A Novo Nordisk superou expectativas de lucro e vendas de seu remédio para emagrecimento Wegovy no terceiro trimestre, segundo balanço divulgado nesta quarta-feira, 6, o que impulsiona as ações da companhia farmacêutica dinamarquesa.
A empresa teve lucro líquido de 27,3 bilhões de coroas dinamarquesas entre julho e setembro, 21% maior do que o de um ano antes e acima da projeção de analistas consultados pela FactSet, de 26,79 bilhões de coroas.
As vendas do Wegovy somaram 17,3 bilhões de coroas no trimestre, com salto anual de 79% e superando consenso da Visible Alpha, de 15,76 bilhões de coroas.
Já as vendas totais subiram 21%, a 71,31 bilhões de coroas dinamarquesas, mas ficaram abaixo do consenso da FactSet, de 72,12 bilhões de coroas.
As vendas nas operações na América do Norte aumentaram 31% em coroas dinamarquesas (31% em CER). O crescimento das vendas nos EUA foi impactado positivamente pelos ajustes nas vendas brutas e líquidas relacionadas aos anos anteriores. As vendas nas Operações Internacionais aumentaram 13% em coroas dinamarquesas (15% em CER).
As vendas de cuidados com diabetes e obesidade aumentaram 25% em coroas dinamarquesas, para DKK 191,8 bilhões (26% no CER), impulsionadas principalmente pelo crescimento das vendas de diabetes GLP-1 de 25% em coroas dinamarquesas (26% no CER) e pelo crescimento dos cuidados com obesidade em 44% em coroas dinamarquesas para DKK 43,7 mil milhões (44% em CER). As vendas de doenças raras aumentaram 3% tanto em coroas dinamarquesas como em CER.
No âmbito da investigação e desenvolvimento, a Novo Nordisk concluiu o ensaio de fase 2a com monlunabanto na obesidade e espera iniciar um ensaio de fase 2b maior na obesidade em 2025 para investigar melhor a dosagem e o perfil de segurança do monlunabanto durante um período mais longo numa população global. Além disso, no âmbito do diabetes, a Novo Nordisk anunciou que a semaglutida oral reduziu de forma estatisticamente significativa o risco de eventos cardiovasculares adversos importantes no estudo de desfechos cardiovasculares SOUL.
Também no âmbito da investigação e desenvolvimento, foram anunciados os principais resultados do ensaio ESSENCE com 2,4 mg de semaglutida em adultos com MASH e fibrose hepática, demonstrando uma melhoria superior tanto na fibrose hepática como na resolução da MASH versus placebo.
Para a perspectiva de 2024, espera-se agora que o crescimento das vendas seja de 23% a 27% na CER, e o crescimento do lucro operacional deverá agora ser de 21% a 27% na CER. Espera-se agora que o crescimento relatado em coroas dinamarquesas seja 1 ponto percentual menor do que o crescimento das RCEs para vendas e 2 pontos percentuais menor para o lucro operacional.
Lars Fruergaard Jørgensen, presidente e CEO, disse que está satisfeito com o desempenho nos primeiros nove meses de 2024. “O crescimento das vendas foi impulsionado pelo aumento da procura pelos nossos tratamentos para diabetes e obesidade à base de GLP-1, e estamos a servir mais pacientes do que sempre antes. Dentro da área de P&D, estamos muito satisfeitos com novas leituras em nosso portfólio de semaglutida, incluindo o ensaio SOUL em pessoas que vivem com diabetes e doenças cardiovasculares e o ensaio ESSENCE em pessoas que vivem com MASH.”