Mundo
Consenso

Líderes aprovam declaração conjunta do G20

O texto está publicado na íntegra no site oficial do encontro de potências mundiais e entidades globais, que acontece no Rio de Janeiro.

Compartilhe:
19 de novembro de 2024
Vinicius Palermo
Líderes aprovam declaração conjunta do G20
Fotografia oficial da Aliança global contra a fome e a pobreza G20 Brasil Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Cúpula do G20 aprovou e divulgou, na noite desta segunda-feira (18), a esperada Declaração de Líderes. O texto está publicado na íntegra no site oficial do encontro de potências mundiais e entidades globais, que acontece no Rio de Janeiro.

O texto que tem 85 itens abre com o seguinte trecho: “Os líderes do G20 reuniram-se no Rio de Janeiro, de 18 a 19 de novembro de 2024, para enfrentar os principais desafios e crises globais e promover um crescimento forte, sustentável, equilibrado e inclusivo. Na cidade que é o berço da Agenda de Desenvolvimento Sustentável, os líderes reafirmaram o compromisso de construir um mundo justo e um planeta sustentável, priorizando o combate às desigualdades em todas as suas dimensões, sem deixar ninguém para trás. A Declaração de Líderes do Rio de Janeiro estabelece ações em direção a resultados concretos, com base nas prioridades da presidência brasileira do G20: (i) inclusão social e combate à fome e à pobreza; (ii) desenvolvimento sustentável, transições energéticas e ação climática; e (iii) a reforma das instituições de governança global. O documento também consagra as conquistas alcançadas pela presidência brasileira ao longo do ano, como a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, a Força-Tarefa para a Mobilização Global contra a Mudança do Clima e o Chamado à Ação para Reforma da Governança Global”.

A conclusão do documento, denominada como o item 85, traz a seguinte declaração: “Nós permanecemos resolutos em nosso compromisso de combater a fome, a pobreza e a desigualdade, promover o desenvolvimento sustentável em suas dimensões econômica, social e ambiental e reformar a governança global. Nós saudamos a ambição da Arábia Saudita em antecipar sua vez de sediar a Presidência do G20 no próximo ciclo. Agradecemos ao Brasil por sua liderança este ano e esperamos trabalhar juntos em 2025 sob a presidência da África do Sul e nos encontrar novamente nos Estados Unidos em 2026”.