste para atender a várias necessidades sensoriais.

Esses mapas oferecem uma representação tridimensional detalhada do layout do edifício, incluindo marcos, caminhos e serviços importantes. Como todo o campus CREPS dentro e fora já está planejado com consideração dos potenciais desafios de mobilidade dos visitantes e atletas, este plano 3D ajuda os usuários a visualizar o espaço e planejar suas rotas de forma mais eficaz. É uma ferramenta que elegantemente completa a orientação digital fornecida pela Evelity.

“Estamos entusiasmados em trazer nossa experiência em navegação acessível para o campus CREPS. Ao mapear a instalação, nosso objetivo é proporcionar aos atletas desafios de mobilidade a liberdade de navegar de forma independente e confiante. Este projeto ressalta nosso compromisso com a inclusão e garante que todos os atletas tenham acesso igual a ambientes de treinamento de primeira linha”, disse Sylvain Denoncin, presidente da Okeenea, empresa de edição da Evelity.

Andyamo desenvolveu um planejador de viagem pedonal e multimodal acessível adaptado a cada nível de mobilidade do usuário (família com crianças com carrinho de bebê, idosos, pessoas em manual ou cadeira de rodas elétrica etc.). O planejador de viagens garante a acessibilidade das linhas de transporte público, paradas (para entrar e sair com uma rampa) e as rotas de pedestres da cidade de Vichy (precisão das calçadas e cruzamentos de pedestres). Isso incluiu a criação do primeiro sistema de navegação pedestre passo a passo que exibia a instrução correta para os pedestres no momento certo e melhorou a precisão da posição do usuário. Nossa missão é melhorar a mobilidade para todos e proporcionar autonomia, segurança e liberdade, especialmente para pessoas com mobilidade reduzida.